sábado, 21 de julho de 2012

Sistema BRT É Falho

Em pouco mais de um mês, cinco pessoas já foram atropeladas pelos ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transport). Isso sem falar em acidentes entre ônibus e outros veículos que invadem a área exclusiva dos ônibus.

O que vemos no dia-a-dia são pedestres cruzando a linha de qualquer maneira e carros querendo entrar pelas pistas de ônibus para fazer retornos ou cortar caminhos.

Sistemas de ônibus só desafogam o trânsito durante um breve período de tempo. Foi assim em Bogotá (Colômbia), Cidade do México (México) e Curitiba (PR).

O transporte rodoviário é lento e mortal. Ele é conduzido por seres-humanos, que são sujeitos à falhas, à distração ao sono e ao álcool. Não é de se espantar o número de mortos em estradas estaduais e nacionais. O país não tem transporte ferroviário de passageiros.

Nada dito acima é novidade. Os políticos, governantes e engenheiros já deveriam saber disso há muitos anos.

O BRT da Zona Oeste precisa ser rapidamente substituído pela Linha 6 do metrô, projetada nos anos 90. A Linha 6 deveria ter as seguintes paradas: Estação Aeroporto Internacional do Galeão, Estação Penha, Estação Braz de Pina, Estação Irajá (integração com Linha 2), Estação Vaz Lobo, Estação Otaviano, Estação Madureira, Estação Campinho, Estação Praça Seca, Estação Tanque, Estação Taquara, Estação Bandeirantes, Estação Cidade de Deus, Estação Via Parque e Estação Alvorada (integração com Linha 4).

30 comentários:

  1. A linha 6 só vai voltar a ser comentada no próximo século.

    ResponderExcluir
  2. A linha 6 não seria em substituição a Trans Carioca?

    ResponderExcluir
  3. Realmente é a TransCarioca que está no lugar da linha 6. Nós os suburbanos não merecemos transporte decente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merecem sim, Antônio! A população tem que votar melhor!

      Excluir
    2. Merecem e como o Miguel disse, basta votar direito. Nada de Cabral, nada de Paes, nada de PMDB e demagogias!

      Excluir
  4. A linha 6 só vai ser construída depois da transcarioca estiver farta.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso, um imbecil qualquer do governo disse em entrevista ao Globo esse final de semana que s BRT e o BRS são os melhores meios de transportes de qualquer centro urbano porque chegam mais rápido aos lugares e são mais baratos e mais eficientes na implantação que o metrô....

    ResponderExcluir
  6. Rafael, é a campanha para a situação começando.

    ResponderExcluir
  7. Nem deveria existir os BRTs TransCarioca e Brasil, acho que deveriam ser trocados pelo metrô. mais como seu estado e omisso, aí fica como tá?

    ResponderExcluir
  8. Acho que todos os moradores da zona oeste CONSCIENTES deveriam fazer campanha para seus vizinhos menos conscientes, ou seja, eleitores do Cabral e do Paespalho, NUNCA MAIS VOTAR NESSA CORJA. Os BRTs serão a piada (uma delas) das Olimpíadas e logo tomarão vergonha na cara e começarão a discutir sua subsitituição ou por metrô ou por VLTs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles deveriam fazer isso mesmo. Deveriam criar o Movimento Linha 6 que o Rio Precisa.

      Excluir
    2. Rafael, às vezes algumas pessoas criticam os moradores da Zona Sul, dizendo que eles são pedantes e elitistas, mas o movimento o Metrô Linha 4 que o Rio precisa fez muito barulho. Bastante para o atual governo ceder, pelo menos, na questão da estação Gávea em 2 níveis. E essa é uma vitória não só dos moradores da Barra e Zona Sul, mas de todos os Fluminenses que vivem na região metropolitana do Rio, tanto quanto de todos que visitam nossa cidade. Seria fantástico que movimentos assim surgissem de todos os lados, pressionando os Governos a fazer o certo. No caso da Linha 6, ela precisaria mobilizar não só a população da baixada de Jacarepaguá, mas toda a população ao longo da TransBacalhauCarioca. Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Irajá, Brás de Pina, Penha, Ramos, Ilha. E esses movimentos reunirem-se com os demais. Bem como a galera da grande Tijuca se mobilizar p/ finalmente a linha 1 fechar em arco, e o povo da Tijuca não precisar dar uma volta imensa p/ chegar na Barra. O povo da Grande Tijuca e Grande Méier exigirem a construção de uma linha transversa ligando Inhaúma à Uruguai, atendendo essas áreas e o Engenhão.
      Só com mobilização popular poderemos mudar alguma coisa, gente. Contem comigo.

      Excluir
    3. o movimento metro linha 4 que o rio precisa , pode ate ter feito barulho...e mesmo assim o metro do Cabral esta sendo construindo, e a ampliação do metro para a barra via laranjeiras jarddim botanico etc, fica ai na promessa e sabe-se la Deus quando vai ficar pronta. E o pior é que essa galera ai ainda consegue ser reeleita...

      Excluir
    4. Vitor, nem a licitação dos anos 90 previa a construção da Linha 4 em Laranjeiras, no Centro ou além do Jardim Oceânico. As manifestações têm que continuar!

      Excluir
  9. Miguel, fiz um novo post em meu blog sobre o metrô e dando uma idéia para melhor integrar a zona norte ao centro com mais duas linhas.

    ResponderExcluir
  10. Concordo que o metrô seria a melhor opção, mas não significa dizer que o BRT não é bom.

    Conheço o sistema na Cidade do México e em Bogotá. Não é verdade que eles "só desafogaram o transito durante um breve período tempo". Lá eles funcionam muito bem, o sistema é eficiente, passa ônibus o tempo todo. No México há apenas uma linha que corta a cidade de alto a baixo pela avenidade insurgentes, a mais longa da cidade. Não substitui o sistema de metrô, que é enorme e lotado (a cidade tem mais de 20 milhões de habitantes), é apenas mais uma opção para cruzar a cidade. Em Bogotá o sistema é enorme, com várias linhas que se cruzam em vários pontos, substituindo o metrô.

    Como o sistema é bem feito, com a compra da passagem com antecipação, com o acesso aos ônibus dado em estações fechadas e com informações detalhadas das linhas que passam por ali, milhares de pessoas deixam de usar seus carros e usam o transporte público. Desafogando o trânsito sim, até hoje, e cada vez mais.

    É claro que é preciso um período de adaptação para que o sistema funcione sem problemas, principalmente no Rio que nunca teve nada parecido. Os acidentes vão diminuir com o tempo. As pessoas tem que respeitar as sinalizações de transito. A idéia é equiparar a faixa seletiva do BRT a um trilho de trem. Não é mais um ônibus comum, é um ônibus expresso que só para nas estações. Você cruzaria um trilho com o trem vindo na sua direção? Então nao cruzemos o BRT. É preciso atravessar no sinal e fazer rotações com os veículos nos lugares sinalizados.

    Agora, que a transoeste serve neste caso para aumentar a área sob influência da especulação imobiliária induzindo à expansão da cidade praquela área, não tenho dúvida. Nesse sentido a Transbrasil me parece bem mais prioritária.

    O metrô exige soluções de engenharia às vezes muito complexas e caras. O BRT pode ser uma opção sim. É minha opnião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unkown, discordo que o sistema funcione. No México, na Avenida Insurgentes ele funciona porque há metrô por baixo, como opção. A rede de metrô da capital mexicana é enorme e por isso dilui a massa entre metrôs e ônibus. Se não tivesse a malha metroviária, os ônibus já teriam entrado em colapso?

      Não conheço Bogotá mas já li matérias informando que Bogotá já está construindo novas linhas de metrô para desafogar o sistema de ônibus. Também li matérias sobre Curitiba e o sistema que aparentemente deu certo há 20 anos já está saturado.

      Viu a matéria no Globo esta semana sobre a superlotação da Transoeste? Se tivesse o metrô por baixo como há no México, isso não aconteceria.

      Um abraço

      Excluir
  11. Concordo com o movimento "a linha 6 que o Rio precisa"! Se Bras de Pina tiver metro, quem sabe o bairro volta a prosperar. Essa linha 6 eh a solucao pra zona norte, ilha e jacarepagua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que este movimento que você propõe seja criado desde já! Aliás, tivemos mais um acidente com BRT ontem.

      Excluir
  12. Podem contar comigo, eu gostaria de fazer parte do "novo" movimento Metrô linha 6 que o Rio precisa, até por que seu impacto será bem maior, pois estamos falando de uma linha que perpassa possivelmente a região que mais cresce na cidade, passa por bairros outrora fantásticos, mas com o passar do tempo, tornaram-se decadentes.



    Se vamos fazer isso mesmo, sugiro que comecem a criar uma página no Facebook, Twitter, entre outros. Não se preocupem, sempre que puder postarei algo novo na página da causa. Se já criaram, por favor me mostrem o link (please, show me the link), eu agradeceria muito.



    Também sugiro manifestações e assembleias para discutir-se os termos da causa, pois sem organização, o movimento cai, e governador ganha. Eu recuso-me a aceitar isso. E então? O que é que nós estamos esperando? Comecem com o material gráfico, depois busquem apoio entre os especialistas e políticos, busquem espaço na mídia, façam protestos, reúnam-se com o governo, e o mais importante, nunca desistam. This great cause begin here!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu apóio o Movimento Metrô Linha 6 que o Rio Precisa. Mas não há verba, nem interesse político para isso. Basta ver, que o Governo derrotou a Linha 4 que o Rio Precisa.

    ResponderExcluir