sábado, 13 de agosto de 2011

O Pior Metrô do Mundo Pode Piorar

O Rio de Janeiro vai conseguir o que parecia impossível: piorar sua malha metroviária. Começou a construção de uma segunda estação General Osório. Esta será dedicada exclusivamente à Linha 4 e o passageiro que quiser continuar viagem em direção ao restante de Ipanema ou à Copacabana terá que fazer baldeação para seguir em frente.

Deverá ser o único metrô do mundo em que você fará uma baldeação não para mudar de linha ou direção, mas para seguir em frente. Ou seja, você vem de Copacabana, desce na Estação General Osório, anda muito, entra em outro trem na mesma estação e vai em frente para a Estação Nossa Senhora da Paz.


Desapropriações

Na Zona Oeste milhares foram desapropriados para a construção das pistas de BRTs. Na Zona Sul, 4 prédios de 290 apartamentos não podem ser desapropriados para a passagem do metrô.


Baldeação

O atual Governo Estadual construiu a Linha 1A em vez da Linha 2 para acabar com a baldeação na Estação Estácio e para evitar uma nova baldeação na Estação Carioca. Sacrificou assim a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Praça XV.


Linha 4

A Linha 4 que está sendo construída é na verdade um linhão entre Pavuna e Jardim Oceânico. Só não será direto por causa da baldeação na Estação General Osório. Como não haverá cruzamento de linhas, o metrô já estará lotado ao longo do trajeto em dezenas de estações. Ir sentado? Nem pensar! A Linha 4 ganhará ainda a Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental, Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.


Obras

As obras em Ipanema deverão interromper por pelo menos 6 meses o acesso à Estação General Osório.


Estação Gávea

Não está certo que a Estação Gávea será construída para a Olimpíada. Se for construída, tampouco está confirmado se terá uma ou duas plataformas, para ser utilizada por outra linha no futuro.


Alvorada

A princípio, a Linha 4 que está sendo construída vai somente até o início da Barra da Tijuca, na Estação Jardim Oceânico.



Gráfico: Jornal O Globo (20/07/2011)

22 comentários:

  1. http://www.caoscarioca.com.br/2011/debate-sobre-o-metro-linha-4/

    Só isso, nada mais...

    ResponderExcluir
  2. Gente como coisas tão importantes podem ficar assim. O metrô é fundamental para todos como ele é desviado de seu projeto inicial! A cidade pagará caro pelo absurdo das mudanças impostas ao projeto real!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo por causa de uma elite burra e egoista. Quem protestou contra o projeto inicial do metro em Ipanema, tem pelo menos um possante carro, poluidor de uso efemero. Gostaria ver todos eles com agua pelos joelhos andando nas calcadas da praca N S da Paz, lamentando-se pela subida das mares, fruto do aquecimento do planeta.

      Excluir
    2. O povo reelegeu o Sérgio Cabral. Temos que aturar.

      Excluir
  3. O projeto inicial do Metrô deve ser retomado não adianta estas mudanças que não vão resolver e necessitamos de projetos para além das olimpíadas e dos jogos! integração! e a ligação subaquática Rio Niterói!

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo todos que votaram no Cabral e sua corja (Dudu Paes incluido) pois é delas a culpa por esse maravilhoso sistema metroviário implantado no Rio. Ah, sim, fui irônico...

    ResponderExcluir
  5. Nunca votei nesta dupla!!! como ele teve 60% dos votos eu não sei.

    ResponderExcluir
  6. Mais um post sobre o assunto!

    http://claroquepoggi.blogspot.com/2011/08/piada-do-metro-rio-2.html

    ResponderExcluir
  7. Já li!!! Onde você avistou aqueles pássaros?

    ResponderExcluir
  8. O post está errado. Na verdade, a Linha 1 ficará "emendada" na Linha 4, onde teremos uma linha Jardim Oceânico - Uruguai, enquanto a Linha 2 ficará Pavuna - General Osório.

    A baldeação só será necessária para passageiros originários da Linha 2 para a Linha 1 ou 4, sendo que o trecho Central - Cantagalo será compartilhado entre todas as linhas...

    ResponderExcluir
  9. Haverá baldeação entre as Linhas 1 e 4 também em General Osório.

    ResponderExcluir
  10. Afinal de contas a linha 4 terá baldeação da Linha 4 pra linha 1 em General Osório ou serão 2 estações independentes e os trens da linha 4 seguirão pra Cantagalo no sentido Uruguai? nõo consigo achar nada que responda essa minha dúvida e a uns 15 dias atrás passei pela estação General Osório e não vi nem sinal de ligação com a linha 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai depender de como a concessionária vai operar o metrô. Serão duas estações General Osório independentes. Como a Linha 4 será uma extensão da Linha 1, não necessariamente você precisará trocar de trem em Ipanema.

      Excluir
    2. Bom disso é que se no futuro resolverem consertar isso essas estações podem virar da linha 1

      Excluir
    3. Gastou-se centenas de milhares de Reais com duas estações General Osório.

      Excluir
    4. Sim assim como gastou-se na construção da estação Cidade Nova apenas para tapar a luz do sol que atrapalharia a visão do condutor ao entrar no túnel pra central segundo o Fernando Mac Dowell.

      Desde a década de 80 até o governo da Rosinha Garotinho mesmo que a passos de tartaruga vinha se mantendo o projeto original mas foi entrar o Sergio Cabral que conseguiram destruir tudo com essa linha 1A e com a linha 4 construída desse jeito.

      Excluir