Metrô do Rio (não oficial)

O blog que luta por um metrô para todos no Grande Rio.

sábado, 19 de maio de 2012

Dilma Libera R$ 1,2 Bilhão para a Linha 3

Se tudo der certo para Sérgio Cabral e o Ministério Público não implicar mais com o projeto da Linha 3, a obra do metrô que vai ligar Visconde de Itaboraí à Niterói via São Gonçalo vai sair do papel. Serão 14 estações ao longo do trajeto.


Petrobrás Investirá Meio Bilhão

A Petrobrás completará o orçamento total de R$ 1,7 bilhão. O primeiro trecho a entrar em operação deverá ser o de Barreto à Alcântara, em 2014.

O Governo Federal também anunciou que Nova Iguaçu ganhará seu VLT (reprodução abaixo) que irá do Coderte, no Centro do município, até Cabuçu.
Postado por Miguel Gonzalez às 00:01
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Futuro, Linha 3

22 comentários:

  1. Bené21 de maio de 2012 às 22:32

    Arranco meu braço direito se isto sair do papel !

    Duvido !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel Gonzalez22 de maio de 2012 às 10:28

      Eu torço para que não saia do papel. Pelo menos não com a estação que vai impedir a extensão até o Rio.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  2. Bené22 de maio de 2012 às 11:43

    Miguel. Apenas uma curiosidade técnica (não sou engenheiro). Seria possível a extensão para o Rio se a estação "arariboia suspensa" tivesse uma ligação (escada rolante, elevador...o que for...) com uma futura (e incerta) estação "arariboia subterrânea" vindo do Rio.

    Se isto for tecnicamente possível (repito, estou apenas chutando pois não sou engenheiro), a estação arariboia serviria para integração para a linha vindo do Rio (e tendo como estação terminal a "arariboia subterrânea") e poderia ter uma continuação em direção à Niterói (Ingá, Icaraí, etc...).

    Apesar de se um devaneio meu, seria tecnicamente possível ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel Gonzalez22 de maio de 2012 às 14:38

      Bené, seria um opção bem mais cara e vc faria uma baldeação para seguir em frente na mesma linha. O ideal seria ter a estação Praça Araribóia desenhada em 2002 pelo governo Rosinha. Assim, vc sairia da Carioca e poderia ir até Visconde de Itaboraí sem descer do trem.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Flavio23 de maio de 2012 às 09:14

      Mas também pode-se pensar em uma continuação da linha 3 rumo à Itaipuaçu, passando pela região Oceânica de Niterói, e Araribóia ser uma estação de trasnbordo, tal como o Bené sugeriu.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Miguel Gonzalez23 de maio de 2012 às 16:10

      Flávio, a Linha 3 vai para Itaboraí pelo outro lado...

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Flavio23 de maio de 2012 às 18:43

      E isso inviabiliza? Itaipuaçu poderia ser uma excelente cidade dormitório, e essa extensão atenderia uma área densamente populada. Sem contar que muitos dos moradores dessa região também se deslocam diariamente para o centro do Rio e São Gonçalo.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. Miguel Gonzalez24 de maio de 2012 às 10:28

      Itaipu é pela Linha 7. É outra direção.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Responder
  3. Bené23 de maio de 2012 às 17:58

    Não Miguel....ir para a região oceânica via ingá//Icaraí/charitas/ipiratiniga.......

    A distancia entre as barcas e charitas ( por via subterrânea, nao é tão grande assim. Se for para chutar, chutaria uns 15 km, no máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel Gonzalez24 de maio de 2012 às 10:29

      Só disse que numa direção o metrô vai para Itaboraí. Pela outra, vai para Piratininga.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Bené24 de maio de 2012 às 13:31

      Mas é isto que quero dizer, Miguel. A estação arariboia fica suspensa, servindo para transbordo para uma estação subterrãnea arariboia vindo do rio, e também servindo como continuidade da linha 3 para o restante de niteroi (ingá, Icaraí, etc...)

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Responder
  4. Anônimo23 de maio de 2012 às 19:51

    Um transbordo massivo de usuários da Linha 3, pra linha 2 seria absurdo. Pior que era Estácio, pior do que será Linha4-Linha1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio28 de junho de 2012 às 15:59

      Peraí, Belnderwood! Vamos pensar com calma. A linha 2 foi projetada para trabalhar com trens de 8 vagões. Seus trens originalmente tem uma capacidade absurda. E a população que vem de Niterói e Itaboraí não vem toda pro Rio. Boa parte dela vai para o centro e região oceânica de Niterói. O trem da linha 2 chegaria vazio em Araribóia, com só com os passageiros com destino à linha 3, e esse "transbordo massivo" que você cita seria escoado em um grande trem. Realmente não entendo a proposta do Bené como algo impraticável ou inviável.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  5. Miguel Gonzalez24 de maio de 2012 às 10:29

    A Estação Carioca precisa ser ampliada. Transbordos são necessários e há grandes estações de metrô em toda grande metrópole do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  6. Anônimo24 de maio de 2012 às 13:54

    Estava me referindo a idéia do transbordo da Linha 3 para Linha 2 em Araribóia, como justificativa para a não construção da estação subterrânea, sem possibilidade de expansão.

    Mesmo que a L3 acabe no centro, ou faça um arco e siga para a Zona Sul e oceânica de Niterói, haveria um transbordo descomunal de gente em Araribóia para pegar o trem da L2. Essa idéia é insana!
    O GERJ TEM que fazer o certo, que é a L3 direto, e daí sim, talvez um dia, uma outra linha servindo a outras parte de Niterói, saindo de Araribóia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bené24 de maio de 2012 às 14:49

      Entendi Blenerwood. Sua visão é a melhor alternativa considerando a ligação rio-niteroi pelo metro subaquático.

      Entretanto, acho muito provável que a ligação aconteça ( ao menos durante a nossa existência). A ligação marítima será ainda utilizado por muitos, mas muitos anos.

      Sob esta perspectiva, ao menos a estaçaão arariboia como prevista pelo governo faz com a expansão para niteroi se torne muito mais factível.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Miguel Gonzalez25 de maio de 2012 às 08:08

      A baldeação para a Linha 2 seria na Estação Carioca. Em Niterói ficariam apenas as Linhas 3 e 7.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Miguel Gonzalez25 de maio de 2012 às 08:09

      Eles deveriam fazer uma linha de barcas entre a Praça XV e São Gonçalo. Mas também deveriam fazer o metrô logo.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Responder
  7. Rodrigo31 de janeiro de 2013 às 19:25

    Eu não sei em qual mundo de fantasia essa linha 3 atenderia ao município de Itaboraí (e não Visconde de Itaboraí, como aparece em um dos posts do blog, que é um distrito do município)!

    Visconde e Itambi são distritos extremamente afastados e periféricos no município, a imensa maioria da população vive no distrito de Itaboraí (Centro) e em Manilha. Essas pessoas nunca poderiam utilizar o metrô, essas estações são totalmente inviáveis e visam apenas atender às necessidades da Petrobrás, não à população do município.


    Eu moro em Venda das Pedras, que é onde a linha deveria terminar originalmente, e NUNCA usaria um metrô em Visconde ou Itambi, é totalmente impraticável!

    A estação de Guaxindiba também não seria uma opção. Além de ficar num local ermo, sairia muito mais caro do que pegar um ônibus para o Rio ou Niterói.

    É triste ver o Governo vendendo esse projeto como se houvesse nele algum benefício para Itaboraí, quando na realidade está vinculado apenas aos interesses econômicos do COMPERJ, em detrimento da população!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel Gonzalez1 de fevereiro de 2013 às 08:56

      Rodrigo, se o metrô chegar até Visconde de Itaboraí, vai caber à população da cidade pedir e exigir a extensão dele até o centro da cidade.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Rodrigo4 de fevereiro de 2013 às 03:29

      E você acha que isso é o normal, correto e esperado? Pra que levar pra Visconde pra início de conversa? É isso que eu estou criticando. Se esse projeto visasse atender à população, seria realizado de foram a atender ao Centro da cidade. Mas como é para atender aos interesses da Petrobrás, vau ser feito de qualquer jeito e a população que se dane, ou fique protestando por uma extensão até o Centro, o que aumentaria o percurso em vários quilômetros já que teríamos que passar por Visconde e Itambi...

      Se o metrô realmente fosse construído, pra atender à população teria que passar por Manilha e ir até o Centro ou Venda das Pedras, se não for assim não serve para a cidade!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Miguel Gonzalez4 de fevereiro de 2013 às 10:04

      Rodrigo, a Linha 3 foi dividida em 3 trechos: São Gonçalo - Niterói; Niterói - Rio; São Gonçalo - Itaboraí. Eles querem fazer dois destes trechos agora. É mais fácil pedir o metrô até o centro de Itaboraí se ele chegar a Visconde de Itaboraí do que pedir o metrô para o centro de Itaboraí se ele nem existe em Niterói.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Páginas

  • Página inicial
  • Estação Gávea

Esporte Rio

  • Fluminense FC Campeão do Troféu Eficiência de Tênis de Mesa de 2020 - 8/1/2021 - Esporte Rio
  • Magnus F (SP) Campeão da Taça Brasil Masculina de Futsal de 2021 - 8/1/2021 - Esporte Rio
  • Flamengo e Vasco Decidem Brasileiro Sub-17 de 2021 - 8/1/2021 - Esporte Rio
  • Minas TC (MG) Campeão Brasileiro Juvenil de Inverno de Natação de 2021 - 8/1/2021 - Esporte Rio
  • SC Corinthians P (SP) Campeão Brasileiro Júnior de Inverno de Natação de 2021 - 8/1/2021 - Esporte Rio

Bem Vindo ao Metrô do Rio

Tentamos contar a história e traçar os rumos do futuro do metrô do Rio de Janeiro.

Visits since 05/05/2010

Metrô 2023

Metrô 2023

Visualizações de página do mês passado

9,138

Seguidores

Postagens populares

  • Entramos na Plataforma Fantasma do Metrô do Rio de Janeiro
    Entramos na plataforma fantasma da Linha 2 na Estaç ã o Carioca em 13 de novembro de 2015. O Blog Metrô do Rio estava presente ! A Expec...
  • Quem Vai Assumir a Irresponsabilidade?
    A inauguração apressada do chamado pelo Governo de Linha 4 mas que a população apelidou de "puxadinho da Linha 1" causa apreen...
  • Mapa dos Transportes do Rio em 2016
    A imagem mostra o mapa de como o Governo do estado está desenhando o Sistema de Transportes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no ce...
  • Trens Chineses não Cabem nas Estações
    A concessionária Metrô Rio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro administram o metrô fluminense de forma amadora, incompetente e irres...
  • Projetos da Linha 4 do Metrô
    O que é a Linha 4? Quantos projetos existem ou existiram para esta linha de metrô? Leia mais abaixo. O Projeto Original da Linha 4 O projeto...
  • Elisângela Gomes Lima
    A condutora Elisângela Gomes Lima , de 37 anos, morreu na noite desta quinta-feira ao ser atingida por uma composição do Metrô que chegava...
  • Governo Decide: Gávea Sai do Papel
    No começo da semana aconteceu uma reunião entre o Governador em exercício Francisco Dornelles, o Secretário Estadual de Transportes Rodrig...
  • Mapas dos Anos 1970 Mostram como Deveria Ser o Metrô Fluminense
    A Companhia do Metropolitano de São Paulo guarda em seus arquivos dois mapas (um deles datado de 1976) que mostram como deveria ser o me...
  • "Metrô que o Rio Precisa" Ganha Força
    O Movimento Metrô que o Rio Precisa ganha cada vez mais força , apoio de políticos, de engenheiros e espcialistas. Novas ações do movimento ...

Marcadores

  • Bondes (10)
  • Entrevistas (1)
  • Futuro (161)
  • História (161)
  • Linha 1 (251)
  • Linha 1A (41)
  • Linha 1B (4)
  • Linha 1C (3)
  • Linha 1D (3)
  • Linha 2 (193)
  • Linha 2A (5)
  • Linha 3 (76)
  • Linha 4 (230)
  • Linha 5 (18)
  • Linha 6 (21)
  • Linha 7 (5)
  • Macaé (13)
  • Outros (108)
  • Trem (6)
  • Trem Bala (2)

Arquivo do blog

  • ►  2025 (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2024 (46)
    • ►  outubro (3)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2023 (7)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  agosto (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (2)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2022 (4)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2020 (6)
    • ►  outubro (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  março (2)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2019 (6)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2018 (13)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2017 (20)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (4)
  • ►  2016 (55)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (5)
    • ►  maio (6)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (2)
  • ►  2015 (50)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (9)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2014 (64)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (3)
  • ►  2013 (43)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (6)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (2)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ▼  2012 (50)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (4)
    • ▼  maio (4)
      • São Gonçalo Constrói sobre a Linha 3
      • Dilma Libera R$ 1,2 Bilhão para a Linha 3
      • Luta pelo Futuro da Rede Metroviária
      • Video das Obras na Estação Uruguai
    • ►  abril (4)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2011 (68)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (5)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (13)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2010 (79)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (7)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (11)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (12)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2009 (90)
    • ►  dezembro (15)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (6)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (12)
    • ►  abril (13)
    • ►  março (9)
  • ►  2008 (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2007 (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2006 (2)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2005 (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2003 (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2002 (3)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2000 (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
  • ►  1999 (4)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  1998 (13)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (3)
  • ►  1997 (2)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  1996 (4)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  1995 (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  1994 (3)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  março (1)
  • ►  1992 (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  1991 (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  março (2)
  • ►  1990 (1)
    • ►  outubro (1)
  • ►  1989 (4)
    • ►  outubro (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  1988 (6)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
  • ►  1987 (6)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (2)
  • ►  1986 (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  1985 (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  1984 (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  1983 (7)
    • ►  novembro (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  março (3)
  • ►  1982 (4)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (3)
  • ►  1981 (9)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  1980 (1)
    • ►  março (1)
  • ►  1979 (12)
    • ►  junho (2)
    • ►  março (10)
  • ►  1978 (4)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  março (1)
  • ►  1977 (3)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  junho (1)
  • ►  1976 (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  1975 (3)
    • ►  novembro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  1974 (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  1973 (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  1970 (8)
    • ►  junho (2)
    • ►  janeiro (6)

Urbe Carioca

Carregando...
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.