O problema crônico de trânsito em São Paulo será amenizado até 2030, segundo atuais e ex-políticos, governadores e prefeitos da capital econômica do país.
Além da cidade já ter a maior malha metroviária do país, as obras de extensão não param.
Neste momento, São Paulo está construindo 58 novas estações de metrô. O sistema metroviário deixará de ser exclusivo da capital e chegará aos municípios de Guarulhos e Taboão da Serra.
Além da cidade já ter a maior malha metroviária do país, as obras de extensão não param.
Neste momento, São Paulo está construindo 58 novas estações de metrô. O sistema metroviário deixará de ser exclusivo da capital e chegará aos municípios de Guarulhos e Taboão da Serra.
Obras de Expansão do Metrô Paulistano
Das linhas em operação, há obras nas Linha 4 Amarela, 5 Lilás e 2 Verde. A primeira tem onze estações sendo construídas e a segunda tem nove. Já a Linha tem 17 estações sendo construídas, o que levará o metrô da Vila Prudente até o Hospital Cidade Tiradentes. Estas três linhas deverão estar concluídas até a Copa do Mundo de 2014.Até 2016, São Paulo deverá ganhar duas novas linhas. A Linha 6 Laranja terá 16 estações e ligará Bandeirantes à Cidade Líder. As desapropriações já começaram. A Linha 17 Ouro terá 14 estações e ligará a sede do São Paulo FC, no Morumbi, à Jabaquara. Haverá também um ramal para o Aeroporto de Congonhas.
Além das 67 estações em construção, as Linhas 15 Branca, 16 Prata e 18 Marrom estão em fase de projetos e estudos. Quando estas três linhas saírem do papel, o metrô paulista chegará a outros municípios, como São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Santo André.
Enquanto isso o Metro Rio faz obras na maior parte do tempo paletivas, como a Estação Cidade Nova e a "integração" (isto é, gambiarra) que leva a linha 2 até Botafogo...
ResponderExcluirTriste...
ExcluirEu acho que é porque lá é o governo estadual que constroi o metrô aqui é o governo federal.
ResponderExcluirAqui é o Governo Estadual também.
ExcluirIsso sem contar as linhas 19 e 20, que estão bem próximas de serem construídas. Só corrigindo: a Linha 2 até Cidade Tiradentes é chamada de Linha 2 - Monotrilho, que como o nome diz, é em monotrilho, portanto, uma linha nova (em breve provavelmente será renomeada para Linha 16 - Prata). A Linha 17 também é em monotrilho, inclusive, serão um dos sistemas de monotrilho com maior capacidade no mundo, na Linha 2 maior até que o metrô convencional.
ResponderExcluirSe ainda contarmos a Linha 9 e a Linha 12 - Expresso Leste da CPTM, que tem qualidade de metrô então... O rio precisa urgentemente aumentar, mas da forma certa: Linha 2 até Praça XV, Linha 3 até Praça XV, Linha 4 da Carioca até Alvorada via Jardim Botânico, e Estação São João.
O metrô do Rio só voltará a crescer depois da próxima eleição, quando entrar um novo governador.
Excluirou não...
ExcluirNa pior das hipóteses nada mudará, Rafael!
ExcluirO problema do Rio é que só se pensa pontualmente, não existe uma visão global do que se quer ter e os poucos planos que existem são esquecidos ou ignorados. Fazer o BRT até a Alvorada e deixar o Metro até o Jardim Oceânico por exemplo, ficando a ligação dos dois para um segundo momento, é coisa de louco. Quase que o BRT não chega ao Galeão, parece que só na última hora alguém se tocou da mancada. Toda a questão da conexão pelo Leblon/Ipanema ou por Jardim Botânico/Botafogo e por aí vai. Acho que o governo precisa levar a questão do planejamento um pouco mais a sério.
ResponderExcluirConcordo contigo!
ExcluirO problem do BRT ao Galeão é urbanístico. No plano dos BRTs, havia uma rede (no slideshow do T5 tem um mapa com o projeto completo), que previa um corredor radial ligando o aeroporto mais diretamente à área central. Na época do planejamento, levou-se em consideração as vias de trânsito mais abertas e diretas, o que não é o caso entre a Penha e o Galeão. Resultado: muitas desapropriações, e introdução de binários ou elevados em áreas residenciais.
ExcluirO projeto do Pan previa Metrô...
ExcluirNunca pensei que fosse dizer isso, mas o Rio está precisando de uns políticos como os de São Paulo, que roubam mas pelo menos fazem, e fazem direito.
ResponderExcluirGlauco: São Paulo está mil anos na frente do Rio: política, economia, serviços, transportes, planejamento, tudo de SP é melhor. Resta dizer que temos praia.
ExcluirMiguel, dizer q São Paulo está na frente do Rio dessa forma, é no mínimo desinformação. São Paulo tem coisas boas, como o transporte público + eficiente, mas mesmo assim n é bom. Já experimentou andar de metrô em São Paulo durante o horário do rush? É assustador.
ResponderExcluirSão Paulo tb é MUITO maior do q o Rio, e se n fizesse o metrô (iniciado em 1974), já teria parado. Agora, dizer q os políticos deles são melhores... Vc está sendo ingênuo ao afirmar isto.
Basta lembrar do Jardim Romano, q ficou 1 mês (MÊS) debaixo d'água, do rodízio de veículos, criminalidade crescente... Se bem q São Paulo n divulga os índices de criminalidade, e todo mundo acha q o Rio é q é violento...
Em termos de políticos bandidos, se os nossos são ruins (e são péssimos), vc precisa ver os de lá. Duvida? Busque informações fora da grande imprensa, vendida e suja. Dá pena do povo, se bem q eles elegem Clodovil, Tiririca e outros. Os pobres do Pinheirinho q o digam.
Se vc acha q São Paulo é melhor do q o Rio, n experimente morar lá. Conheço quem morou e n quer voltar nem a passeio. Agora, se vc comparasse o Rio a Curitiba, eu até entenderia... Se n levasse em conta a violência do trânsito (a capital q + mata em termos de carros) e as gangues.
Toda cidade tem problemas, agora achar q o seu problema é maior do q o dos outros, é miopia e "síndrome de vira-lata", como diria Nélson Rodrigues.
São Paulo tem sérios problemas e acordou tarde para pensar em seu metrô. Mas agora está correndo atrás e até 2030 teremos outra São Paulo com o metrô saindo da capital e indo para as cidades satélites.
ExcluirEles elegeram Clodovil e Tiririca? Nós elegemos Paes e Cabral. E daí? Prefiro Clodovil e Tiririca.
Não vou discutir violência e política. Este blog é sobre o metrô.
Se bem que se nao votarmos no paes vamos votar em quem? No filho do cezar maia, para talvez construir outra obra faraonica tipo cidade da musica? Ou o até entao desconhecido representante do pt... Ha. Sobrou o Gabeira... O Rio ta ruim mesmo de representaçao política. Fica dificil enchergar um futuro promissor não so do metro mas de tudo para o Rio se depender de representaçao politica e partidaria. Fica dificil assim!
ResponderExcluirFreixo ou Aspásia são bons nomes.
ExcluirSe bem que se nao votarmos no paes vamos votar em quem? No filho do cezar maia, para talvez construir outra obra faraonica tipo cidade da musica? Ou o até entao desconhecido representante do pt... Ha. Sobrou o Gabeira... O Rio ta ruim mesmo de representaçao política. Fica dificil enchergar um futuro promissor não so do metro mas de tudo para o Rio se depender de representaçao politica e partidaria. Fica dificil assim!
ResponderExcluirQualquer um, menos no Paes.
ExcluirSe bem que se nao votarmos no paes vamos votar em quem? No filho do cezar maia, para talvez construir outra obra faraonica tipo cidade da musica? Ou o até entao desconhecido representante do pt... Ha. Sobrou o Gabeira... O Rio ta ruim mesmo de representaçao política. Fica dificil enchergar um futuro promissor não so do metro mas de tudo para o Rio se depender de representaçao politica e partidaria. Fica dificil assim!
ResponderExcluirAté o filho do César Maia é melhor que o Paes.
ExcluirMe descculpe pela replicada, mas deu erro na verificaçao de caracteres e o programa mandou fazer novas verificaçoes. So que ja tinha ido. Foi erro do site.
ResponderExcluirPelo que entendo, posso afirmar que falta comprometimento para o transporte, até por que a necessidade de se mover é vital desde o surgimento do ser humano. Presume-se que ou fazemos algo para reverter isso ou a imobilidade não será opção.
ResponderExcluirMais do que nunca, deve-se criar um meio para falar com quem entende do assunto para resolver isso. Não deve-se tolerar os nossos governantes ao ignorarem uma necessidade básica da sociedade. Daqui a pouco o metrô de Teresina (cerca de 15 anos), será maior do que o do Rio. Isto porque não protestamos tanto a ponto deste absurdo mudar.
Se o metrô de outras cidades está crescendo é por que seus habitantes lutam por um transporte decente, e as autoridades sabem que um deslize nesta questão, custa o cargo. Que não esteja longe o dia em que isto possa acontecer no Rio. Mais que ratos, temos os parasitas deles.
O do Rio também está crescendo, de forma lenta, mas está indo.
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