terça-feira, 3 de agosto de 2010

Videos da Linha 3 do Metrô do Rio

Graças a Felipe, que comentou neste blog recentemente, descobri e resolvi publicar dois videos para se ter uma ideia da Linha 3 do nosso metrô.

A antiga ferrovia Niterói - Itaboraí foi desativada em 2004 para passageiros e parou de funcionar por completo em 2008. Vocês podem ver nas imagens abaixo, o completo estado de abandono das estações, do trem e da linha férrea.

Colada na ferrovia, podemos ver milhares de casas construídas irregularmente ao longo da via. Com elas vieram muito lixo, carros e até cavalos.

Este video de Latuff mostra o trem indo de Niterói à Itaboraí:


Este video de Latuff mostra o trem chegando à estação de Niterói:


Lembro apenas que apenas um trecho da Linha 3 (14 estações) foi prometida por Sérgio Cabral (a promessa ainda está no papel). Este trecho ligaria Niterói a São Gonçalo. O trecho São Gonçalo - Itaboraí é o terceiro, que só deverá ser construído após a ligação de Niterói com a futura Estação Praça XV.

8 comentários:

  1. Infelizmente, não sei a resposta para tua pergunta, hehehe!

    ResponderExcluir
  2. As linhas administradas pela Supervia não estão muito longe disto.
    Muitas favelas e casas coladas ao muro das vias, e em muitos trechos, como em Madureira, bem atrás do Madureira Shopping, existem passagens clandestinas francamente usadas pelas pessoas.
    Infrações notórias que não são corrigidas por puro descaso.

    ResponderExcluir
  3. A diferença é que essa linha não é segregada. Na maior parte do trajeto ruas e avenidas correm ao lado, inclusive cortando-a. Mais pro centro de São Gonçalo, os prédios estão a 10/30 metros de onde passa o trem. Não há menor condição de fechar o acesso aos trilhos, pois separaria a cidade ao meio literalmente. Como essa linha era de bondes antigamente, nunca criaram espaço pra viaduto para travessia.
    Por isso a linha 3 só pode ser em elevado ou subterrâneo.

    A parte do primeiro vídeo onde tem uma favela praticamente na linha, se não me engano olhando pelo Google Earth, é no bairro Jardim Catarina. O outro trecho invadido é perto da estação do Barreto, em Niterói.
    O resto do traçado acho que podemos dizer que está "preservado" (vide minha explicação lá em cima)

    ResponderExcluir
  4. Essa linha 3 vai sair no dia de são nunca do papel. Essa linha 3 o governo Sergio Cabral não tem interesse algum em fazer.. A população que mora por lá seria muito beneficiada, pois as pessoas dessa região sofrem com 3 horas ou mais com trânsito na ponte Rio-Niteroi. Estamos em 2010 e o METRÔ ainda não cobre todo o estado do Rio. Em algumas cidades do mundo o METRÔ existe desde de 1860. GOVERNADOR VAMOS PARAR DE FAZER LINHAS DE ÔNIBUS O POVO PRECISA É DE TRANSPORTE DE MASSA -> METRÔ E TREM <-

    ResponderExcluir
  5. vamos tama a linha 3 e nos mesmo administra.

    ResponderExcluir