terça-feira, 20 de outubro de 2009

Demora na Linha 3 do Metrô do Rio

mapa linha 3 metro rioAs obras da Linha 3 esbarram a cada momento em um novo empecilho para começarem. Prevista para começarem no 1o semestre de 2009, foi adiada para a segunda metade do ano e agora está adiada para 2010.


TCU Cobra Explicações

Há cerca de dois meses, uma equipe de técnicos e advogados está preparando as explicações necessárias para o Tribunal de Contas da União, que questionou diversos pontos do projeto junto ao Governo do Estado.

A Secretaria Estadual de Transportes informa ainda que a Linha 3 ainda não entrou em fase de obra civil. Neste momento, estamos em fase de finalização do Projeto Executivo, quando são feitos estudos de sondagem e topografia, sem os quais a parte física não tem como ser executada. Pelas informações anteriores, pensávamos que isso já tivesse sido feito.


Obras Civis Atrasadas

Os levantamentos topográficos servem para identificar os lugares em que serão instalados os pilares de sustentação do viaduto por onde vai circular o metrô: entre Barreto, em Niterói, e Guaxindiba, em São Gonçalo. Essa parte dos trabalhos está avançada. A prospecção começou por Niterói e segue para São Gonçalo. Ao todo, este trecho da Linha 3 terá 23km.

Todo esse levantamento deve estar pronto até o fim do ano. O projeto da Linha 3 vai ligar a Estação Araribóia, no Centro de Niterói, até Guaxindiba, em São Gonçalo. A obra beneficiará 350 mil passageiros por dia e já possui licença ambiental, e a de instalação já está concluída. Com a nova linha, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo nos horários de pico, que hoje é de uma hora e mea no trânsito, cairá para apenas 20 minutos.

4 comentários:

  1. Tem visto ultimamente as notícias sobre a
    linha 4 - Barra/Gávea?

    Dizem que dezembro 2009 começam as obras.

    Acho que por isso a linha 3 ficou atrasada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel, teoricamente eram dois "dinheiros" diferentes. Os 63 milhões de Reais para a obra desta 1a parte da Linha 3 entrou na conta do governo estadual no início do ano. O problema me parece tem haver com o TCU.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a política deve atrapalhar muito essa linha. Sem urgência de grande evento, tende a ser preterida.

    Como o governo do estado não deve inaugurar neste mandato, sabe-se lá ser vão usar a tática de colonizar os terrenos das linhas para mostrar serviço antes da eleição ou se deixarão de promessa para a próxima.

    O jeito é a linha ser feita do mesmo modo que a linha 2. Ser um espécie de linha de VLT com via mais segregada que o normal e com o tempo, virar um metrô "de verdade". Algo me diz que é mais fácil fazer os trechos em superfície de Niterói primeiro... A prefeitura de Niterói tem verba. Mas isso não bate com o interesse da população local, pois só leva gonçalense até Niterói e não leva niteroiense para o Rio.

    Essa linha vai ficar muito tempo em banho-maria...

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, vamos torcer para que não. É difícil saber o que há de verdade nesta demora. O Governo se comprometeu muito com obras de Copa do Mundo e de Jogos Olímpicos, e como a linha 3 não faz parte do projeto de ambos os eventos, talvez concentre esforços financeiros no que prometeu.

    Por outro lado, o Governo Federal já injetou os 63 milhões de Reais desta obra nos cofres do Estado.

    Uma pena! A vítima desta demora é a população!

    ResponderExcluir