sábado, 31 de julho de 2010

Estradas de Ferro de Passageiros no Brasil

estradas de ferro no brasilSem contar as "Maria-Fumaça" e alguns trens turísticos, há duas linhas de ferro abertas a passageiros no Brasil. Apenas duas!

Ambas são operadas pela Vale do Rio Doce, não são trens rápidos e pouca gente sabe de suas existências.

A primeira é chamada Estrada de Ferro de Carajás que liga Parauapebas (PA) a São Luís (MA), capital do Maranhão. O trem para em Marabá (PA), Açailândia (MA) e Santa Inês (MA). São 892km q o trem leva cerca de 16 horas para percorrer o trajeto. Os trens que nesta ferrovia circulam estão entre os maiores do mundo podendo ter três locomotivas e 330 vagões, a grande maioria utilizada para o transporte de minério e não de passageiros.

A maior linha é a Belo Horizonte (MG) - Vitória (ES), que iniciou as operações em 1904. O trem é lento e o trajeto dura 13 horas. Diversas cidades do interior de Espírito Santo e Minas Gerais são atendidas por esta ferrovia.

Antes de fazerem o trem bala, poderiam ampliar o número de ferrovias comuns para passageiros.

2 comentários:

  1. ”Trens regionais pendulares de passageiros de médio e longo percurso São Paulo-Minas-Brasília.”

    1ª fase Interligar a ferrovia Norte / Sul com ramal para Brasília-DF com a Ferrovia Centro Atlântica FCA existente passando pelas cidades de Anápolis-GO, Araguari, Uberlândia, Uberaba-MG que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista ( 1,0 + 1,6 m ), passando por Ribeirão Preto, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas-SP.

    2ª fase Interligar em linha paralela com a ferrovia Norte / Sul passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro norte de SP na cidade de Colômbia, e a partir daí seguindo por ferrovias existentes por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara no centro de São Paulo, com bifurcação para Panorama ou para a estação Júlio Prestes na capital-SP, ambos os trajetos como função de linhas troncos.

    Fica aí já definido um potencial trajeto para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas destas cidades citadas entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função) com o fator de sazonalidade igual a zero.

    A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se estejam desativados ou subutilizados, mas que se encontram-se em regiões de grande potencial, que no passado já possuíram ferrovias a fazer parte de seu desenvolvimento, e que inexplicavelmente se encontram abandonadas, principalmente em São Paulo, e o trecho novo complementar se limita a;

    1-Ligação ferroviária Norte / Sul, Anápolis, Itumbiara-GO Colômbia-SP ~380 km, a maior parte em Minas Gerais. (Esta ligação tem a função de interligar na menor distância em bitola larga os pontos onde se encontram paralisadas ao Norte Anápolis-GO com a ao Sul Colômbia-SP) em um tempo, distância e custo de implantação muito inferior à proposta original, além que poderá ser utilizada como trens de passageiros.

    Notas:
    1-Fica definida a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Rio Grande do Sul a continuidade da ferrovia Norte / Sul.
    2-Alguns trechos entre Colômbia e Panorama-SP se encontram em estado precário, ou erradicados, portanto devem ser refeitos.

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