Se tudo der certo para Sérgio Cabral e o Ministério Público não implicar mais com o projeto da Linha 3, a obra do metrô que vai ligar Visconde de Itaboraí à Niterói via São Gonçalo vai sair do papel. Serão 14 estações ao longo do trajeto.
Petrobrás Investirá Meio Bilhão
A Petrobrás completará o orçamento total de R$ 1,7 bilhão. O primeiro trecho a entrar em operação deverá ser o de Barreto à Alcântara, em 2014.O Governo Federal também anunciou que Nova Iguaçu ganhará seu VLT (reprodução abaixo) que irá do Coderte, no Centro do município, até Cabuçu.
Arranco meu braço direito se isto sair do papel !
ResponderExcluirDuvido !!!
Eu torço para que não saia do papel. Pelo menos não com a estação que vai impedir a extensão até o Rio.
ExcluirMiguel. Apenas uma curiosidade técnica (não sou engenheiro). Seria possível a extensão para o Rio se a estação "arariboia suspensa" tivesse uma ligação (escada rolante, elevador...o que for...) com uma futura (e incerta) estação "arariboia subterrânea" vindo do Rio.
ResponderExcluirSe isto for tecnicamente possível (repito, estou apenas chutando pois não sou engenheiro), a estação arariboia serviria para integração para a linha vindo do Rio (e tendo como estação terminal a "arariboia subterrânea") e poderia ter uma continuação em direção à Niterói (Ingá, Icaraí, etc...).
Apesar de se um devaneio meu, seria tecnicamente possível ?
Bené, seria um opção bem mais cara e vc faria uma baldeação para seguir em frente na mesma linha. O ideal seria ter a estação Praça Araribóia desenhada em 2002 pelo governo Rosinha. Assim, vc sairia da Carioca e poderia ir até Visconde de Itaboraí sem descer do trem.
ExcluirMas também pode-se pensar em uma continuação da linha 3 rumo à Itaipuaçu, passando pela região Oceânica de Niterói, e Araribóia ser uma estação de trasnbordo, tal como o Bené sugeriu.
ExcluirFlávio, a Linha 3 vai para Itaboraí pelo outro lado...
ExcluirE isso inviabiliza? Itaipuaçu poderia ser uma excelente cidade dormitório, e essa extensão atenderia uma área densamente populada. Sem contar que muitos dos moradores dessa região também se deslocam diariamente para o centro do Rio e São Gonçalo.
ExcluirItaipu é pela Linha 7. É outra direção.
ExcluirNão Miguel....ir para a região oceânica via ingá//Icaraí/charitas/ipiratiniga.......
ResponderExcluirA distancia entre as barcas e charitas ( por via subterrânea, nao é tão grande assim. Se for para chutar, chutaria uns 15 km, no máximo.
Só disse que numa direção o metrô vai para Itaboraí. Pela outra, vai para Piratininga.
ExcluirMas é isto que quero dizer, Miguel. A estação arariboia fica suspensa, servindo para transbordo para uma estação subterrãnea arariboia vindo do rio, e também servindo como continuidade da linha 3 para o restante de niteroi (ingá, Icaraí, etc...)
ExcluirUm transbordo massivo de usuários da Linha 3, pra linha 2 seria absurdo. Pior que era Estácio, pior do que será Linha4-Linha1.
ResponderExcluirPeraí, Belnderwood! Vamos pensar com calma. A linha 2 foi projetada para trabalhar com trens de 8 vagões. Seus trens originalmente tem uma capacidade absurda. E a população que vem de Niterói e Itaboraí não vem toda pro Rio. Boa parte dela vai para o centro e região oceânica de Niterói. O trem da linha 2 chegaria vazio em Araribóia, com só com os passageiros com destino à linha 3, e esse "transbordo massivo" que você cita seria escoado em um grande trem. Realmente não entendo a proposta do Bené como algo impraticável ou inviável.
ExcluirA Estação Carioca precisa ser ampliada. Transbordos são necessários e há grandes estações de metrô em toda grande metrópole do planeta.
ResponderExcluirEstava me referindo a idéia do transbordo da Linha 3 para Linha 2 em Araribóia, como justificativa para a não construção da estação subterrânea, sem possibilidade de expansão.
ResponderExcluirMesmo que a L3 acabe no centro, ou faça um arco e siga para a Zona Sul e oceânica de Niterói, haveria um transbordo descomunal de gente em Araribóia para pegar o trem da L2. Essa idéia é insana!
O GERJ TEM que fazer o certo, que é a L3 direto, e daí sim, talvez um dia, uma outra linha servindo a outras parte de Niterói, saindo de Araribóia.
Entendi Blenerwood. Sua visão é a melhor alternativa considerando a ligação rio-niteroi pelo metro subaquático.
ExcluirEntretanto, acho muito provável que a ligação aconteça ( ao menos durante a nossa existência). A ligação marítima será ainda utilizado por muitos, mas muitos anos.
Sob esta perspectiva, ao menos a estaçaão arariboia como prevista pelo governo faz com a expansão para niteroi se torne muito mais factível.
A baldeação para a Linha 2 seria na Estação Carioca. Em Niterói ficariam apenas as Linhas 3 e 7.
ExcluirEles deveriam fazer uma linha de barcas entre a Praça XV e São Gonçalo. Mas também deveriam fazer o metrô logo.
ExcluirEu não sei em qual mundo de fantasia essa linha 3 atenderia ao município de Itaboraí (e não Visconde de Itaboraí, como aparece em um dos posts do blog, que é um distrito do município)!
ResponderExcluirVisconde e Itambi são distritos extremamente afastados e periféricos no município, a imensa maioria da população vive no distrito de Itaboraí (Centro) e em Manilha. Essas pessoas nunca poderiam utilizar o metrô, essas estações são totalmente inviáveis e visam apenas atender às necessidades da Petrobrás, não à população do município.
Eu moro em Venda das Pedras, que é onde a linha deveria terminar originalmente, e NUNCA usaria um metrô em Visconde ou Itambi, é totalmente impraticável!
A estação de Guaxindiba também não seria uma opção. Além de ficar num local ermo, sairia muito mais caro do que pegar um ônibus para o Rio ou Niterói.
É triste ver o Governo vendendo esse projeto como se houvesse nele algum benefício para Itaboraí, quando na realidade está vinculado apenas aos interesses econômicos do COMPERJ, em detrimento da população!
Rodrigo, se o metrô chegar até Visconde de Itaboraí, vai caber à população da cidade pedir e exigir a extensão dele até o centro da cidade.
ExcluirE você acha que isso é o normal, correto e esperado? Pra que levar pra Visconde pra início de conversa? É isso que eu estou criticando. Se esse projeto visasse atender à população, seria realizado de foram a atender ao Centro da cidade. Mas como é para atender aos interesses da Petrobrás, vau ser feito de qualquer jeito e a população que se dane, ou fique protestando por uma extensão até o Centro, o que aumentaria o percurso em vários quilômetros já que teríamos que passar por Visconde e Itambi...
ExcluirSe o metrô realmente fosse construído, pra atender à população teria que passar por Manilha e ir até o Centro ou Venda das Pedras, se não for assim não serve para a cidade!
Rodrigo, a Linha 3 foi dividida em 3 trechos: São Gonçalo - Niterói; Niterói - Rio; São Gonçalo - Itaboraí. Eles querem fazer dois destes trechos agora. É mais fácil pedir o metrô até o centro de Itaboraí se ele chegar a Visconde de Itaboraí do que pedir o metrô para o centro de Itaboraí se ele nem existe em Niterói.
Excluir