segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Linha 7 do Metrô do Rio

O plano para a Linha 7 do metrô do Rio de Janeiro foi descoberto por nosso blog visitando vários sites de Niterói. A Linha 7 só foi concebida (mesmo que apenas no papel) nos anos 1990.


Linha 7 do Metrô Passaria por Icaraí

Ela começaria na Estação Praça Araribóia e iria em direção ao Centro de Niterói e depois passaria por Ingá, Icaraí, São Francisco, Viradouro, Pendotiba, Piratininga e Itaipú.

O governo municipal de Niterói exige que a linha 7 seja toda ela subterrânea.

Ao lado mostramos o mapa de Niterói por onde passará a Linha 7. O ponto "A" é a Estação Praça Araribóia.

10 comentários:

  1. O custo de passar uma linha de metro por baixo de toda aquela área altamente urbanizada seria muito alto, se como eu sugeri em outro post houvesse uma estalçção Charitas/Cafubá a população poderia usar onibus integração esvaziando o "funil" que se forma em direção à ponte toda a manha e da ponte toda a tarde... O trecho Cafuba-Urca-RioSul-Botafogo de 9km, provavelmente, seria menos dificil de se construir do que foi o de Copabana (Botafogo-Arcoverde-Siqueira Campos-Cantagalo-General Osório de 4km), sem usar tatuzões, apenas dinamitando um túnel nelo maciço rochoso. Uma técnica que bem ou mal nós dominamos no país. Comentários?

    ResponderExcluir
  2. Felipe, é difícil especular. A ligação Rio-Niterói por metrô não está nos planos do atual governo. De qualquer maneira, já há um estudo que viabiliza a ligação Rio-Niterói entre Carioca e Praça Araribóia.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, eu acho o blog muito interessante, mas só acho que faltam listar as fontes. por exemplo, no último comentário aqui você disse que há um estudo que viabiliza a ligação Rio-Niterói. e também disse no corpo do post que achou o plano para a linha 7 visitando sites de niterói. será que você poderia comentar onde estão essas fontes, me interesso bastante por elas.. um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor, o projeto da ligação entre Rio e Niterói era um sonho antigo da Rio Trilhos e o projeto detalhado foi elaborado no Governo Rosinha Garotinho em 2002. Se clicar neste blog em Linha 3, vai ver um video.

      O projeto da Linha 7 li no O Fluminense se não me engano mas sinceramente acho que não era um projeto oficial da Rio Trilhos, nem de nenhum governo. Mas eu comprei a idéia, pois Niterói deveria ter esta linha de metrô também.

      Excluir
    2. Saquei. Vou dar uma olhada aqui na internet. Muito obrigado.

      Excluir
  4. Se existe o projeto, basta que ele seja oficializado, estudado por 1 ano, licitado por mais 1 ano, e então, terá-se uma chance de se ter uma nova linha de metrô em Niterói.


    Enquanto isso não ocorre, poderiam reativar o bonde de Niterói, pois mesmo que fosse um paliativo, serviria para resgatar a história da cidade, e ganhar tempo para impedir que a cidade dê um nó em seu próprio trânsito.


    Que se faça isso ao menos em caráter emergencial para melhorar o trânsito, ou então, mais uma cidade no Estado do Rio de Janeiro, padecerá com a péssima gestão de transportes. Por favor, divulguem a idéia.

    ResponderExcluir