sábado, 14 de abril de 2012

História dos Bondes no Rio de Janeiro

bonde rio de janeiroVocê conhece a história dos bondes do Rio de Janeiro?


Linhas de Bonde Foram Traçadas em 1872

O traçado das linhas de bondes do Rio de Janeiro foi desenhado em 1872, quando ainda se utilizavam bondes com tração animal.

O sistema de bondes do Rio de Janeiro começou a funcionar em 1892. Em 1896, foi criada a linha Carioca - Sante Teresa.

Em 1962, a Light, que administrava os bondes, passou esta gestão ao município, que passou a cuidar de 600 bondes para o governo do Estado da Guanabara.


Fim dos Bondes do Rio de Janeiro em 1968

Em 1968, o Estado da Guanabara decidiu extinguir o serviço em quase todos os bairros. A única exceção foi Santa Teresa.

Os bondes atravessavam a cidade: Centro, Leopoldina, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste recebiam as linhas do sistema. Diversos bairros contavam com garagens e centros de manutenção para os bondes da cidade.

Em 1983, este símbolo da cidade foi tombado pelo INEPAC.

Nos anos 1990, barcas, metrôs e trens foram privatizados, mas os bondes continuaram sob o governo do Estado do Rio de Janeiro.

Alguns bairros pequenos, como Horto, Leme e Urca, poderiam ter linhas de bonde se conectando com outros modais de transporte da cidade.

4 comentários:

  1. O problema é que o governo brasileiro como um todo (esferas nacional, estaduais e municipais) desistiram do transporte sobre trilhos em detrimento do asfalto, dando prioridade ao transporte rodoviário. Resultado: sucateamento das ferrovias, metro subdesenvolvido (o Rio que o diga!), estradas mal conservadas e trânsito caótico.

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  2. Bondes (ou VLTs) são largamente usados em linhas de grande extensão por toda a cidade em Berlin, Frankfurt, Munique e Viena!

    O sistema de transporte coletivo e de massas no Rio (metrô, trens e ônibus) se comparado aos sistemas integrados de metrô, trens, bondes (VLT) e ônibus das cidades acima citadas deixariam todos vcs super-deprimidos.

    Acho q se juntar todos km de trilhos de metrô (excluindo talvez os trens de subúrbio) ou somar o número de estações de todas as linhas de metrô das cidades brasileiras, perdem qdo comparadas aos metrôs (e apenas o metrô: U-Bahn, isto é excluindo as S-Bahn) de qq uma das cidades citadas.

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    1. Você não pode comparar o tamanho destas cidades com o tamnho do Rio. O Rio é muito maior. Não dá para termos bondes. Precisamos de metrô.

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