Esta semana aconteceu uma palestra do Joubert Flores, atual diretor de engenharia da concessionária Metrô Rio.
O palestrante mostrou total desconhecimento da história do metrô fluminense e de seus estudos de demanda e de projetos de expansão. Também desconhece a realidade atual do metrô.
Ficou claro mais uma vez que o intervalo entre trens tanto na Linha 1, quanto na 2, e que vai afetar a 4, é muito mais alto do que o planejado, graças à criação da Linha 1A.
Enfim, a operação metroviária no Rio de Janeiro vai ficar assim:
O palestrante mostrou total desconhecimento da história do metrô fluminense e de seus estudos de demanda e de projetos de expansão. Também desconhece a realidade atual do metrô.
Ficou claro mais uma vez que o intervalo entre trens tanto na Linha 1, quanto na 2, e que vai afetar a 4, é muito mais alto do que o planejado, graças à criação da Linha 1A.
Enfim, a operação metroviária no Rio de Janeiro vai ficar assim:
Operação do Metrô
Até os Jogos Paralímpicos
- Linha 1: Uruguai - Jardim Oceânico.
- Linha 2: Pavuna - Botafogo
Após os Jogos Paralímpicos
- Linha 1: Uruguai - Jardim Oceânico.
- Linha 2: Pavuna - General Osório 1.
E viva a falta de planejamento
ResponderExcluirE viva a máfia dos ônibus
E viva a indiferença do povo
E viva o descaso da concessionária
E viva a omissão dos órgãos públicos
Viva! Viva! Viva! Viva! Viva! E somos nós que pagamos a conta da Copa do Mundo e da Olimpíada!
ExcluirOla Miguel,
ResponderExcluirA anos acompanho seu blog e quando penso que nada me surpreende na incompetência do metro do rio você vem com outra notícia.
Sou carioca e resido em SP a alguns anos e inevitavelmente faço comparações das duas gestões. Como leigo acho o metrô de SP muito melhor, inclusive os projetos das novas linhas. Mas os problemas aqui tambem acontecem, por exemplo: parece que o sistema CBTC ainda esta longe de fazer o que prometia, as expansões da linha 4 amarela estão paradas, o monotrilho para zona leste encontrou umas galerias não previstas em projeto, etc.
Talvez a diferença mais gritante seja a natureza das empresas. Aqui em SP de economia mista e ai no RJ 100% privada com concessão do governo. Quem sabe nao começa a melhorar se o estado pegar a empresa de volta e abrir o capital ??
Por favor fique a vonts para me corrigir em quaisquer deslizes.
Abração
Fabrício, não conheço em detalhes o metrô de SP para responder. Falando apenas pelo Rio, o serviço do metrô piorou muito. Se as expansões já são feitas pelo estado, por que não a operação com abertura de capital?
ExcluirO metrô de São Paulo não é de economia mista, mas sim algumas linhas ficam durante um tempo sobre conceção privada (a empresa privada em compensação fica responsável por adquirir o material rodante, ou construir a linha, ou os dois).
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVocê removeu.
ExcluirOK!
ExcluirMiguel outra dúvida,
ResponderExcluirFaçamos um exercício de suposições caso um novo governo entre com vontade de melhorar o Metro do RJ.
Em 04 anos quais seriam as intervenções que de fato fariam a diferença???
Na minha opinião seriam essas:
1º Acabar com a gambiarra linha 1 com a linha 2.
2º Finalizar a linha 2
3º Linha 1 circular
P.S. Cito 04 anos pois já conto com o fim das reeleições e que o outro governo não de continuidade a porra nenhuma.
A obra do trecho Estácio - Praça XV deveria ser a prioridade e estimo seu tempo de obra entre 12 e 18 meses.
ExcluirSe a escavação por baixo do Sumaré puder ser feita com detonação em rocha, fica ainda mais barata e rápida. Estimo os mesmos 12 a 18 meses que o Miguel estimou para a conclusão da ponta Centro da Linha 2.
ExcluirA linha 1 circular não faz parte dos planos do atual Governo.
ExcluirMorei 17 anos em São Paulo, e mesmo com a lentidão das obras, sabemos o que está ou será construído, e é planejado pensando no futuro da cidade.
ResponderExcluirVai ser divertido ver os turistas, principalmente os gringos embarcarem no BRT Lote 0 lá na Rodoviária do Jardim Oceânico para assistirem as competições olímpicas e Paralímpicas na Barra. Nesse momento esperem que nosso povo querido se lembre do Júlio Lopes, Carlos Osório e do Joubert Florest.
A cada dia que passa me sinto mais orgulhoso em ser carioca! #SQN !!!!!!
Tudo vai funcionar durante as Olimpíadas, você vai ver. Só durante as Olimpíadas!
ExcluirMiguel, espero uma torcida nacional (mundial?) pelo Rio durante as Olimpiadas. E depois? Estamos preparados? Você pode me passar um contato ndantas@yandex.com. Grato.
ResponderExcluirEu acho que não estamos preparados. A população sofre no dia-a-dia.
ExcluirOlá, Miguel e leitores deste Blog!
ResponderExcluirEm 2002 estudei os projetos que existiam para o metrô e seu histórico nos acervos da RioTrilhos.
A insatisfação após ver a Linha 1A ser implementada como solução me fez reestudar o assunto.
Parabéns pelo Blog!
Peço ajuda para buscar pessoas que queiram algo melhor para o Rio.
Por favor, divulgue no seu Blog a petição abaixo.
Ajude-me nesta luta e vamos pressionar.
Eu acabei de colocar meu nome no abaixo-assinado "Prefeito do Rio de Janeiro, governador do Rio de Janeiro: Construção da Estação "Cruz Vermelha" da Linha 2 do Metrô Rio".
Aqui está o link:
http://www.change.org/p/prefeito-do-rio-de-janeiro-governador-do-rio-de-janeiro-constru%C3%A7%C3%A3o-da-esta%C3%A7%C3%A3o-cruz-vermelha-da-linha-2-do-metr%C3%B4-rio
Gostaria também de bater um papo e disponibilizar o material que tenho.
Aguardo seu contato.
Obrigado.
Lauro, o Prefeito não faz metrô. Aliás, a Prefeitura é contra metrô e coloca linhas de ônibus onde deveria haver metrô.
ExcluirSim, Miguel. Também vejo uma grande preferência que ele tem em relação as linhas de ônibus.
ExcluirVou corrigir a petição e incluir o governo federal.
Sabe de alguma ONG ou instituição que trabalhe no mesmo sentido da petição?
Não gostaria de se juntar ou propor mais alterações e ideias?
Obrigado novamente.
Não conheço nenhuma ONG mas os Movimento Linha 4 Que o Rio Precisa, Linha 3 Eu Quero, Clube de Engenharia, etc já fizeram isso.
Excluir