sábado, 15 de outubro de 2011

Clube de Engenharia Defende Movimento "Metrô que o Rio Precisa"

Caiu com uma bomba na Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro e na sede do Governo de Sérgio Cabral. O Clube de Engenharia defendeu o traçado desenhado pelo movimento "Metrô que o Rio Precisa".

Como se vê na matéria publicada pelo O Globo em 13 de Setembro de 2011, o Clube de Engenharia enxerga três linhas independentes para a capital do Rio de Janeiro.

A Linha 1 seria circular entre as Zonas Sul, Norte e Central. Faltariam construir a Estação Uruguai (ficará pronta em 2013), Estação Gávea, Estação Leblon, Estação Jardim de Alah e Estação Praça Nossa Senhora da Paz.

A Linha 2 precisaria ser concluída ligando a Zona Norte ao Centro, com a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV.

Já a Linha 4 voltaria ao traçado original ligando a Zona Oeste, às Zonas Sul e Central. A Estação Carioca precisaria ser ampliada para receber trens de uma terceira linha. De lá, teríamos a Estação Laranjeiras, Estação Dona Marta (ou Estação Largo dos Leões), Estação Humaitá, Estação Jardim Botânico, Estação Gávea, Estação São Conrado, Estação Jardim Oceânico, Estação Shopping Downtown, Estação Città América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.

É incrível como Sérgio Cabral e Júlio Lopes são as únicas pessoas que defendem a Linha 4 que eles estão construindo!

22 comentários:

  1. Cadê o Clube de Engenharia pra questionar o GERJ sobre a estação Araribóia que querem construir como TERMINAL. E porque esse movimento "Metrô que o Rio Precisa" ignora a LINHA 3? Que "Rio" é esse que eles defendem?

    ResponderExcluir
  2. O Movimento "Metrô que o Rio Precisa" priorizou a Linha 4.

    ResponderExcluir
  3. Poxa blz, mas e bairros como Campo Grande, Bangu, etc? fica apenas com a precária supervia? Deveriam trazer alguma linha de metrô pra essas bandas também.

    ResponderExcluir
  4. O problema é que Cabral e sua turiminha não tem contraponto político nessa história, ou seja, ninguém para ir contra o que eles falam, ninguém com moral ou poder político para tanto. Estamos entregue as bartas...

    ResponderExcluir
  5. Kurodo, a Linha 6 do Metrô, que passaria pela Zona Oeste foi substituída por BRTs. Cabem a vocês se organizarem e protestarem!

    ResponderExcluir
  6. Nosso governador faz o melhor por nossa sociedade. Estamos Juntos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Felipepompeua, vc é retardado ou não mora no Rio?

    ResponderExcluir
  8. Esse Felipepompeua, só pode estar de gozação. O Governador e o secretário nunca ouvem a população do Rio, só fazem o q querem. Teremos um metro ridiculo um grande linhão apenas q viverá super lotado como os trens da supervia, pq não existirão interseções de linhas q possam distribuir os passageiros.

    ResponderExcluir
  9. E agora, tem pessoas em Ipanema protestando contra a "gente diferenciada" que irá freqüentar o bairro com a estação N. Sra. da Paz: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/10/20/protesto-contra-metro-em-ipanema-412387.asp

    Lastimável.

    ResponderExcluir
  10. Celso, eu li a matéria. Espero que organizem um baile funk em plena Praça Nossa Senhora da Paz!!

    ResponderExcluir
  11. Pessoas diferenciadas??! #CriseDeRiso
    Eu me divirto com o Brasil

    O mais hilário é que a população de Ipanema está mais preocupada com o tráfego de "gente diferenciada" do que com o trajeto da linha a ser criada, que não beneficia a cidade, o que mostra que não precisa morar nas comunidades(vulgo: favelas) para ser alienado.

    Parece que a população se esquecera que parte desta "gente diferenciada" se desloca de todos os pontos da cidade para trabalhar no bairro, prestando os seviços necessários para comodidade da população

    Agora, com a minha opinião contrária, me juntarei a "gente diferenciada" #CriseDeRiso

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Wallace. É triste ver uma parte de Ipanema defendendo este tipo de preconceito e ainda usam as árvores como bode expiatório. A verdade é que o metrô passa por debaixao de praças em todas as cidades do mundo sem danificá-las.

    ResponderExcluir
  13. Mas o mais engraçado de tudo Miguel, é a alienação da população, que poderia se unir a outros grupos para defender o traçado original, logo, não passariam por Ipanema, por enquanto!

    ResponderExcluir
  14. O Movimento Metrô que o Rio Precisa é pequeno e só se discute a Linha 4....

    ResponderExcluir
  15. Se o governo do Rj se preocupasse com a população, o transporte não estava precário e caro como está. Irritações a parte, vcs sabem me dizer se há alguma proposta de Metro para região do méier e engenho de dentro?

    ResponderExcluir
  16. Oi Marina, eu concordo com você. Já publiquei outros posts sobre o Metrô no Méier.

    ResponderExcluir
  17. É indiscutível o projeto perfeito. Desafogaria o trânsito da zona sul e da tijuca.

    ResponderExcluir