sábado, 10 de setembro de 2011

O Projeto de Levar o Metrô ao Méier

O projeto de expansão do metrô para o Méier é antigo.

O primeiro mapa do projeto do metrô, de 1968, já previa o metrô no Méier. Na verdade, nesta época se pensava em apenas duas linhas na cidade. Uma circular, que seria a nossa Linha 1 atual, que passaria pelas Zonas Sul, Norte e Oeste; e a Linha 2 também atual, que faria o percurso Pavuna - Carioca.

Os mapas encontrados neste blog de 1969, 1970 e 1975 já aparecem descartando o Méier e o ponto final da Linha 1 seria a Estação Uruguai.

Como sabem, as obras da Linha 1 começaram em 1970 com previsão de conclusão em 1979. A Estação Uruguai só será entregue em 2013, com 34 anos de atraso.

A cidade cresceu em todas as zonas e especúla-se sobre para onde vai a Linha 1. O projeto do metrô no Méier, estipulado nos anexos do contrato de concessão, prevê quatro estações além da Estação Uruguai. Ele contraria a Linha 1 circular para a Gávea porque vai na direção oposta e seu trajeto fica muito semelhante ao mapa do metrô de 1968.

Ele também contraria um outro projeto de extender a Linha 1 até Muda e Usina. Havia quem defendesse a Linha 1 circular para a Gávae partindo de uma das duas estações, por ser um túnel mais curto sob a rocha.

A extensão para o Méier prevê as estações: Praça Sachet*, Grajaú, Barão do Bom Retiro e Méier.

A população da Saes Peña odeia ser o ponto final do metrô porque muita gente do Méier e diversos sub-bairros da Tijuca vão de carro até a estação para então pegarem o metrô. A construção da Estação Uruguai vai deslocar o problema para quem mora no entorno da Rua Uruguai. É uma situação semelhante que tínhamos em Siqueira Campos, que se aliviou ao ver os ônibus do metrô irem para Ipanema, que agora está tumultuada.

Para quem mora na Zona Oeste, uma boa rede metroviária na Zona Norte desafogaria a Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Para quem mora na Zona Sul, o Túnel Rebouças ficaria com trânsito mais leve. Ir e vir de grandes eventos no Maracanã, Engenhão e Tijuca Tênis Clube ficariam mais fáceis.

O metrô na Tijuca, Andaraí, Grajaú, Muda, Usina e Méier não interessa apenas a quem mora e trabalha na Zona Norte, mas à grande parte do Rio de Janeiro.

Por isso, repetimos: a Estação Uruguai está em obras e deverá ser concluída até o final de 2013. Só que ela já nasce pequena, com apenas uma plataforma, em vez de ser uma grande estação com três plataformas para três destinos diferentes.

Obs: Não achei Praça Sachet em nenhum lugar. Acho que seu nome é Praça Tenente Horta Barbosa, no Andaraí.

12 comentários:

  1. pelos desenhos que eu vi, acho que essa praça sachet fica próximo da uruguai altura da barão de mesquita.

    o ideal é que tanto a estação uruguai como a gávea tenham mais de uma plataforma. acho que o trajeto dessa linha em direção ao méier poderia ser estendido até a gávea e até uma estação extra na lagoa, dessa forma a linha cehgaria na zona sul sem congestionar o trecho uruguai-gávea e já estaria em uma estação que tem interligação com a linha 4 que já poderia seguir para botafogo, centro e barra.

    nessa linha do méier também deveria ter uma estação próxima a praça barão drumond, perto do iguatemi, do zoológico e em um importante ponto de vila isabel. além disso a linha deveria seguir para o engenhão(com interliganção com o trem), norte shopping, del castilho-nova américa (interligação com a linha 2), bonsucesso, e seguindo para a UFRJ na ilha do fundão e Aeroporto Tom Jobim na Ilha do Governador.

    Dessa forma essa linha ligaria a zona sul a importantes pontos da zona norte (aeroporto, ufrj, egenhão) e tb ligaria importantes trechos da zona norte que não estão conectados, além de passar por shoppings importantes do rio (shopping da gávea, iguatemi, norte shopping, nova américa).

    ResponderExcluir
  2. Acho que a Linha 1 deveria ser circular, ligando as Zonas Norte<->Centro<->Zona Sul<->Zona Norte.

    Outras linhas poderiam sair da Zona Norte em outras direções, com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, veja esta reportagem do Globo mostrando que o Clube de Engenharia defende a Linha 4 correta: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/09/12/linha-4-clube-de-engenharia-pede-ao-governo-mudanca-no-tracado-925341455.asp

    ResponderExcluir
  4. Eu vi sim, Celso. Finalmente o Globo publicou o mapa do movimento "Metrô que o Rio Precisa". Pode deixar que vai sair neste blog também.

    ResponderExcluir
  5. Saiu até no globo, mas muito superficialmente. Todos os meios de comunicação do Rio estão vendidos para o Cabral, impressionante! Ninguém se mostra realmente contrário a esse aborto que é o atual projeto em andamento da LINHA 4!!!!

    ResponderExcluir
  6. Praça Sachet, no Andaraí:
    http://wikimapia.org/#lat=-22.926599&lon=-43.2538176&z=16&l=9&m=b&show=/19056491/Pra%C3%A7a-Sachet

    Coordenadas: 22°55'34"S 43°14'55"W

    ResponderExcluir
  7. Rafael, os simpatizantes do Gabeira e o Clube de Engenharia entraram na briga.

    ResponderExcluir
  8. O Meier precisa urgente de Metrô, o transito para nós está insuportável, houve muitos lançamentos imobiliários na área, a população cresceu e as vias não. Nós moradores do Méier merecemos Metrô Srº Governador, pagamos para chegar ao Centro R$7,00 de lotação, o mesmo que os moradores de Vila Valqueire paga, porque este transporte não é legalizado para o Méier. Será que nós temos menos direito que os moradores das áreas já contempladas sempre com melhores serviços do que a nossa região? O que teremos que fazer para merecer Vossa atenção?

    ResponderExcluir
  9. Lucinéia, o pessoal da Zona Norte (Méier, Andaraí, Tijuca, etc) precisa se unir e protestar. A Estação Uruguai está nascendo com uma plataforma apenas e deveria ter 3: uma para a Gávea; uma para Muda e Usina; e outra para o Andaraí, Grajaú e Méier. Criem um movimento junto com as associações de moradores.

    Este blog não é do governo.

    ResponderExcluir
  10. Moro no Engenho de Dentro que nem ônibus para Zona Sul tem...UM ABSURDO TOTAL..já que vários bairros mais distantes tem...Existe sim um boicote para a área do Grande Méier...POLÍTICO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Cristina, o metrô está muito atrasado. Se tivessem concluído as Linhas 1 e 2 em 1979, hoje o Méier já teria uma linha de metrô.

      A Associação de Moradores do Méier tem que pressionar as autoridades.

      Excluir