terça-feira, 6 de setembro de 2011

Linha Ouro Poderá Ser a Novidade Paulista para a Copa

Pelo menos um trecho da Linha Ouro do metrô de São Paulo poderá ser a novidade para a Copa do Mundo de 2014. São Paulo não prometeu esta obra para receber o Mundial, mas os paulistanos vão adorar.

A execução da obra da Linha Ouro foi dividida em três trechos. O primeiro trecho, São Judas ao Aeroporto de Congonhas deverá sair do papel até a Copa de 2014. São apenas duas estações e São Paulo será a primeira cidade brasileira a integrar o sistema metroviário ao sistema aeroviário.

Os outros dois trechos deverão ser concluídos posteriormente, até 2020. O segundo trecho vai ligar o Aeroporto de Congonhas a duas direções. Numa, o usuário poderá ir até Jabaquara (integração com a Linha 1) e na outra ir até o Morumbi (integração com a Linha 9). O último trecho vai ligar a Estação Morumbi até a Estação São Paulo FC Morumbi (integração para a Linha 4).

Enquanto isso, no Rio, esperamos ver a Estação Uruguai concluída para a Copa.

8 comentários:

  1. São Paulo e Rio têm em comum anos e anos injustificáveis de atrasos em suas obras do metrô. A diferença é que SP está, há uns anos, correndo atrás e possui um plano consistente de expansão para os próximos anos. Enquanto isso, o Rio...

    Agora, o governo promete a nossa Linha 3 pronta até 2014: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/9/linha_3_do_metro_ficara_pronta_ate_2014_promete_governo_190293.html

    Claro, pronta sem a importantíssima ligação com a Carioca. Resta ao menos a esperança de, em algum momento, anunciarem esta obra.

    ResponderExcluir
  2. Petrobrás e EBX vão pressionar o TCU a liberar a obra da Linha 3.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, ao menos isso o porto do Eike pode ter de bom pro Rio.
    Mas acho que vai demorar a ligação Niteroi Rio.
    Mias provável que se se acomodem com uma ligação com a linha férrea lá na baixada. O que é bom, ter também.

    ResponderExcluir
  4. Vamos torcer para a obra começar. As extensões virão em governos posteriores.

    ResponderExcluir
  5. A estação Araribóia do vídeo do GERJ vai impossibilitar a ligação com Rio, exatamente como a General Osório construída impede a expansão da linha 1. Vejam o vídeo oficial. A linha termina na direção do mar... não dá pra continuar assim.
    O GERJ tá matando a ligação com o Rio, e ninguém está vendo... ou está vendo mas não tá dizendo nada.

    ResponderExcluir
  6. Felipe, sempre é possível fazer, apesar de ficar mais caro. A ligação com o Rio, infelizmente, não está nos planos deste governo.

    ResponderExcluir
  7. Sim, a ligação não vai ser feita por esse governo e eles sempre deixaram claro isso. O problema é que o que eles vão fazer vai dar muito problema no futuro.

    Imagina se resolvem fazer a ligação com o Rio daqui a 6/8anos!
    Vão ter que fazer outra estação Araribóia, criar um desvio, etc.
    Ou seja, o GERJ atualmente está fazendo errado de propósito, mas está ficando por isso mesmo.
    Na L4 é uma xiadeira, na L3 a imprensa aceita o que for... até monotrilho.

    Enfim...

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo que o projeto não é o ideal e que os governos só pensam no imediatismo para acabar suas obras durante seus mandatos. No entanto, se tivermos o metrô na Praça Araribóia, vai rolar uma pressão para fazerem a ligação com o Rio.

    ResponderExcluir