No Brasil, não existe nenhum sistema em que a alimentação é híbrida, com trechos de vias com terceiro trilho e outros com catenária.
O que pode acontecer é um trecho com catenária ser alterado para terceiro trilho ou vice-versa (difícil de acontecer, pois sistemas com terceiro trilho geralmente não possuem gabarito - espaço - suficiente para instalação de catenária rígida). Na Linha 2 do Metrô-Rio, fizeram isso (passaram de catenária para terceiro trilho, mas não sei se as vias foram totalmente reconstruídas em todos os lugares), na época do Pré-Metrô. Antes, a manutenção do terceiro trilho é mais cara do que a catenária, e também é mais perigoso o terceiro trilho. Por conta disso, não faz sentido mudar de catenária para terceiro trilho.
O que pode acontecer é um trecho com catenária ser alterado para terceiro trilho ou vice-versa (difícil de acontecer, pois sistemas com terceiro trilho geralmente não possuem gabarito - espaço - suficiente para instalação de catenária rígida). Na Linha 2 do Metrô-Rio, fizeram isso (passaram de catenária para terceiro trilho, mas não sei se as vias foram totalmente reconstruídas em todos os lugares), na época do Pré-Metrô. Antes, a manutenção do terceiro trilho é mais cara do que a catenária, e também é mais perigoso o terceiro trilho. Por conta disso, não faz sentido mudar de catenária para terceiro trilho.
Penso que só aconteceria se você CAIR NA VIA E METER ALGUMA PARTE DO CORPO numa barra de ferro que por cima é coberta com um plástico amarelo (no caso do metrô do Rio) e ficar que "embaixo" da plataforma...
Então, para você morrer eletrocutado tem que querer...≒
Então, para você morrer eletrocutado tem que querer...≒
Fonte(s): Skyscrapercity
Nenhum comentário:
Postar um comentário