Em dezembro de 2015, a
Linha 4 será inaugurada para testes, que deverão durar entre dois e seis meses. Repare no
mapa como ficará a Linha 4 depois do fim das obras. O Y da Gávea será mantido e o metrô vai terminar sua viagem na Estação Jardim Oceânico.
Aí está a pá de cal que faltava no nosso pobre metrô... Resta a agonia da expectativa em saber como será a estação Gávea. Seria um alento se tivéssemos a confirmação da construção do trecho Jardim Oceânico~Alvorada pelo menos. Esse é ano de eleições municipais, quem sabe não rola a intenção do prefeito atual em bancar as obras desse trecho. Afinal até 1992 a prefeitura também participava da expansão do metrô ainda que timidamente... sonhar ainda é de graça.
ResponderExcluirPerdemos a guerra pela rede metroviária pelo visto...
ResponderExcluirGeorge, acho difícil, pois do Jardim Oceânico à Alvorada são seis estações e o trecho jamais foi escavado.
ResponderExcluirGabriel, também acho que a guerra está perdida. Assim, como César Maia será lembrada para sempre pela Cidade da Música e Brizola pelos CIEPs, vamos lembrar de Sérgio Cabral como o homem que destruiu o metrô do Rio.
ResponderExcluirEu acho que ainda nao ,a indsatisfaçao pela tripa é muito grande ,tem uma açao ainda correndo na justiça.Se eu fosse o Governo do estado abriria 2 frentes de trabalho ,o governo do Rio possui plenas condições de fazer o trecho da Linha 1 Gávea-Ipanema e o trecho da Linha 4 Gávea-Carioca ao mesmo tempo .Para ter uma ideia o Governo de SP está fazendo a Linha 4 amarela ,5 lilas e 2 verde ao mesmo tempo e ainda esta estudando iniciar a linha 6 laranja além de reformar e comprar novos trens tanto para o metrô quanto para a CPTM que é a companhia de trens. SP não recebe 1 centavo do governo federal ,ja o Rio é um dos estados que mais recebe .
ResponderExcluirÉ isso que eu não entendo (do verbo "entender muito bem"). São Paulo mostra que é possível evoluir a malha, numa velocidade satisfatória, inclusive. Tirando má vontade ou interesses estranhos, não há explicação cabível para o nosso metrô crescer tão pouco. E um crescimento com amputações a um crescimento maior.
ExcluirSão Paulo caminha para o primeiro mundo. O Rio para o quarto!
ExcluirSó não entendo uma coisa. Para que construíram a estação Gávea? Se prevê futuramente uma outra linha??
ResponderExcluirFrancisco, este governo não prevê.
ResponderExcluirGávea-Ipanema agora é Linha 4 e não mais Linha 1.
ResponderExcluirÉ agora pelo governo Cabral Gávea-Ipanema virou Linha 4 .É muito esquisito mesmo ,as prioridades deveriam ser concluir a Linha 1 e a Linha 2 para ai sim fazer a Linha 4 ,esse governo que fazer uma tripa só da Pavuna a Barra ou seja o metrô do Rio será formado de 3 linhas incompletas que formam um minhocão de uns 50 quilômetros ,vai ser bonito pra caramba no dia que alguém se suicidar na estação Botafogo e travar tudo .Isso que o governo Cabral está fazendo é a mesma coisa que pegar uma corda ,pintar de 3 cores diferentes e dizer que ali tem três cordas ,quando na verdade é uma só.
ResponderExcluirTomara que a ação na Justiça consiga parar esse absurdo
Senhores, me expliquem uma coisa. Por que estão contruindo uma 2ª estão General Osório/Ipanema? Não sou do RJ e quando tive a oportunidade de estar nessa estãção, meses atrás, percebi que logo após o final da plataforma sentido sul há uma parede. É o finam? Não há extenção para manobras como existem em todas as estações terminais de SP? Lembro que na Pavuta também não há. Outras dúvidas: se o governo do RJ pretendia fazer o linhão, que também sou contra, por que então já não planejaram isso? Gostam de gastar dinheiro...
ResponderExcluirMais uma dúvida. Pelo mapa desse post, entendo que os trens partindo da 2º estação General Osório/Ipanema podem ter como destino duas estações: Gávea OU Jardim Oceânico. Os trens partindo de Jardim Oceânico podem ter dois destinos: Ipanema OU Gávea . Os trens partindo da Gávea para Ipanema ou Jardim Oceânico. É isso?
ResponderExcluirpois é, Atilio...
ResponderExcluirLuiz, visite os posts que publiquei sobre a Linha 1. É uma vergonha o que estão fazendo em General Osório.
ResponderExcluirLuiz: a princípio sim. Não está claro ainda para que servirá este Y na Gávea.
ResponderExcluirMiguel,
ResponderExcluira impressão que tenho é que existe a possibilidade de que Gávea seja usada para uma futura linha 4 até a Carioca ou para fechar o círculo com a Tijuca. O governo tem uma lógica perversa de não se importar com remodelações de trajetos se isso favorece as empreiteiras. Não acho que o metrô esteja destruído. Se isso favorecer alguém futuramente, podem ocorrer mudanças sim. Tenho a impressão de que em algum momento até a linha 2 indo para Botafogo será cancelada (se isso favorecer a Delta).
abraço
Em suma, o planejamento é frouxo com vistas a possíveis (e desejados) retrabalhos.
ResponderExcluirFrancisco, difícil saber.
ResponderExcluirNa próxima eleição é FORA SÉRGIO CABRAL
ResponderExcluirNa próxima ele sai da chefia do executivo, mas se ele representa interesses alheios aos da população, ninguém que ele apoie pode vir na próxima.
ExcluirNa verdade quem está por trás de tudo isso é a MetrôRio.Os projetos originais foram criminosamente alterados para que a MetrôRio fique com o monopólio da operação ,tudo aprovado pelo Cabral ,cuja esposa é advogada da empresa MetrôRio.O metrôdo Rio só será serio quando for estatizado assim como o metrô de Sao Paulo.
ResponderExcluirTomara, Gabriel!!
ResponderExcluirConcordo, Atílio!
ResponderExcluirNa situação hipotética que citei anteriormente seria a prefeitura que construiria o trecho Jardim Oceânico~Alvorada de uma só vez sem as estações intermediárias. Pensei em algo semelhante ao que foi feito no trecho Botafogo~Copacabana no qual foi deixado espaço e condição para a construção da estação Morro de São João. Não sei se nesse trecho da Barra caberia algo como uma parceria público-privada e também há a questão do tempo para a conclusão da obra. O que me dá uma ponta de esperança também é o fato do chamado trecho 0 do Transoeste ter sido cancelado por enquanto como se estivesse aguardando uma indefinição ser resolvida. Sendo assim, quem sabe não tenhamos uma surpresa agradável nesse ano de eleição...
ResponderExcluirMorei em Botafogo muitos anos e lembro bem que realmente o projeto previa mais uma estação no bairro, mais especificamente na rua Álvaro Ramos.
ExcluirNa época (1990) os donos do Rio Sul acenaram com a possibilidade de bancar a estação, inclusive com uma passagem subterrânea ligando o shoping á nova estação, mas aí o governo cresceu o olho e pediu na época 35 milhões de rais, quando estudos encomendados pelo Rio Sul davam conta que com 7 milhões se fazia tudo.
Os donos até rebateram o governo dizendo: "com 35 milhões construímos outro Rio Sul".
É amigo, mais uma vez o poder público atrapalhando a vida do cidadão.
Isso mesmo Flumenau!
ExcluirA prefeitura não vai fazer isso: a) Não tem dinheiro; b) não tem autorização; c) Não tem interesse; d) São 6 estações num trecho que jamais foi escavado. É caríssimo, complicado e de longo prazo.
ResponderExcluirA linha pode seguir elevada e/ou superfície e/ou em trincheiras pelo canteiro central da Av. das Américas, não há necessidade de ser totalmente subterrânea. E como assim 6 estações??? A partir do Jd. Oceânico seria Downtown, Extra, Riviera, Barra Shopping e Alvorada, totalizando 5 estações (os nomes não são os melhores possíveis, mas são os do projeto estudado):
Excluirhttp://i.imgur.com/O4IeG.jpg
Fonte: Rio Trilhos
Do Jardim Oceânico até Alvorada poderia ser feito muito bem acima da terra. Não precisaria escavar.
ResponderExcluirPensei nisso também Celso. O metrô sairia do subterrâneo logo após o canal e voltaria ao subterrâneo em frente ao Barra Shopping, direto, sem estações intermediárias que seriam construídas posteriormente. O problema seria o forte risco de embargo por parte dos moradores da região. No mais, seria uma questão de entendimento entre as esferas envolvidas e vontade política acima de tudo.
ExcluirCelso, eu discordo. Para mim, todo metrô tinha que ser subterrâneo. Dá para fazer por cima de terra, claro! Mas não é o ideal. Os passageiros, trens, vagões, etc, ficam sujeitos a calor, sol, frio, chuva, balas perdidas, etc.
ResponderExcluirGeorge, esqueci de mencionar também o barulho e a paisagem que mudaria bastante com o metrô por cima de terra.
ResponderExcluirRodrigo, de qualquer maneira, 5 estações (Jd. Oceanico seria a 6a) é muito mais caro que apenas uma.
ResponderExcluirMetrô por cima de terra sempre é pior. É mais barato e pior. Imagina, ficar recebendo sol na cara, ou um temporal.
ResponderExcluirSabe porque está sendo feito apenas o linhão? Porque tem que facilitar a vida dos turistas que vão ficar hospedados na Zona Sul e vão ver os Jogos na Barra da Tijuca. Também é para as empreiteiras ganharem dinheiro. Só por isso! Se fosse pela necessidade da população, teríamos Linha 1 circular, Linha 4 até a Estação Carioca, Linha 2 conforme o projeto original e não essas aberrações. Fora isso a necessidade de um metro no Méier, o bilhete mais caro do Brasil ...
ResponderExcluirA super lotação vai impedir os turistas de entrarem no linhão.
ExcluirNa verdade eu penso além: se o governo realmente se importasse com a população, fariam não só o que o Edgar disse, mas também a linha 5, 6, 1B, 1C, 1D, 2A, entre outras. Sobre a linha 6, creio que ela seja de vital importância para a cidade, pois ligaria o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobin até o terminal Alvorada na Barra.
ExcluirJá disse em outros comentários e vou continuar dizendo: um comentarista deste blog propôs que houvesse o Movimento Metrô Linha 6 que o Rio precisa, eu apoio esta iniciativa, pois não podemos permitir que somente haja uma iniciativa dessas para apenas uma lina de metrô (eu sei, foi o trecho que foi licitado, mas juntos podemos fazer com que a linha 6 também seja licitada e assim aposentar aquele corredor expresso de ônibus. Com isso haveria menos poluição nas ruas, os turistas se sentiriam mais bem recepcionados, a cidade inteira sairia ganhando e tudo por que este blog teve a coragem para divulgar esta idéia.
Ainda aguardo resposta. Em nenhuma cidade de porte respeitável, deixa de existir ou não se constrói uma linha ligando partes relevantes da cidade ao aeroporto (pode ser de trem ou metrô ou os dois). Espero colaboração para esta empreitada. É pela cidade.
A população precisa se mexer, criar seus movimentos e votar certo.
ExcluirPrezados, Bom dia.
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizar a você Miguel Gonzalez por esta excelente iniciativa dos blog's postados, pois coloca em debates assuntos de grande relevancia e interesse da população do Rio.
Considero que técnicamente, todas as soluções acima propostas seriam mais viaveis se utilizar-se a mesma bitola das linhas existentes do metrô e trens suburbanos, ou seja em 1,6m a não ser que se use o mesmo artifício político que foi feito em São Paulo, por ser uma concessão utilizar bitola diferente para dificultar uma futura integração com as existentes quando da troca de governo.
Não se deixem enganar, pois o custo em bitola de 1,6m e 1,43m é praticamente o mesmo pois o que muda na composição é somente o truque, os demais componentes são exatamente os mesmos.
Obrigado, Luiz. Eles já encomendaram os trilhos com bitola de 1,43? E os trens novos, vão se adaptar à Linha 4 ou terão que comprar mais trens?
ExcluirPrezado Miguel,
ResponderExcluirO que define, a bitola no caso do metro que não utiliza dormente como uma ferrovia, é a distância das bases em que são colocadas as selas, (chapa retangular que fica entre o trilho e a base), os trihos são os mesmos, e nas composições a largura do trem é a mesma, só muda o truque.
O gabarito para construção de tuneis para 1,43 e 1,6m é exatamente o mesmo, desmentindo a opinião de outros sites.
Não sei se não fui claro quanto a explicação que se os trens chineses vieram conforme especificação internacional, estes estão corretos, quanto a oscilação os projetos modernos prevem uma barra de torção, semelhante a um automóvel, ou seja o esforços das rodas de um lado se transferem para o outro, e já é uma tecnologia consagrada.
Não sei se é pedir muito, mas o momento é de união pelo Rio, pela coerência, assim sugeriria que você entrasse em contato com outros tecnicos no assunto, inclusive blogueiros.
Precisamos confirmar estas especificações, mas as respostas oficiais são sempre vagas.
Grato, Leoni
Leoni, vou pesquisar este assunto mesmo. Agora, se os túneis do metrô servem para os dois tipos de bitola e os trilhos também são os mesmos, os trens do nosso metrô (novos e velhos) funcionarão tanto nas Linhas 1 e 2 quanto na Linha 4, certo?
ExcluirMiguel, bom dia.
ResponderExcluirPara que haja uma integração regional, é um fundamento básico que tanto a bitola, quanto a forma de alimentação elétrica ambas sejam iguais as existentes, ou seja 1,6m para bitola, e 750Vcc alimentado pelo terceiro trilho eletrificado.
Em todos segmentos industriais, e em um sistema ferroviário não é diferente, é fundamental que haja a minimização de custos, nós estamos no século XXI, enquanto a maioria dos países estão unificando seus sistemas regionais, no Brasil estão diversificando, principalmente em relação as duas principais que são 1,0m com ~23.000km, e 1,6m com ~6.500km
Quanto aos trens chineses, se vieram conforme especificação internacional, a oscilação nos projetos modernos prevem uma barra de torção, e amortecedores semelhante a um automóvel ou caminhão, ou seja o esforços das rodas de um lado se transferem para o outro, e já é uma tecnologia consagrada.
Além dos sites mencionados no outro texto, sugiro a leitura dos seguintes: "Revista Ferroviária", e "São Paulo trem jeito", no qual são abordados pelos melhores especialistas brasileiros e internacionais este assunto especifícamente.
Você tem meu email pessoal, caso seja de seu interesse, mande uma mensagem informando o seu particular, que lhe mandarei textos de minha autoria, e telefones de contato, que não é coveniente colocar aqui.
Grato, e um ótimo fim de semana. Leoni
Obrigado por todas as informações, Leoni!
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