Uma visita à sede da Rio Trilhos do nosso amigo e defensor de uma grande rede metroviária eficiente para a nossa cidade Ricardo Lafayette foi reveladora. Na parede, além de fotos e mapas da Linha 1, também podem ser vistos os mapas da Linha 2.
Projeto Original da Linha 2
O projeto original da Linha 2 era da Estação Pavuna à Estação Carioca. Infelizmente, a obra parou na Estação Estácio. Estavam previstas três estações intermediárias. As paradas seguintes seriam em ordem: Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca.Projeto Moderno Defende Estação Praça XV
Com o crescimento da cidade, é quase unânime a defesa dos cariocas que a Linha 2 deveria terminar na Estação Praça XV, após a Estação Carioca.
Linha 2 Poderia Começar em Belford Roxo
Na outra ponta da Linha 2, o Governo Estadual atual (prometeu e não cumpriu) além de governos anteriores, defendem que o trilho só pare em Belford Roxo. Nesta direção faltariam construir a Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.Afinal, o que foi Construído?
O que de fato foi construído? Ninguém sabe ao certo, mas há suposições próximas da realidade. Após a Estação Estácio, cerca de 80 metros de túnel foram escavados em direção à Estação Catumbi (primeira imagem). Diz a lenda que o tatuzão da Camargo Corrêa foi abandonado no local, pois era mais barato deixá-lo lá do que tirá-lo dali. Os engenheiros esperavam que as obras recomeçassem a qualquer momento.Estação Catumbi na Apoteose
A segunda imagem mostra onde seria a Estação Catumbi, em frente à Apoteose. Seria um meio caminho entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha, que está na terceira imagem.Esta parada não seria exatamente na Praça Cruz Vermelha, mas em um terreno logo depois, onde hoje se constroem prédios gigantescos. É certo que nos anos 1980, parte das fundações desta estação foram feitas. Nos anos 1990, o Governo retomou as fundações e preparou o terreno da Avenida Chile para a conclusão da Linha 2. Mas as obras não saíram do desejo do governador.
Nenhuma obra em direção à Praça XV ou Belford Roxo foi feita.
Linha 2 Chega à Estação Carioca
A última imagem mostra a Linha 2 desembocando na Estação Carioca. Aliás, como já disse e já mostrei aqui várias vezes, a plataforma da Linha 2 na Estação Carioca foi feita. Está pronta! Porém, nunca foi utilizada. Muitos usuários do metrô esqueceram ou não se lembram disso. Mas a Estação Carioca foi feita para receber tanto os trens da Linha 1, quanto os da Linha 2. Como o trilho do metrô nunca chegou ali, esta plataforma foi escondida do público com uma parede falsa.Nenhuma obra em direção à Praça XV ou Belford Roxo foi feita.
Exatamente como eu sempre suspeitei: haveria uma estação na Praça da Apoteose (catumbi), até para desafogar a Estação Praça XI durante o carnaval. Esse metrô....
ResponderExcluirVocê está certo!
ResponderExcluirTão bem bolado... E o trecho do tatuzão nem era tão extenso assim...
ResponderExcluirÉ realmente lamentável, Gabriel.
ResponderExcluirExiste uma lenda que o projeto de extensão da linha 2 até Carioca e Pça XV foi inviabilizado pela construção do sambóbromo. O Museu do Samba na Praça da Apoteose teria cravado estacas onde estava prevista a construção da estação Catumbi.
ResponderExcluirSerá que existe algum fundo de verdade nisso?
Não, isso é pura lenda.
ResponderExcluirUma vez me comentaram que a Estação da Carioca recebeu mais concreto do que o MARACANÃ! Segundo esta fonte ela já teria TRÊS andares, não dois, para receber simultaneamente os trens das linhas 1, 2 E 3
ResponderExcluirAcho difícil isso, Felipe, pois o projeto da Linha 3 é de 10 anos depois.
ResponderExcluirÉ duro dizer isso, mas o que ocorre muito aqui no Rio são os critérios políticos se sobrepondo a critérios técnicos.
ResponderExcluirEssa parede falsa da Estação Carioca está para que lado???
ResponderExcluirÉ onde está a Univercidade.
Excluir