terça-feira, 26 de março de 2013

Mais Fotos da Rio Trilhos

O Leblon está vivendo os transtornos que o Centro e boa parte da Zona Norte já viveram. Lembram-se das obras?

Estação Saes Peña nos anos 70:


Estação Carioca em 1974:

Estação Catete em 1977:

Estação Cinelândia nos anos 70:

10 comentários:

  1. Vendo as fotos da obra na Cinelândia, nos perguntamos: por quê, diabos, o Palácio Monroe foi demolido se o próprio metrô alterou o trajeto para não passar por baixo dele???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que perguntar aos militares da época.

      Excluir
    2. E ao Jornal O Globo, que "patrocinou" sua derrubada.

      Excluir
    3. O Globo fez uma campanha na época exaltando a modernização da cidade e execrando as construções centenárias. Nessa onda, quase que o Museu de Belas Artes também se foi...

      Excluir
  2. Foi comprovado por A+B que não era necessária a demolição do Palácio Monroe para a construção do metrô, mas por questão de orgulho o Regime determinou que fosse derrubada a antiga sede do Senado (que era uma lembrança da democracia perdida). A ditadura militar promoveu um verdadeiro massacre à arquitetura carioca na década de 70, basta consultar fotos do Rio antigo para vermos o quanto foi destruído por simples capricho. Mudando de assunto: Miguel, você teria mais fotos para continuar esta série de postagens? Gostaria muito de ver a construção de certos trechos da linha 2. Já ouvi dizer (não sei se são boatos) que a estação Irajá era projetada para ser subterrânea, talvez pensando em uma integração com o antigo projeto da linha 3 rumo à Jacarepaguá, e que haveria esse registro em fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George, obrigado pelo esclarecimento. As fotos da Linha 2 são muito difíceis de conseguir. Vou tentar achar.

      Excluir
  3. Além dos avisos sonoros, agora o Metrô Rio agora avisa sobre o fechamento da estação Ipanema / General Osório, em obras. O aviso está presente apenas nas composições antigas.

    http://jornalysta.tumblr.com/image/46667223863

    ResponderExcluir