
No domingo, 13 de Setembro de 2009, o jornal
O Globo publicou a seguinte carta do blog:
Décadas de Espera
Recentemente o presidente do Metrô do Rio prometeu que em 180 dias começarão as obras da Estação Morro de São João, em Botafogo. Esta estação, prevista no projeto original para inauguração em 1979, será muito bem-vinda, pois estará localizada num ponto importante da cidade. Gostaria de saber do presidente do Metrô Rio, porém, quando será construída a Estação Praça da Cruz Vermelha, da Linha 2, prevista para ser inaugurada também em 1979, e que atenderia à população que precisa do serviço hospitalar da região e aos turistas que se dirigem à Lapa. Parte das escavações foi feita nos anos 80 e 90, mas nunca concluída. Já são 30 anos de esperas e promessas.
A resposta veio na terça-feira, 15 de Setembro de 2009, também no Jornal O Globo. Quem assinou foi Joubert Flores, diretor de Relações Institucionais do Metrô:
Conexão do Metrô
Sobre a carta do leitor Miguel Gonzalez (13/9), o Metrô Rio esclarece que a estação Cruz Vermelha faz parte de um antigo projeto de ligação entre Estácio e Carioca, porém, recentemente, o governo do estado optou pela construção da conexão Pavuna - Botafogo, que vai acabar com a necessidade de transferência em Estácio, por ser a opção que melhor atende à população. Dos passageiros da Linha 2 que fazem a transferência na estação Estácio, 78% têm como destino as estações até Botafogo, enquanto a estação Carioca é o destino de apenas 12% destes clientes. Além disso, com a conexão Pavuna - Botafogo, os clientes da Linha 2 ainda terão o benefício de poder seguir direto até a Zona Sul. Mas nada impede que futuramente o antigo projeto da estação Cruz Vermelha seja retomado pelo governo do estado.