segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O X da Zona Norte

A Estação Uruguai está nascendo pequena, como já foi abordado outras vezes neste blog. No mínimo, esta estação deveria ser construída para abrigar duas linhas de metrô, mas vai nascer para uma linha apenas.

O projeto da Estação Uruguai é tão ruim que ela nem na Rua Uruguai será. Isso se deve ao fato da concessionária Metrô Rio aproveitar o que já tinha sido escavado pelo estado nos anos 70 e 80 e fazer no local do antigo estacionamento, a estação de metrô. O certo teria sido completar a escavação até a Rua Uruguai. Mas como tornaria a obra muito mais cara, foi logo descartado. Mal ou bem, a Estação Uruguai estava prevista para ser inaugurada em 1979 mas deverá finalmente sair do papel em 2013, com 34 anos de atraso.

Como a cidade cresceu, a Zona Norte ficou muito mais populosa e é claro que todos os residentes no Rio gostariam de ver o metrô em seus bairros. Por isso, há quem defenda o metrô para a Usina, o metrô para o Méier, etc. Cada projeto destes ganha força de acordo com o resultado de cada eleição e a opinião de vereadores, deputados, prefeitos e governadores.

Fato é que para desafogar o trânsito da cidade e necessário fazer uma nova ligação metroviária entre as Zonas Norte e Sul. A Linha 1 circular é de vital importância para a cidade do Rio de Janeiro. Ela deveria ligar a Estação Uruguai com a futura Estação Gávea para fechar o anel da Linha 1. Caso contrário, o passageiro que pegar o metrô na Zona Sul, tem que cortar toda a Zona Sul, o Centro e a Zona Norte para chegar ao destino final.

A localização da Estação Uruguai é bem no meio da Tijuca e seus sub-bairros. Por isso, ela é o centro de um "X" metroviário na Zona Norte. Descobrimos recentemente que um dos anexos da renovação do contrato de concessão do metrô do Rio de Janeiro dá a opção da empresa de extender o metrô da Estação Uruguai até a futura Estação Méier. Não se fala na extensão para a Gávea, nem para a direção de Muda e Usina.

No caso da expansão até a Estação Méier, o Estado exige que também sejam construídas a Estação Praça Sachet, a Estação Grajaú e a Estação Barão do Bom Retiro.

2 comentários:

  1. Acho descabida a possibilidade de se estender o metrô para o Méier via Linha Um. Seria tão burro quanto o projeto em execução do metrô para a Barra, que será via Linha Um também. Consideraria metrô no Méier só depois de que muitas prioridades fossem realizadas, como o anel da Linha Um, a estação Cruz Vermelha, entre outros. (Pedro Paulo Bastos)

    ResponderExcluir
  2. Mas o Sérgio Cabral é burro, não se esqueça disso!

    ResponderExcluir