terça-feira, 30 de abril de 2013

Metrô de Frankfurt (Alemanha)

Publicamos aqui matérias de metrôs do Brasil e do Mundo.

Do Brasil, falamos de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Nas Américas, falamos de Buenos Aires (Argentina), Chicago (Estados Unidos), Cidade do México (México), Nova Iorque (Estados Unidos) e Vancouver (Canadá).

Da Europa, falamos do de Copenhague (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Moscou (Rússia), Paris (França) e Sochi (Rússia).

Da Ásia, falamos de Doha (Qatar), Dubai (Emirados Árabes), Nova Déli (Índia), Pyongyang (Coréia do Norte), Tashkent (Uzbequistão) e Tóquio (Japão).

Chegou o momento de falarmos do metrô de Frankfurt (Alemanha). O mapa ao lado mostras as linhas de metrô (U-Bahn) e de bondes (S-Bahn) - está na moda chamá-los de VLTs. São nove linhas de metrô e nove linhas de bondes, totalizando dezoito linhas, totalmente integradas aos aeroportos, estações de trem e locais de grandes eventos como estádios e salões de exposições.

A diferença entre o metrô e o trem é basicamente que o metrô corre pelo subsolo, enquanto que os bondes vão pela superfície. Mas há outras diferenças: o metrô é mais rápido e transporta mais pessoas que o bonde.

16 comentários:

  1. Pelo que sei, Frankfurt é bem menor que o Rio, imagine de São Paulo, e o nosso Metro tem um linhão, enquanto lá são nove, caramba, que inveja.
    Será que nós não temos governantes com uma capacidade de visão de futuro, ou eles acham que colocar três linhas(linha 1, 1A e a futura linha 4)no mesmo trilho vai funcionar. Desculpe pelo termo, mas que bosta de metro nós temos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma bosta de metrô mesmo e enquanto isso, os ônibus seguem matando pedestres, ciclistas e passageiros!

      Excluir
  2. É verdade, guardando as devidas proporções, os nosso ônibus parecem mexicanos ou indianos.

    ResponderExcluir
  3. S-Bahn são maios ou menos equivalentes ao Trens Urbanos, parecidos com a SuperVia e CPTM (mais próximo, na verdade, dos nossos ramais Japeri e Santa Cruz, semi diretos, e da RER da região metropolitana de Paris). Do alemão, Stadtschnellbahn (daí, S-Bahn, "trens intermunicipais" numa tradução aproximada). Em Frankfurt am Main, há cobertura do sistema S-Bahn Rhein-Main, que são as linhas identificadas com a letra "S" seguidas de um número no mapa (S1, S2, S3, S4, S5, S6, S7, S8, e S9).

    As linhas em cinza no mapa são as extensões dos serviços RB (RegionalBahn) e RE (Regional Express) que cruzam a cidade. Tais linhas são como "Trens Intercidades", semelhante a proposta do Governo de São Paulo para ligar as cidades do complexo metropolitano expandido (São Paulo, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos) e bem próximos ao que tínhamos na época da criação da RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA), com seus "trens de longo percurso". Há sistemas semelhantes no Reino Unido, onde as linhas da National Rail fazem serviços de subúrbio/commuter quando entram na Grande Londres, e na Suíça, onde a SBB faz algo semelhante. O Transilien, dos subúrbios de Paris, também é um sistema parecido, porém, atende apenas a região metropolitada. Ambos os sistemas, RB, RE e S-Bahn, são operados pela DB (Deutsche Bahn), num paralelo ao que tínhamos até a década de 80 com a RFFSA.

    O sistema de bondes ou tram, em alemão Straßenbahn, em Frankfurt am Main (que chamamos por aqui de VLT, termo geral que inclui, além dos bondes, os sistemas "Light Rail" e "Metrô Leve" ou "Pré Metrô") não aparecem neste mapa. O sistema possui 11 linhas, cada uma com ao menos 2 variantes (exceto a linha especial EE). Pesquise o verbete, em inglês, na wikipedia sobre os sistemas e os transportes públicos nesta e em outras cidade alemães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um mapa só do sistema metropolitano de Frankfurt pode ser encontrado aqui: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/Schienennetzplan_Frankfurt_am_Main.png

      Excluir
    2. E, outra correção, o sistema U-Bahn de Frankfurt carrega, aproximadamente, 300mil pass/dia, enquanto o sistema S-Bahn Rhein-Main carrega cerca de 400mil pass/dia. Logo, o sistema de trens urbanos (ou de subúrbio) transporta mais que o sistema de "Metrô" deles. Geralmente (mas não é regra), os sistemas U-Bahn são mais próximos de "bondes subterrâneos" ou "Metrô Leve" que os sistemas ditos "Metrô" aqui no Brasil (que são sistemas "pesados", de grande carregamento). Enquanto os S-Bahn são trens de fato (ou, "heavy rail" nas literaturas em inglês), e possuem alta capacidade de tráfego, podendo transportar grande volume de passageiros. Além disso, S-Bahn em Frankfurt possui algumas estações e trechos subterrâneos (12 estações, para ser mais exato). Assim, a diferença básica entre os dois sistemas (U-Bahn e S-Bahn) são sua origem histórica (S-Bahn "evolui" das antigas estradas de ferro, possuindo características tanto para tráfego de carga quanto de passageiros, enquanto os sistemas U-Bahn, Untergrundbahn, sugiram exclusivamente para atender passageiros e os deslocamentos dentro das cidades), já que sua capacidade de tráfego e tipo de material rodante variam bastante.

      Excluir
    3. Este mapa inclui os bondes sobre terra.

      Excluir
    4. Isso aí. O mapa que quis postar era só do metrô mesmo.

      Excluir
  4. Há uma confusão entre Stadtschnellbahn e Straßenbahn. Todos são S-Bahn. Mas há diferença é realmente o que vc falou. Um é o trem intermunicipal, afinal Frankfurt é uma grande metrópole, cara de se viver ali, e outro é o bonde que complementa o sistema metroviário da grande cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há confusão alguma, S-Bahn é só o sistema de trem! Estes possuem uma identidade visual própria em toda Alemanha e a mesma denominação e padronização semelhante são adotados na Áustria,na Suíça, Dinamarca, República Checa e em Milão. Os bondes são chamados de straßenbahnen pela população em geral e identificados pelo ícone de um bonde.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo, me desculpe mas já li algumas vezes o S-Bahn fazendo referência a bondes. Uma cidade como Zurique, por exemplo, não tem metrô, apenas S-Bahn sobre as ruas. E o resto é trem.

      Excluir
    3. Esse caso em Zürich é isolado, é só a linha S19 da S-Bahn que é um "tram-train" (um similar ao que foi o nosso Pré Metrô). O restante do sistema é isolado, os bonde (Strassenbahn, que até possuem estações subterrâneas, sendo um sistema mais próximo do U-Bahn na Alemanha) são diferentes da S-Bahn.

      Excluir
  5. no aeroporto de Frankfurt há uma estação de metrô e TGV?

    ResponderExcluir