quinta-feira, 24 de julho de 2014

Estudo de Viabilidade do Metrô do Rio de Janeiro

Publicado em 1968, o Estudo de Viabilidade do Metrô do Rio de Janeiro está disponível na Biblioteca Nacional.

Nele, são apresentados diversos estudos que confirmam a viabilidade do metrô fluminense. A Linha 1 começaria na Estação Praça Nossa Senhora da Paz, cortaria a Zona Sul, Centro, Zona Norte e terminaria na Zona Oeste. A Linha 2, começaria na Estação Belford Roxo e terminaria na Estação Guaxindiba.

Como o crescimento da cidade do Rio de Janeiro e o desenvolvimento de diversos bairros e municípios vizinhos, hoje defende-se uma Linha 1 circular entre a Estação Uruguai e a Estação Gávea; a construção da Linha 4 para a Zona Oeste; a Linha 5 entre o Aeroporto Internacional e o Centro; a Linha 6 entre a Ilha do Governador e a Zona Oeste; a Linha 7 em Icaraí; e uma Linha 8 ligando a Estação Uruguai ao Méier.

Gostaríamos de agradecer a Atilio Flegner pela colaboração.
 






2 comentários:

  1. Conheço o documento. Nele havia uma ligação até Jacarepaguá passando pelo bairro da Freguesia. Alguém sabe porque esse traçado foi totalmente esquecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, primeiro porque acabou o dinheiro do Governo. Segundo porque não se pode esticar uma linha até não poder mais. É preciso construir uma rede de metrô.

      Excluir