sexta-feira, 5 de março de 2021

Rede Planejada para o Metrô em 1986

 O planejamento metroviário para o Grande Rio de Janeiro até os anos 80 era levado a sério.

O "Caderno 7 Anos de Operação do Metrô" mostra como o metrô planejava o futuro da cidade. A redução de automóveis e ônibus na superfície seria brutal se as obras fossem tiradas do papel.

O documento é de 1986 e traz um mapa das expansões previstas.

Nele, é possível ver a Linha 1 circular.

A Linha 2, no Centro, ganharia a expansão da Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca.

As demais linhas do mapa mostram a Linha 4 (Zona Sul - Zona Oeste), a Linha 5 em direção à Ilha do Governador e a Linha 6 que corta a Zona Oeste e termina na Estação Irajá (com integração com a Linha 2). 

A segunda imagem mostra a Estação Morro de São João, da Linha 1, que neste mapa é chamada de Estação Belford Roxo. É que uma das entradas à esta estação seria feita em Copacabana onde há a rua Belford Roxo. Sua entrada ficaria ao lado do Colégio Estadual Infante Dom Henrique.




12 comentários:

  1. Thiago Fernandes de Oliveira4 de abril de 2021 às 09:00

    Uma pena ver que tudo isto foi abandonado. Entra gestão, sai gestão, um Governador passando a faixa para o outro (quando deviam passar cerimonialmente algemas e tornozeleiras, já que quase todos são presos depois de um tempo), junto com o total descaso com o transporte público. Em especialm, o Metrô.

    ResponderExcluir
  2. Aí, ó:
    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/04/15/estudo-aponta-que-estacao-do-metro-da-gavea-tem-risco-de-afundamento.ghtml

    Mais uma tragédia por encomenda. Descaso com o dinheiro público.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, boa noite.
    Li a pouco no facebook o depoimento de um ex funcionário do metrô rio sobre o caso dos tuneis abandonados(e pesquisando sobre o assunto, ele me trouxe até o seu blog). Enfim, o rapaz disse uma coisa meio bizarra: há moradores nesses antigos túneis. Gente que não se sabe como entraram lá, mas que vivem lá dentro. O pessoal do metrô tenta falar com eles, mas eles conhecem todos os cantos e se escondem. Gostaria de saber se, nas suas pesquisas, você já leu ou ouviu algo do tipo. Seria uma matéria interessante. ABçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não duvido desta informação. Havia uma favela onde seria o centro de manutenção da Linha 2. Por sote, no Rio, não há tantos túneis assim construídos. Em outros metrôs do mundo, moradores de rua vivem nos túneis do metrô também.

      Excluir
  4. Uma pena que tenha sido td largado assim e entra gestão, sai gestão a situação não muda. Esse RJ me desanima a cada dia.

    ResponderExcluir
  5. poxa amigo nao vai mais atualizar o blog nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem que gostaria. Infelizmente, não h´amuita coisa nova. A única exceção é a briga na justiça para continuarem a obra da estação Gávea.

      Excluir