O Pré-Metrô era um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) usado nos anos 1980 e 1990 na Linha 2. Pior do que é hoje, os trens da Linha 2 não tinham ar-condicionado e sua manutenção era péssima.
A Linha 1, sempre teve trens semelhantes aos de hoje.
Atualmente, todos os trens estão em utilização diariamente. O Estado do Rio de Janeiro comprou dezenas de vagões e locomotivas chinesas. Estas composições começarão a chegar em 2011 e tudo será entregue até 2012.
E os VLTs não se desintegraram. Foram reformados, receberam ar condicionado e estão engavetados. Há proposta de utilização deles como frota inicial da linha 3.
ResponderExcluirEm encontro na sede, o que falaram deles foi: "nem fala dele que dá azar".
Esse modelo já operou em Campinas como VLT (o serviço é que foi desativado). É bem versátil.
Poderia ser utilizado como pré-metrô em alguma área da cidade que precisasse de melhoramento enquanto o metrô não abrangesse a região. Algumas áreas a se verificar são a Av. Dom Hélder câmara, a via Light (que deveria chegar até Madureira), a Cidade Universitária (que carece muito de transporte de massa), a área portuária ou o miolo de São Cristóvão.
Uma proposta de VLT foi feita pela prefeitura na época em que esses estavam na linha 2. Nenhum consórcio quis bancar o material rodante. Hoje temos o material e não sabemos o que fazer com ele.
Pior que isso só modernizar o bonde de Santa Teresa baseado no sistema desse VLT.
Gabriel, você trabalha no Metrô?
ResponderExcluirO VLT poderia ser utilizado em diversos pontos da cidade. É melhor do que o "metrô sobre rodas" - desde que tenha ar-condicionado.
Poderiam usá-los na nova Av. Rio Branco e onde ficava a perimetral depois de derrubada.
ResponderExcluirMeu medo é que o Pré-Metrô seja o Metrô do Sérgio Cabral. Em outras palavras, que eles resolvam fazer o metrô por cima de terra, em vez de fazê-lo subterrâneo. Tem também a questão do ar-condicionado. Será que os trens e vagões parados permitem que estes sejam implantados?
ResponderExcluirA informação que tenho é que o ar condicionado foi instalado. Ainda assim, cabe mencionar que ônibus normalmente não tem. O metrô de São Paulo não tem (no geral) e não chega a ser nenhum martírio. Mas problemas como barulho, que uma vedação (que requer ar condicionado) ajuda bastante.
ResponderExcluirVocê citou o termo "metrô sobre rodas" e olha o que eu twittei depois de ver o ministro das cidades usando esse termo para BRT: BRT = http://bit.ly/9OvlRm | Metrô sobre pneus = http://bit.ly/dmjlcr => BRT ≠ Metrô sobre pneus. O ministro das cidades precisa aprender...
Até lá estamos mal de representação...
Muito mal!
ResponderExcluirSegundo me consta, estes VLTs estão hoje guardados no pátio existente depois da estação Saens Penã e que alguns chamam de rabicho da Tijuca.
ResponderExcluirTerão de sair de lá até 2012, quando começarão (será?) as obras da Estação Uruguai.
ResponderExcluirJá saíram e estão no estacionamento construido para eles ao lado da estação Cidade Nova do Metrô, em resposta ao meu e-mail o Metrô Rio informou que não há chances de usar eles para suprir a falta de composições na linha 2 enquanto os novos não chegam, pois estão modernizando toda linha para receber os novos trens e estes vlt´s sõa muito antigos.
ResponderExcluirEnquanto isso, caos, ar condicionado ruim, quando tem, falta de educação, stress e Baldiação no estacio nos fds, e feriados (ainda...). Enquanto o povo ainda continuar dizendo que se não gostou ande de Taxi os responsáveis ainda irão montar em cima dos seus clientes que sustentam suas vidas ganhas com nosso sacrificio diário!!!!
Valeu!!!!
ResponderExcluirIsso poderia ser utilizado no VLT da Zona Portuaria, quando derubarem a Perimetral...
ResponderExcluirpoderia...
ExcluirEscutei um "zum zum zum", qua a SuperVia pode utilizar essas unidades em suas linhas de bitola métrica (Saracuruna x Raiz de Serra e Saracuruna x Guapimirim), substituindo os velho guerreiros vagões "Pinder e Pullman" operantes nestes trechos. Para isso, serão(?) feitas adaptações - de bitola 1.60m para 1.00m, desmobilização das cabines de comando(pois serão(?) rebocados pelas loco's diesel, além de cabeamento e outros mais para que recebam comandos das locomotivas(aceleração e frenagem, refrigeração, portas, iluminação, etc).
ResponderExcluirIsso seria uma grande evolução para estes dois trechos - de ótimo potencial de demanda, sabendo explorar - onde o cliente sofre além dos longos intervalos, com o desconforto dos vagões que já citei.
Havia também, uma compra pela SuperVia, de 4 unidades de VLT's BomSinal, que a Prefeitura de Macaé não utilizou e, que venderia para a SuperVia/Odebrecht essas composições pela bagatela de R$ 150.000.000,00. Mas, dizem as más línguas que, quando a SuperVia "tentou" rebocar esses VLT's de Macaé e a prefeitira verificou q a quantia ou l calção não haviam sido depositados, a operação foi suspensa.
No caso desses VLT's articulados belgas do MetrôRio/Invepar, parece que a SuperVia quis pechinchar muito kkkkk.
Bom amigos, se tratando de SuperVia e Metrô/Rio, tudo vira piada e o passageiro é que se f%÷×!
Tomara que evolua!
ResponderExcluirEles haviam sido colocados para leilão.
ResponderExcluirhttps://viatrolebus.com.br/2020/11/metrorio-leiloa-vlts-que-foram-usados-em-pre-metro/#google_vignette
O interessante é que este site parece contrariar a wikipedia. Por lá consta que os modelos Trem Articulado 68 usados no metrô rio e também em Campinas (o famoso fiasco do Quércia que deu uma pane elétrica diante da imprensa) eram da mesma série, mas diferentes.
De acordo com tal artigo, alguns dos usados em Campinas teriam sido recondicionados do Rio de Janeiro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_Articulado_68
Esse modelo recebeu um bocado de ódio na época em que foi introduzido. A Linha 1 era chamada de "Metrô de Rico", ao passo que o pré-metrô foi apelidado de "primo pobre".
Mesmo após os modelos diferentes passarem a dividir espaço nos mesmos trilhos, a queixa continuou.
Jim, é sério que vc confia na wikipedia?
ExcluirA matéria do leilao está aqui:
https://metrodorio.blogspot.com/2020/10/metro-rio-leiloa-trens-do-pre-metro.html