terça-feira, 14 de julho de 2015

Metrô de Porto Alegre (RS)

Do Brasil, falamos de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Nas Américas, falamos de Buenos Aires (Argentina), Chicago (Estados Unidos), Cidade do México (México), Cidade do Panamá (Panamá), Nova Iorque (Estados Unidos), Santo Domingo (República Dominicana), Toronto (Canadá) e Vancouver (Canadá).

Da Europa, falamos do de Baku (Azerbaijão), Copenhague (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Moscou (Rússia), Paris (França), Sevilla (Espanha), Sochi (Rússia) e Viena (Áustria)

Da Ásia, falamos de Doha (Qatar), Dubai (Emirados Árabes), Mecca (Arábia Saudita), Nova Déli (Índia), Pyongyang (Coréia do Norte), Tashkent (Uzbequistão) e Tóquio (Japão).

Da África, falamos de Argel (Argélia) e Cairo (Egito).

Chegou a hora de falarmos do metropolitano da capital gaúcha. O metrô de Porto Alegre é intermunicipal. A Linha 1 corta seis municípios da Grande Porto Alegre: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

As obras se iniciaram em 1980 e o metrô foi inaugurado em 1985. Novas expansões foram inauguradas em 1997, 2000, 2012 e uma segunda em 2012. Ao todo temos 43 quilômetros e 22 estações.

O projeto do metrô de Porto Alegre foi prejudicado por causa do lobby do aeromóvel que foi implementado enfeiando a cidade. Neste momento não há nenhuma obra de expansão sendo feita.

8 comentários:

  1. Da estação Mercado à Anchieta é dentro de Porto Alegre, mas é uma região pouco habitada e degradada.

    O aeromóvel só tem 1 km, ligando o aeroporto em si à estação do Trensurb, não tem nem para onde ser extendido.

    Obs.: Os gaúchos não consideram que o Trensurb seja metrô, a minha impressão é que seja mais comparado com a SuperVia do Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Tenho informações que o trânsito em POA está horrível. É preciso investir em metrô aí também.

      Excluir
  2. Não é metrô, é trem, tipo Supervia, só que com composições muito velhas e pequenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre metrô e trem não existe. Metrô é o trem metropolitano, que deveria fazer trajetos dentro das metrópoles apenas. O trem é para ligar a metrópole a cidades mais distantes.

      Excluir
  3. Não é metrô, é trem, tipo Supervia, só que com composições muito velhas e pequenas. E o mapa está incompleto. Existem 3 novas estações, construídas recentemente na cidade de Novo Hamburgo em um trecho aéreo do sistema. Estão sendo feitos estudos para levar o sistema até a cidade de Sapiranga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que estas obras foram concluídas. Quando fiz a matéria, tinha lido que ainda estavam em obras.

      Excluir
  4. metrô é abreviatura de "trem metropolitano", circula em grandes metrópoles (que pode ser uma grande cidade ou o conjunto formado por uma grande cidade mais cidades ao redor), tem intervalos reduzidos e funciona a maior parte do dia, possui via totalmente segregada (que pode ser subterrânea, elevada ou em superfície), é elétrico (usa-se catenárias aéreas ou terceiro trilho). Isso é a definição internacional de metrô, portanto o sistema de porto alegre é sim metrô, já que possui todas essas características..Além disso, a trensurb têm ótima qualidade em seus serviços, raramente há falhas, os trens são muito limpos e conservados, as novas estaçóes são muito modernas e já existem 15 novos trens bem mais modernos e sofisticados que os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis, é metrô sim. E está aí o título do post. No entanto, o aeromóvel, ou metrô de superfície, ou metrô em elevado é muito pior do que o metrô subterrâneo. Ainda mais quando se exige baldeação para se continuar no que deveria ser o mesmo sistema em linha reta.

      Excluir