quinta-feira, 3 de julho de 2014

Aguardando a Liberação do Tráfego à Frente

Por que o seu trem fica parado entre os túneis? Porque em vez de construírem a Linha 2, o Governo Sérgio Cabral preferiu construir a Linha 1A injetando trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1. Além dos intervalos de trens passarem a ser menores e as paradas nos túneis, a Linha 2 passou a circular com trens de 6 vagões, em vez de 8.




10 comentários:

  1. Miguel, ficaria mais didático e interessante (por mais óbvio que pareça) incluir uma imagem de como seria sem a Linha 1-A. Como eu disse, parece óbvio para alguns, mas pode ser esclarecedor para outros.

    ResponderExcluir
  2. existe algum sistema no mundo parecido com o nosso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, em Copenhague há algo parecido. Trens que vão para destinos diferentes trafegam no mesmo trilho. Mas em várias partes da cidade há mais linhas, o que dispersa a população. Só no centro que acontece isso. Em Nova Iorque, você precisa ficar atento ao trem que vai passar: há inclusive os expressos que não páram nas estações. O grande problema é que em ambos os exemplos, a malha metroviária é compatível com o tamanho da cidade que há diversas possibilidades de baldeação em diversas estações. O que acontece no Rio, é que todo mundo faz a baldeação ou em Botafogo ou na Central com a Linha 1A.

      Excluir
  3. Alguém já leu sobre essa notícia que saiu no Jornal O Dia?

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-07-05/estado-abre-licitacao-para-plano-metroviario.html

    O prazo para a empresa vencedora entregar o plano é de 1 ano. O resultado disso sai em Agosto. Alguém aí imagina qual consórcio vencerá? Eu dou um palpite: aquele em que algumas das artérias da CCR estiver envolvida, tipo: Invepar, Odebrecht, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este projeto é de estudo. CCR é de operação uma vez construída.

      Excluir
    2. Mário,

      Achei bem interessante, porque a ideia é criar um plano diretor a ser seguido mesmo com a troca de políticos a cada eleição... como todos estamos acostumados a ver, pode não dar certo, mas já é um começo (e bem em época de eleições, olhem só..)

      Excluir
    3. Oi Francesco, este plano diretor já existe. Foi criado na década de 60, atualizado em 70, atualizado novamente em 80/90. Nunca saiu do papel. Desculpa, mas sou cético.

      Excluir
    4. Preocupante, na notícia, a possibilidade da linha 1 seguir em direção ao Engenhaõ em vez de ir para a Gávea.
      Não me oponho à idéia de ter uma linha ligando o Engenhão ao Centro da Cidade mas acho que deveria ser uma linha independente, atendendo Grajaú, Vila Isabel, cruzando a linha 2 no Maracanã e continuando por São Cristóvão, Porto e terminando na Praça Mauá ou na Central.
      É preciso exorcizar essa idéia de se esticar infinitamente a linha 1.

      Excluir
    5. A boa notícia é que o estado está quebrado para fazer estas aberrações.

      Excluir