segunda-feira, 31 de maio de 2010

15 Minutos de Fama

No dia 29 de Abril de 2010, o caderno Zona Sul do O Globo fez uma reportagem sobre este humilde blog, que defende a mobilidade rápida de seus cidadãos através de uma malha metroviária eficiente, como acontece em qualquer grande cidade do planeta. Leia a matéria abaixo nas imagens deste post.

Infelizmente, segundo a Secretaria Estadual de Transportes, o projeto original da Linha 4 ligando

Botafogo à Gávea está descartado por pelo menos 30 anos (ou até as eleições de Dezembro). Desengarrafar o trecho mais congestionado da Zona Sul da cidade (Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua Voluntários da Pátria, Rua Humaitá, Rua Jardim Botânico, Rua Mena Barreto e Rua Marquês de São Vicente) com reflexos positivos a outros bairros da região como Copacabana, Horto, Fonte da Saudade, Lagoa, Ipanema e Leblon não agrada ao governo, que se esquece que a obra seria de bom grado também para moradores da Tijuca (e Zona Norte), São Conrado e Barra da Tijuca (e Zona Oeste), pois as vias de acesso a estes bairros seriam desafogada.

A Linha 4 entre Botafogo e Gávea foi licitada em 1998 e mudar seu trajeto deveria ser ilegal, além de irresponsável. Nada contra a expansão e conclusão da Linha 1 circular entre Ipanema e Tijuca. Mas transformar a Linha 4 em Linha 1 é totalmente descabível.

Sérgio Cabral deveria cumprir as promessas prometidas por ele mesmo durante sua campanha eleitoral. Leia mais aqui: http://metrodorio.blogspot.com/2010/04/fomos-enganados-por-cabral.html

16 comentários:

  1. 30 anos? Se hoje é um absurdo o metrô do Rio não possuir 6 linhas, o que dirá em 2040 ficar com quatro linhas capengas desse jeito? Estamos falando de 2040, com o metrô tendo 61 anos de idade e a linha 4 pelo Jardim Botânico licitada 43 anos antes. Hoje em dia eu acho absurdo não ter metrô no Fundão, por exemplo...

    Parabéns pela aparição e pelo material...

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Gabriel. Eu acho um absurdo não termos metrô na Ilha, nos aeroportos, no Méier, na Barra, em Jacarepaguá, na Gávea, etc, etc.

    ResponderExcluir
  3. Cabral fez muito por nosso Estado, mas como sabemos, anos de descaso não se resolve tão facilmente.

    ResponderExcluir
  4. Julie, Cabral fez coisas boas mas o blog é sobre o Metrô. E neste quesito, ele acabou com o nosso metrô.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa é o governador não fazer a linha 5 porque o metrô foi abandonado ou não desenvolver a linha 7. Outra coisa é ter a conclusão da linha 2 e a linha 4 em mãos e literalmente abandoná-las! A matéria mostra exatamente o abandono do trecho São João - Gávea da linha 4...

    ResponderExcluir
  6. Caindo de paraquedas no Blog, perdoem-me se estiver perguntando algo já claro para todos. Com relação ao traçado da Linha 4, o trecho da Gávea para a L1 está sacramentado? Digo, existe certeza de que será, como Cabral tem propagandeado, pela orla até a General Osório?

    Sempre acreditei que uma ligação Gávea-Uruguai seria emblemática tanto para alívio de estresse quanto para integração, trazendo o "coração" da Zona Norte para a Zona Sul.

    E como alguns de vocês devem ter lido, recentemente o Ex-Blog publicou:

    "Fernando MacDowell: O metrô é um sistema, que deve ser planejado como um todo e em longo prazo, enquanto que o governo hoje faz o oposto, querendo implantar uma linha que já começa saturada. Em SP, o custo médio por km de metrô é de 180 milhões (já é elevado), enquanto que no RJ está sendo de 430 milhões/km."

    Sempre estranhei essa disparidade de valores, anda só os conheça concretamente agora. Alguém sabe explicar se derivam quase que exclusivamente de geologia, ou boa parte é má gestão?

    ResponderExcluir
  7. Elesbao, sobre o custo eu não sei te responder. Sobre o traçado do metrô, Cabral quer a Linha 4 sendo a continuação da Linha 1. Mas o MP entrou na jogada e tem que aprovar. Espero que não aprovem.

    ResponderExcluir
  8. Essa ligação da L4 pela orla só pode ser definida como metrô pra turista, mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Elesbao, não está prevista a construção de metrô pela orla!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Miguel!
    Tenho um pouquinho de inveja, é claro! :D

    Ah. Você estaria interessado em se reunir no Centro para discutirmos soluções?
    Estou convidando o pessoal do Skyscraper City, não tá nada muito certo ainda, esteja desde já convidado.

    Abraço,
    Pedro - Quero Metrô!

    ResponderExcluir
  11. Fala Pedro, só vi tua mensagem agora. Meu problema é tempo. Vocês bem que poderiam entrar para o Movimento Metrô que o Rio Precisa.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Miguel pelo feito. Um exercício contínuo de apreço aos bons valores do transporte público que há muito se perderam em nossos governantes.


    Agora, como fazemos para que o governador preste atenção para não mais se esqueça: QUEREMOS O METRÔ LINHA 4 DECENTE, A LINHA 3 COMO ELA DEVE SER CONSTRUÍDA, TERMINE POR FAVOR A LINHA 2 (ESTÁCIO-PRAÇA XV), FAÇA A LINHA 1 CIRCULAR, POIS A POPULAÇÃO PRECISA DISSO PARA TRABALHAR, AS LINHAS 5 E 6 PARA ONTEM, POIS ESTA CIDADE MERECE ACESSOS MELHORES AOS SEUS AEROPORTOS, FAÇA TODAS AS LINHAS SECUNDÁRIAS, CONSTRUA E EXECUTE A LINA 7 E PROJETE OUTRAS, POIS A CIDADE VAI CONTINUAR CRESCENDO E VAI PRECISAR DE TRANSPORTE DE QUALIDADE.


    NÓS AQUI DO BLOG, EM ESPECIAL EU, RECUSO SEU SUCESSOR CABRAL, POIS O QUE O SENHOR NÃO FEZ, O SEU SUCESSOR CLARAMENTE NÃO FARÁ. MERECEMOS COISA MELHOR, POIS NÓS TEMOS DETERMINAÇÃO, CORAGEM E UM POUCO DE ESPERANÇA DE QUE ESTE PROBLEMA QUE O SENHOR CRIOU, TERÁ QUE SER PUNIDO. NÃO QUEREMOS PROMESSAS, QUEREMOS METRÔ PARA TODOS, INDEPENDENTE DO QUE O SEUS ASSESSORES ACHAM, OS SEUS ELEITORES JÁ VÃO CANSAR DESSA PALHAÇADA, ENTÃO É MELHOR COMEÇAR A FAZER AS COISAS DIREITO, POIS NÓS AQUI NÃO TOLERAREMOS ISSO.


    Depois deste longo desabafo, e espero que motive as pessoas a se revoltarem também, digo que só queremos um sistema de transporte eficiente, pois é direito do cidadão a garantia de ir e vir. Mas como, se temos um metrô que não leva ninguém a lugar alum e promete constranger cada cidadão carioca durante um evento em que o mundo todo estará olhando. A Copa das Confederações é só o começo, pois o que vem a seguir será o fim do nome cidade maravilhosa.



    Com o caos da cidade em se preparar para um evento importante, logo haverão críticas de todos os lados, por simplesmente não melhorarmos a nossa qualidade de vida. Começando pelo transporte.
    Por que o MP está demorando tanto em denunciar o governador por negligência nos transportes? Temos que dar um basta nisso. O COI ficará desapontado de ter-nos escolhido como cidade sede de seu evento. E pensar na euforia das pessoas naquele momento. Agora, com as atitudes de nossos governantes nos resta apenas o princípio do caos, liderado por pessoas ainda mais insatisfeitas do que eu e o pessoal deste blog. Toda a esperança sobre as olimpíadas nos resgatarem do esquecimento da história se foram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de 2030 a Linha 6 não sairá do papel.

      Excluir