Vantagens da Estação Muda
- Atende os bairros de Muda, Usina, Alto da Boa Vista, Grajaú e Tijuca.
- Desafogaria o trânsito na Rua Conde de Bonfim.
- Desafogaria o volume de passageiros na Estação Uruguai.
- Possível futura expansão.
Quanto Custaria a Construção da Estação Muda?
Isso depende de uma série de fatores. Considerando apenas a construção da estação (sem contar o túnel, os trilhos, etc) seria preciso saber se a Estação Muda teria uma ilha ou duas plataformas laterias. A profundidade da mesma é outro ponto a ser considerado (a média do metrô do Rio de Janeiro é de 20 a 30 metros).
A área bruta da estação também impacta. Ela será apenas uma estação da Linha 1 ou vai se construir ali também outra plataforma para a Linha 1C em direção ao bairro do Méier?
O método construtivo da estação é outro fator a ser considerado e estudado. Finalmente, qual o volume de obras civis necessário para construir a Estação Muda?
A Estação Muda pode custar qualquer coisa entre R$ 250 milhões e R$ 1,4 bilhão.
Localização da Estação Muda
A Estação Muda precisa ficar a uma distância razoável da Estação Uruguai numa localização de fácil acesso para o túnel vindo da Estação Gávea.
Consideramos a localização próxima à Rua Conde de Bonfim na altura da Rua Mário de Alencar a melhor opção. Ela ficaria a cerca de 1,5km da Estação Uruguai e há terrenos disponíveis ali para sua construção.
Uma Outra opção que vimos foi construir a estação na Praça Xavier de Brito. No entanto, ela ficaria muito próxima à Estação Uruguai.
Também estudamos a Rua Garibaldi e a Rua Trompowski. Em ambos os casos, temos um comércio intenso com pouco espaço para se colocar as entradas da estação. Isso quer dizer que construir uma estação nestes locais exigiria desapropriações, o que encareceria a obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário