Todos sabem que a Prefeitura está desapropriando três mil imóveis na Zona Oeste para construir os tais corredores de ônibus, que serão paleativos e que em pouco tempo ficarão ultrapassados, precisando ser substituídos por metrô.
O Governo do Estadual, não quis desalojar temporariamente 290 famílias de Ipanema. Os apartamentos ficam em três prédios no quarteirão por onde passaria o metrô entre a Estação General Osório e a Estação Praça Nossa Senhora da Paz.
O Governo do Estadual, não quis desalojar temporariamente 290 famílias de Ipanema. Os apartamentos ficam em três prédios no quarteirão por onde passaria o metrô entre a Estação General Osório e a Estação Praça Nossa Senhora da Paz.
Qual o impacto disso para a população?
Um custo extra de R$ 377 milhões, sem contar o fechamento por cerca de um ano da Estação Cantagalo e da Estação General Osório. Os ônibus do metrô voltarão à Estação Siqueira Campos durante a duplicação da Estação General Osório.Qual o impacto disso na rede metroviária?
A população terá que fazer uma baldeação para seguir na mesma direção. Isto deve ser inédito em todos os metrôs do mundo! O passageiro que chegar à Estação General Osório vindo da Estação Cantagalo terá que desembarcar, andar centenas de metros e pegar outro metrô na mesma General Osório para seguir em frente, em direção à Estação Praça Nossa Senhora da Paz. Quem vier na direção oposta, também terá que trocar de metrô.Briga pelo Traçado Original Continua
O vereador Carlo Caiado (DEM) encaminhou um estudo ao Ministério Público mostrando o absurdo que é esta obra. Ele também defende a manutenção do projeto original que previa a Linha 4 saindo de Botafogo e passando por Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado e Barra da Tijuca.Baldeações
Baldeação entre linhas de metrô existem em qualquer lugar do mundo. No entanto, o atual governo era radicalmente contra baldeações. Por isso, em vez de concluir a Linha 2, preferiu construir a Linha 1A, tumultuando de vez as Linhas 1 e 2. Curioso é que agora, este mesmo governo que era contra baldeações, decidiu criar um monstrengo em Ipanema: uma baldeação totalmente desnecessária!Fonte: O Dia.
ainda ha chances de ser construido o traçado original , ou simplesmente foi descartada a ideia pelo governo?
ResponderExcluirO governo descartou mas a briga está na justiça.
Excluirmas com o andamento das obras de ipanema sentido gavea nao vai impossibilitar o traçado original?
ExcluirMiguel, mas o que podemos nós, cidadãos, de fato, fazer para tentarmos mudar essa situação? Como podemos apoiar o vereador que ainda luta pelo traçado original?
ExcluirVitor, no futuro, as obras de Ipanema sentido Gávea poderão voltar a se chamar Linha 1 (circular), desde que concluam o trecho Gávea - Botafogo (Linha 4).
ExcluirGlauco, votarei no Prefeito Freixo que desafiou o Governador e a FGV que apóia este traçado maluco para o metrô do Rio.
ExcluirSeria possível a expansão da nova estação general Osório em direção ao humaitá ? E haveria a possibilidade de expansão da antiga estação general Osório para outra direção que não a barra (que será atendida pela nova estação) ? Se não for em nenhum dos casos, realmente é absurda a notícia.
ResponderExcluirÉ realmente absurdo, Bené. Gal Osório para Humaitá exigiria uma volta imensa. O mais lógico seria termos 2 túneis metroviários dos dois lados da Lagoa. A linha 1 ao sul, passando depois pela Gávea e cruzando o maciço da Tijuca, em direção à Uruguai, e outra passando pela Gávea e margeando a Lagoa ao norte, chegando à Botafogo e ao Centro. Mas não daria para encaixar como extensão das linhas atuais, seria necessária uma nova licitação, e isso não se faz com os patrocinadores das campanhas.
ExcluirAté a vitória sempre!
Bené, da Gal. Osório, o metrô deveria ir por Ipanema mesmo até a Gávea. A questão é que não desapropiaram o que deveriam ter desapropriado. O que deveria ser a Linha 1 circular será chamada de Linha 4.
ExcluirIsso mesmo, Flávio.
ResponderExcluirOk, entendi....
ResponderExcluirMas considerando que a besteira será realizada, quais seriam as alternativas para a baldeação na general Osório daqueles que vêem pela linha 1 ? A nova estação da general Osório poderia ser expandida para onde ? Pós olimpíadas, a fim de criar opção daquele que vem da linha 1 e possa optar na general Osório o caminho para a Barra ou outro lugar.....que lugar poderia ser ?
Bené, seriam dois túneis paralelos, muito próximos um do outro. Essa obra caminha para ser mais um desperdício no nosso metrô, a se somar com as escavações para completar a linha 2 em direção à Carioca e as plataformas para linha 2 nas estações Carioca e Estácio. Infelizmente não é o dinheiro deles que está sendo desperdiçado...
ExcluirHá traçados alternavos para a Linha 1 descritos no meu blog. Foram estudos feitos nos anos 80 e 90, que previam metrô no Leme, na Urca e em outros pontos de Botafogo. Cliquem em Linha 1B, 1C e 1D.
ExcluirVou tentar expor melhor a minha indagação, Miguel.
ResponderExcluirPrimeiramente, gostaria de considerar alguns fatos que considero consumados (por mais que eu proteste):
1) Com a construção da estação cidade nova, teremos um linhão Pavuna-General Osório.
2) Com a ampliação da General Osório, a baldeação Linha 4 e Linhão será inevitável.
3) Pelas premissas acima expostas, a linha 01 circular torna-se inviável tecnicamente, especialmente pela construção da general osório.
Em segundo lugar, devemos considerar que a Estação Estácio deve ser de algum modo aproveitada (em seus dois níveis). Bem como que a estação gávea deve ser construída em 2 níveis.
Diante de tudo exposto, pergunto se haveria viabilidade das seguintes ideias:
1ª) ligar a Gávea à estação Uruguai que teria o trecho normal até a estação praça onze. Na estação Praça Onze, ao invés do túnel já construído até a Central, desvia-se por um túnel a ser construído até a Estação Cruz Vermelha e depois Estação Estácio.
2ª) A nova Estação General Osório (que receberá trens vindos da barra) deve ser ampliada para alguma direção (dando-se oportunidade para o passageiro do linhão ter opção de baldeação para, ao menos, duas rotas. Esta estação poderia ser ampliada até a Estação Estácio (construindo-se várias estações no caminho: alguma estação perto da fonte da saudade, Humaitá, Cosme Velho, Catumbi, etc...até a Estação Estácio (que já tem duas plataformas).
3ª) Salvo engano, a proximidade entre a estação Estácio e a estação cidade nova é de, no máximo, 200 metros (até menos). Pode-se construir uma ligação subterrânea de pedestre entre ambas
Teríamos então:
linha 01: Pavuna - General Osório
linha 02: Gávea - Carioca
linha 03: Jardim Oceânico - Estácio
linha 04: São Gonçalo-Niterói (futuramente ligada à linha 02, por meio do suposto túnel subaquático)
Destaca-se, ainda, que o túnel que liga a estação são cristóvão-estácio ficaria fora de operação para transporte de passageiros, bem como o túnel entre a estação praça onze-central (mas ao menos não teríamos uma estação fechada).
Consequencias: 1ª) o passageiro da Barra poderá chegar ao Centro da cidade por meio de baldeação na Estação Gávea, Estácio ou por meio da Estação General Osório.
2º) o passageiro da Pavuna chegar na Barra por meio da baldeação na Estação General Osório ou Cidade Nova
3º) o passageiro da Tijuca terá ligação direta ao centro. Para a zona sul, terá duas opções (ou baldeação na gávea, ou baldeação na carioca.
O que vc acha ?
Os projetos dos anos 90 prevendo uma Linha 1 Circular, a Linha 2 entre Belford Roxo e Praça XV, a Linha 3 entre Itaboraí e Carioca; e a Linha 4 do Centro à Alvorada ainda são as melhores opções.
ExcluirBené, suas ideias são boas, e qualquer ideia complementa o debate e é bem vinda. O que o Miguel defende, e eu acho válido, é que umas 6 linhas foram estudadas, planejadas e desenhadas. Qualquer um de nós pode fazer um desenho de como seria um metrô. Mas nos anos 1960, o dr. em Engenharia de Transportes Fernando MacDowell e grande equipe (muitos do IME, como conta meu pai que também trabalhou lá), fizeram diversos estudos, de impacto urbano, ambiental, viabilidade de custo, etc, para chegar a esses desenhos. E infelizmente, os últimos 5 ou 6 governadores ignoraram tais estudos, baseados em puro interesse econômico e político, sem levar em conta o melhor para o povo Fluminense.
ExcluirAbraços.
Desculpe meu pragmatismo, mas considero uma batalha perdida !!!
ExcluirConcordo plenamente com vc e o Miguel ! É evidente que o projeto originário seria o ideal ! Mas já foi feita a linha 1A e a expansão para a Barra, no modelo da general osório, é uma realidade.
Entretanto, diante das alterações no projeto original (que provavelmente acorrerão, por maior que seja nosso protesto),deve-se pensar em alternativas para remediar o problema e aproveitar ao máximo as estações existentes e que serão construídas até as olimpiadas.
O Governo Estadual, ao menos, apresenta um projeto de ampliação para justificar as alterações que serão realizadas ?
Não podemos desistir!
ExcluirQue tal uma indenização de R$ 1,3 milhão para cada família ? Usemos o custo extra estimado para desapropria, indenizar e ficar com um metro decente!
ResponderExcluirVitor, isso é o que deveria ser feito mesmo.
ExcluirSeria a melhor opção, mas as famílias que moram ali não teraim onde morar. R$ 1,3 milhão não paga um 3 quartos em Ipenema, Leblon ou gávea...
ExcluirMas Rafael, as famílias precisariam deixar suas casas TEMPORARIAMENTE. Esses imóveis não seriam demolidos. Apenas é preciso tirar as pessoas de casa porquê ficar em casa com explosões embaixo delas, por maior que seja a profundidade, há um impacto. Desses R$ 1,3 milhão, parte poderia pagar hospedagem para elas perto de casa durante as escavações.
ExcluirSendo assim... De qualquer maneira, a prefeitura, o estado, ou whatever que seja por trás dessa aberração prefere embolsar esses 1,3 milhão por unidade, não é mesmo!?
ExcluirIsso merecia uma investigação maior. O principal jornal do Rio (O Globo - TV, Rádio, papel) não noticiou isso.
ExcluirRafael, a desapropriação seria temporária. Um ano no máximo.
ResponderExcluirIsso mesmo, Flávio.
ResponderExcluirEles criaram essa gambiarra da linha 2 até general osório para ter um intervalo bem pequeno entre as estações central e carioca.
ResponderExcluirIsso! Mas vamos continuar lembrando a todos que a Linha 2 não foi concluída. Gabeira prometeu concluí-la na última eleição mas o povo votou no Cabral.
Excluiro povo votou em quem eles se espelham...
ExcluirPois eh...
Excluir