O Movimento Metrô que o Rio Precisa defende a construção de uma malha metroviária para o Rio de Janeiro. A saber:
Linha 1
Conclusão do anel circular da Linha 1 com as estações: Estação Uruguai (obras em andamento), Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental e Estação Gávea. Também defende a conclusão das obras da Estação Morro de São João, em Botafogo.Linha 2
Conclusão da Linha 2 sentido Centro com as Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. Expansão da Linha 2 em direção à Baixada Fluminense com a Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.Linha 4
Construção das seguintes estações: Estação Carioca, EstaçãoLaranjeiras, Estação Largo dos Leões, Estação Humaitá, Estação Jardim Botânico, Estação Gávea, Estação São Conrado, Estação Jardim Oceânico, Estação Downtown, Estação Città América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.O movimento não esqueceu das outras linhas e bairros, mas como a prioridade do governo é levar o metrô à Barra da Tijuca por causa das Olimpíadas, tornou-se necessária a discussão do metrô na área metropolitana do Rio de Janeiro, até porque, não podemos deixar que a Linha 1 seja extendida eternamente até a Barra formando assim um "linhão". Também há de se levar em conta que a Linha 3 tem uma verba independente da Linha 4 e suas obras não começaram por suspeita de superfaturamento no orçamento.
Admiro seu interesse no metrô, e acho legal discutirmos alternativas. Só lamento você não apresentar sugestões para o que foi feito para a linha 1A. O que faremos com o viaduto são cristóvão - Cidade Nova? E a estação Cidade Nova?
ResponderExcluirEntendo que não se possa deixar de fazer o trecho Estácio - Praça XV, passando pela Pça da Cruz Vermelha, mas não acho inteligente jogar tudo o que foi feito para criar a linha 1A (o que eu acho que foi um erro, mas está aí) no lixo. Precisamos pensar em alternativas que incluam a linha 1A e a Estação Cidade Nova. Acho que isso passa, inclusive, pelo aumento das estações da Linha 1, de forma a permitir que elas recebam composições de 8 vagões, o que considero ideal para a linha 1 circular. Sem contar que permitiria a linha 2 voltar a circular com composições de 8 carros, e ela poderia voltar para Belford Roxo da estação Morro do São João, permitindo a baldeação entre a linha 2 e a linha 4.
Já defendi em outro comentário uma linha araribóia, Pça XV, Carioca, Pça da Cruz Vermelha, Apoteose, Estácio, São Januário, Caju, UFRJ - Reitoria, UFRJ - CCMN, UFRJ - HU, Galeão e circular pela Ilha. Entendo ser essa a forma de manter no sistema a Estação Cidade Nova. Não ressucitarmos o projeto original e fingir que ela não existe.
Grande abraço.
Flávio,
ResponderExcluirNo meu entender, a Linha 1A poderia continuar existindo em paralelo à Linha 2.
Acho que não são necessárias 3 estações do metrô no fundão. Acredito que o Plano Diretor 2020 já preveja a implantação do Maglev por toda a cidade universitária. http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=891
ResponderExcluirNão há nada planejado oficialmente pelo estado pós 2016.
ResponderExcluirDesculpe, fui impreciso no meu último post. Referia-me ao Plano Diretor da UFRJ 2020.
ResponderExcluirSegundo o documento, para 2016 estão previstas a implantação do Maglev, da linha de trem da SUPERVIA e o transporte hidroviário na Ilha do Fundão.
Quem garante estas obras? A UFRJ tem este dinheiro?
ResponderExcluirImaginei 3 possibilidades para essa "bizarrice" chamada linha 1A continuar existindo:
ResponderExcluir1ª)Como citei anteriormente em outra postagem: reaproveitar este trecho para linha 3 circulando,por enquanto, apenas na região central da cidade (Aeroporto Santos Dumont-Praça XV-Largo da Carioca-Estácio) podendo para tal reformar os antigos carros do pré-metrô e formar composições de 4 vagões.
2ª)Concordo com o Miguel Gonzalez. Alternar o trajeto da linha 1A existente e o projeto original da linha 2.
3º)A mais doida: adaptar e transferir o trecho São Cristóvão/Cidade Nova para a SuperVia tornando a estação Cidade Nova uma parada de trem com integração com a estação Estácio utilizando a passarela em frente à Prefeitura (desafogando,desta forma, as estações São Cristóvão e Central) e construir um acesso à Av. Francisco Bicalho em frente à antiga estação Leopoldina, permitindo, futuramente, integrações com o VLT do Zona Portuária e o trem-bala. O problema desta última possibilidade seria a transação entre as concessionárias e a intermediação do governo estadual (leia-se: burocrácia e má-vontade).
Oi George, como os governos daqui não fazem planejamentos a longo prazo, o mais simples seria mesmo deixar Linha 1, Linha 1A e Linha 2 coexistindo. Mas temos que rezar para alguém concluir a Linha 2. Já são 40 anos de espera!
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