segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Testes na Estação Uruguai

As obras da Estação Uruguai começaram nos anos 70 e terminaram em Julho de 2013. Em Fevereiro de 2014, começaram os testes para que ela possa ser inaugurada em Março.

Três Graves Erros no Projeto de Mobilidade Urbana da Cidade:
A Estação Uruguai foi construída onde ficava o antigo pátio de manobras do metrô na Zona Norte. O popular "Rabicho da Tijuca" deu lugar à Estação Uruguai. No entanto, a Estação Uruguai foi originalmente prevista pela Rio Trilhos nos anos 60 e 70 para ficar sob a Rua Uruguai. Fazia sentido, não é? No entanto, estes acordos entre concessionária e Governo Estadual fez com que a concessionária Metrô Rio construísse a Estação Uruguai sem escavar os 150 metros que faltavam para que a Estação Uruguai ficasse na Rua Uruguai. Então, a Estação Uruguai não ficará na Rua Uruguai e foi construída onde havia o buraco do então pátio de manobras. A concessionária então economizou muito dinheiro e nós cariocas pagaremos a vida inteira por isso.

Outra questão importante é que a Estação Uruguai deveria receber três linhas de metrô mas foi construída da forma mais barata possível com apenas uma plataforma que receberá apenas os trens da Linha 1. A Estação Uruguai deveria receber os trens vindos da Gávea, do Méier e de Muda e Usina. Infelizmente, com apenas uma plataforma, o Governo terá que optar se a Linha 1 vai para o Méier ou se vai fechar seu anel com a Gávea. Ao que tudo indica, vai para o Méier. A Estação já está em curva apontada para a Zona Norte.

Por último, sem o rabicho (pátio de manobras), o intervalo entre os trens será maior.

Concessionária Pode Levar Metrô ao Méier:
Pelo contrato de concessão, a concessionária tem a opção de expandir a Linha 1 em direção ao Méier se construir quatro estações no trajeto: Estação Praça Sachet, Estação Grajaú, Estação Barão do Bom Retiro e Estação Méier. A Estação Méier seria interligada à estação de trem do bairro. A Estação Uruguai já foi construída em curva direcionada à futura Estação Praça Sachet.

Movimento Linha 4 Que o Rio Precisa Quer Linha 1 Circular:

As associações de moradores, engenheiros e alguns deputados defendem que a Linha 1 seja circular para facilitar o deslocamento entre a Zona Norte e a Zona Sul. A Estação Gávea seria interligada à Estação Uruguai por um túnel por debaixo do maciço da Tijuca. No entanto, a curva da Estação Uruguai está direcionada ao Méier. Nada impede uma futura obra de grandes proporções para que a Estação Uruguai receba novas plataformas para novas linhas de metrô.

2 comentários:

  1. Mesmo com os defeitos apontados no texto, acho positivo a inauguração da estação Uruguai.
    No início dos anos 80 fui estagiário numa empresa onde trabalhava o filho de um dos diretores do Metrô que certa vez comentou que estavam estudando (já naquela época) levar a linha 1 à Gavea. A curva em direção ao maciço da Tijuca passaria pelo Colégio São José.
    Levar a linha 1 até o Meier só pioraria sua operação, com mais passageiros no mesmo trajeto. Talvez aliviasse os trens.
    Não vejo problema de engenharia no fato de o projeto da estação Uruguai não ter previsto conexão com outras linhas futuras. Isso pode ser feito mesmo com a estação operando. Duvido que as redes de Metrô de Londres ou Paris tenham sido planejadas desde o início como são hoje. É mais provavel que novas linhas tenham sido acrescentadas aos poucos e as estações conectadas como foi possível dentro da técnica de cada época.
    Vejo hoje 2 prioridades para o Metrô: terminar o projeto da linha 2 do Estácio à Praça XV e ligar a linha 1 à Gavea. Só não consigo decidir qual dessas duas seria a mais importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, tanto a conclusão da Linha 1, quanto a Linha 2, são muito importantes para diminuir o tempo de deslocamento do carioca.

      Quanto ao resto concordo com você.

      Excluir