sábado, 2 de julho de 2011

Revelado Projeto Original da Linha 2

Uma visita à seda da Rio Trilhos do nosso amigo e defensor de uma grande rede metroviária eficiente para a nossa cidade Ricardo Lafayette foi reveladora. Na parede, além de fotos e mapas da Linha 1, também podem ser vistos os mapas da Linha 2.

O projeto original da Linha 2 era Estação Pavuna à Estação Carioca. Infelizmente, a obra parou na Estação Estácio. Diferente do que publiquei aqui, estavam previstas três estações e não duas. As paradas seguintes seriam em ordem: Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca.

Com o crescimento da cidade, é quase unânime a defesa dos cariocas que a Linha 2 deveria terminar na Estação Praça XV, após a Estação Carioca.

Na outra ponta da Linha 2, o Governo Estadual atual (prometeu e não cumpriu) além de governos anteriores, defendem que o trilho só pare em Belford Roxo. Nesta direção faltariam construis a Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.

O que de fato foi construído? Ninguém sabe ao certo mas há suposições próximas da realidade. Após a Estação Estácio, cerca de 80 metros de túnel foram escavados em direção à Estação Catumbi (primeira imagem). Diz a lenda que o tatuzão da Camargo Corrêa foi abandonado no local, pois era mais barato deixá-lo lá do que tirá-lo dali. Os engenheiros esperavam que as obras recomeçassem a qualquer momento.

A segunda imagem mostra onde seria a Estação Catumbi, em frente à Apoteose. Seria um meio caminho entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha, que está na terceira imagem. Esta parada não seria exatamente na Praça Cruz Vermelha, mas em um terreno logo depois, onde hoje se constroem prédios gigantescos. É certo que nos anos 80, parte das fundações desta estação foram feitas. Nos anos 90, o Governo retomou as fundações e preparou o terreno da Avenida Chile para a conclusão da Linha 2. Mas as obras não saíram do desejo do governador.

A última imagem mostra a Linha 2 desembocando na Estação Carioca. Aliás, como já disse e já mostrei aqui várias vezes, a plataforma da Linha 2 na Estação Carioca foi feita. Está pronta! Porém, nunca foi utilizada. Muitos usuários do metrô esqueceram ou não se lembram disso. Mas a Estação Carioca foi feita para receber tanto os trens da Linha 1, quanto os da Linha 2. Como o trilho do metrô nunca chegou ali, esta plataforma foi escondida do público com uma parede falsa.

Nenhuma obra em direção à Praça XV ou Belford Roxo foi feita.

12 comentários:

  1. Exatamente como eu sempre suspeitei: haveria uma estação na Praça da Apoteose (catumbi), até para desafogar a Estação Praça XI durante o carnaval. Esse metrô....

    ResponderExcluir
  2. Tão bem bolado... E o trecho do tatuzão nem era tão extenso assim...

    ResponderExcluir
  3. Existe uma lenda que o projeto de extensão da linha 2 até Carioca e Pça XV foi inviabilizado pela construção do sambóbromo. O Museu do Samba na Praça da Apoteose teria cravado estacas onde estava prevista a construção da estação Catumbi.
    Será que existe algum fundo de verdade nisso?

    ResponderExcluir
  4. Uma vez me comentaram que a Estação da Carioca recebeu mais concreto do que o MARACANÃ! Segundo esta fonte ela já teria TRÊS andares, não dois, para receber simultaneamente os trens das linhas 1, 2 E 3

    ResponderExcluir
  5. Acho difícil isso, Felipe, pois o projeto da Linha 3 é de 10 anos depois.

    ResponderExcluir
  6. É duro dizer isso, mas o que ocorre muito aqui no Rio são os critérios políticos se sobrepondo a critérios técnicos.

    ResponderExcluir
  7. Essa parede falsa da Estação Carioca está para que lado???

    ResponderExcluir