Décadas de Espera
Recentemente o presidente do Metrô do Rio prometeu que em 180 dias começarão as obras da Estação Morro de São João, em Botafogo. Esta estação, prevista no projeto original para inauguração em 1979, será muito bem-vinda, pois estará localizada num ponto importante da cidade. Gostaria de saber do presidente do Metrô Rio, porém, quando será construída a Estação Praça da Cruz Vermelha, da Linha 2, prevista para ser inaugurada também em 1979, e que atenderia à população que precisa do serviço hospitalar da região e aos turistas que se dirigem à Lapa. Parte das escavações foi feita nos anos 80 e 90, mas nunca concluída. Já são 30 anos de esperas e promessas.
A resposta veio na terça-feira, 15 de Setembro de 2009, também no Jornal O Globo. Quem assinou foi Joubert Flores, diretor de Relações Institucionais do Metrô:
Conexão do Metrô
Sobre a carta do leitor Miguel Gonzalez (13/9), o Metrô Rio esclarece que a estação Cruz Vermelha faz parte de um antigo projeto de ligação entre Estácio e Carioca, porém, recentemente, o governo do estado optou pela construção da conexão Pavuna - Botafogo, que vai acabar com a necessidade de transferência em Estácio, por ser a opção que melhor atende à população. Dos passageiros da Linha 2 que fazem a transferência na estação Estácio, 78% têm como destino as estações até Botafogo, enquanto a estação Carioca é o destino de apenas 12% destes clientes. Além disso, com a conexão Pavuna - Botafogo, os clientes da Linha 2 ainda terão o benefício de poder seguir direto até a Zona Sul. Mas nada impede que futuramente o antigo projeto da estação Cruz Vermelha seja retomado pelo governo do estado.
Pra variar, o estado investe na ampliação do serviço e a concessionária só lucra, sem investir quase nada.
ResponderExcluirPois é, estes foram os termos de renovação do contrato de concessão.
ResponderExcluirEu juro que não entendo... Eles tratam a baaldeação como um esforço imensurável, quase mortal, quando é a coisa mais comum do mundo.
ResponderExcluirAlém disso, há erros grotescos nas considerações. O primeiro deles refere-se ao percentual de passageiros que utilizam a estação Carioca. Não que o percentual esteja errado, mas vale considerar que no caso de metrô mais rápido na linha 2 a estação ganha preferência de muitos em relação a Cinelândia e Uruguaiana. Além disso, mesmo precisando de baldeação para a zona sul, a viagem acaba sendo mais rápida, pois corta-se caminho. Não me surpreenderia com tijucanos apressados trocando para a linha 2 visando pegar um trem mais a frente na linha 1. Além disso, ignorar a estaação Cruz Vermelha é outro erro grotesco. Afinal, ela absorveria passageiros que desembarcam na estação Central e até alguns da Praça Onze. Já podemos estimar 20% nas estações da extensão e ganho de agilidade para seguir até a Zona Sul. Afinal, baldeação não é nenhum esforço sobre-humano, como querem sugerir.
A verdade é que a gambiarra é o que dá para bancar, já que no túnel Estácio-Carioca o Estado deveria participar da construção. E o atual governador não quis.
Mesmo assim, a linha 1A é um projeto que possui os diversos problemas já relatados exaustivamente. E ainda, empurra para um futuro cada vez mais distante o projeto sério que já é uma necessidade.
Concordo, Gabriel. Não sei porque tanto problema com baldeação. Acho que eles enxergam a superlotação da Estácio como um problema por causa da baldeação. E não é. Só há superlotação porque é a única possibilidade de transferência entre as linhas.
ResponderExcluirEnfim, nosso governantes andam de helicóptero e não de transporte público.
Tendo em vista que o túnel São Cristóvão/Estácio, da linha 2 do metrô, não será mais utilizado, em função da inauguração da linha 1A, sugiro que, para as Olimpíadas de 2016, o ramal Deodoro da Supervia seja adequado às condições do metrô, podendo utilizar o túnel São Cristóvão/Estácio e dali em continuação em novo túnel até a estação Carioca, passando pela Apoteose e Praça da Cruz Vermelha.
ResponderExcluirTal solução proporcionaria um eficiente meio de transporte para o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), palco das provas de atletismo das Olimpíadas.
Marcos, sua idéia não é ruim, mas ainda tenho esperança que a conclusão da Linha 2 saia do papel.
ResponderExcluirO Sergio Cabral anda prometendo o metrô até a Barra até as olimpíadas.
ResponderExcluirVão ter que acelerar muito as obras. Se cavando debaixo do morro, como tem sido em Copacabana, demoraram pra caramba, imagina agora que vão ter que abrir ruas e tudo mais pra passar por Ipanema, Leblon, Gávea e sair no começo da Barra.
Lembro que na época do Moreira Franco, nos anos 80, havia tapumes do Metrô no Jardim de Alah e também na Lagoa, próximo ao Caiçaras. Não sei se alguma coisa foi escavada.
ResponderExcluirTambém li em algum lugar uma declaração dos engenheiros da obra da General Osório, que uma parte do trajeto até a Praça Nossa Senhora da Paz tinha sido feito, cerca de 100 metros.
Mas realmente, a parte de São Conrado e Barra vão ter que começar do zero.