Metrô no Méier Previsto desde 1968
O primeiro mapa do projeto do metrô, de 1968, já previa o metrô no Méier. Na verdade, nesta época se pensava em apenas duas linhas na cidade. Uma circular, que seria a nossa Linha 1 atual, que passaria pelas Zonas Sul, Norte e Oeste; e a Linha 2 também atual, que faria o percurso Pavuna - Carioca.Os mapas posteriores encontrados neste blog de 1969, 1970 e 1975 já aparecem descartando o Méier e o ponto final da Linha 1 seria a Estação Uruguai.
Como sabem, as obras da Linha 1 começaram em 1970, com previsão de conclusão em 1979. A Estação Uruguai só será entregue em 2013, com 34 anos de atraso.
Quatro Estações para o Metrô Chegar ao Méier
A cidade cresceu em todas as zonas e especula-se sobre para onde vai a Linha 1. O projeto do metrô no Méier, estipulado nos anexos do contrato de concessão, prevê quatro estações além da Estação Uruguai. Ele contraria a Linha 1 circular para a Gávea porque vai na direção oposta e seu trajeto fica muito semelhante ao mapa do metrô de 1968.Méier Vai Contra Expansão para Muda
Ele também contraria um outro projeto de estender a Linha 1 até Muda e Usina. Havia quem defendesse a Linha 1 circular para a Gávea partindo de uma das duas estações, por ser um túnel mais curto sob a rocha.A extensão para o Méier prevê as estações: Praça Sachet*, Grajaú, Barão do Bom Retiro e Méier.
Para Desafogar a Estação Saens Peña e Grajaú-Jacarepaguá
A população da Saens Peña odeia ser o ponto final do metrô porque muita gente do Méier e diversos sub-bairros da Tijuca vão de carro até a estação para então pegarem o metrô. A construção da Estação Uruguai vai deslocar o problema para quem mora no entorno da Rua Uruguai. É uma situação semelhante que tínhamos em Siqueira Campos, que se aliviou ao ver os ônibus do metrô irem para Ipanema, que agora está tumultuada.Para quem mora na Zona Oeste, uma boa rede metroviária na Zona Norte desafogaria a Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Para quem mora na Zona Sul, o Túnel Rebouças ficaria com trânsito mais leve. Ir e vir de grandes eventos no Maracanã, Engenhão e Tijuca Tênis Clube ficariam mais fáceis.
O metrô na Tijuca, Andaraí, Grajaú, Muda, Usina e Méier não interessa apenas a quem mora e trabalha na Zona Norte, mas à grande parte do Rio de Janeiro.
Por isso, repetimos: a Estação Uruguai está em obras e deverá ser concluída até o final de 2013. Só que ela já nasce pequena, com apenas uma plataforma, em vez de ser uma grande estação com três plataformas para três destinos diferentes.
pelos desenhos que eu vi, acho que essa praça sachet fica próximo da uruguai altura da barão de mesquita.
ResponderExcluiro ideal é que tanto a estação uruguai como a gávea tenham mais de uma plataforma. acho que o trajeto dessa linha em direção ao méier poderia ser estendido até a gávea e até uma estação extra na lagoa, dessa forma a linha cehgaria na zona sul sem congestionar o trecho uruguai-gávea e já estaria em uma estação que tem interligação com a linha 4 que já poderia seguir para botafogo, centro e barra.
nessa linha do méier também deveria ter uma estação próxima a praça barão drumond, perto do iguatemi, do zoológico e em um importante ponto de vila isabel. além disso a linha deveria seguir para o engenhão(com interliganção com o trem), norte shopping, del castilho-nova américa (interligação com a linha 2), bonsucesso, e seguindo para a UFRJ na ilha do fundão e Aeroporto Tom Jobim na Ilha do Governador.
Dessa forma essa linha ligaria a zona sul a importantes pontos da zona norte (aeroporto, ufrj, egenhão) e tb ligaria importantes trechos da zona norte que não estão conectados, além de passar por shoppings importantes do rio (shopping da gávea, iguatemi, norte shopping, nova américa).
Acho que a Linha 1 deveria ser circular, ligando as Zonas Norte<->Centro<->Zona Sul<->Zona Norte.
ResponderExcluirOutras linhas poderiam sair da Zona Norte em outras direções, com certeza.
Miguel, veja esta reportagem do Globo mostrando que o Clube de Engenharia defende a Linha 4 correta: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/09/12/linha-4-clube-de-engenharia-pede-ao-governo-mudanca-no-tracado-925341455.asp
ResponderExcluirEu vi sim, Celso. Finalmente o Globo publicou o mapa do movimento "Metrô que o Rio Precisa". Pode deixar que vai sair neste blog também.
ResponderExcluirSaiu até no globo, mas muito superficialmente. Todos os meios de comunicação do Rio estão vendidos para o Cabral, impressionante! Ninguém se mostra realmente contrário a esse aborto que é o atual projeto em andamento da LINHA 4!!!!
ResponderExcluirPraça Sachet, no Andaraí:
ResponderExcluirhttp://wikimapia.org/#lat=-22.926599&lon=-43.2538176&z=16&l=9&m=b&show=/19056491/Pra%C3%A7a-Sachet
Coordenadas: 22°55'34"S 43°14'55"W
Obrigado, Rodrigo!
ResponderExcluirRafael, os simpatizantes do Gabeira e o Clube de Engenharia entraram na briga.
ResponderExcluirO Meier precisa urgente de Metrô, o transito para nós está insuportável, houve muitos lançamentos imobiliários na área, a população cresceu e as vias não. Nós moradores do Méier merecemos Metrô Srº Governador, pagamos para chegar ao Centro R$7,00 de lotação, o mesmo que os moradores de Vila Valqueire paga, porque este transporte não é legalizado para o Méier. Será que nós temos menos direito que os moradores das áreas já contempladas sempre com melhores serviços do que a nossa região? O que teremos que fazer para merecer Vossa atenção?
ResponderExcluirLucinéia, o pessoal da Zona Norte (Méier, Andaraí, Tijuca, etc) precisa se unir e protestar. A Estação Uruguai está nascendo com uma plataforma apenas e deveria ter 3: uma para a Gávea; uma para Muda e Usina; e outra para o Andaraí, Grajaú e Méier. Criem um movimento junto com as associações de moradores.
ResponderExcluirEste blog não é do governo.
Moro no Engenho de Dentro que nem ônibus para Zona Sul tem...UM ABSURDO TOTAL..já que vários bairros mais distantes tem...Existe sim um boicote para a área do Grande Méier...POLÍTICO...
ResponderExcluirInfelizmente, Cristina, o metrô está muito atrasado. Se tivessem concluído as Linhas 1 e 2 em 1979, hoje o Méier já teria uma linha de metrô.
ExcluirA Associação de Moradores do Méier tem que pressionar as autoridades.
Acho que seria importantíssimo o metro chegar no Meier e ir além como Engenhão, Norte Shopping e Del Castilho pra conectar com a linha 2 e seguir para algum lugar da zona norte como Penha ou Galeão mas acho que no lugar de ir pra Uruguai deveria ir pra Saenz Peña segundo pela Barão de Mesquita com estações na esquina com a José Higino e no Shopping Tijuca pra atender tbm essa parte da Tijuca que tá longe das estações existentes e na contra mão dos ônibus pro centro e zona sul.
ResponderExcluirA densidade populacional do Méier e adjacências faz com que o metrô seja necessário nesta cidade. Em alguns pontos, deve-se conectar com a Linha 1 e com a Linha 2. Apenas discordo de fazer o metrô para o Méier a extensão da atual Linha 1.
Excluir