terça-feira, 28 de maio de 2013

Metrô do Cairo (Egito)


Publicamos aqui matérias de metrôs do Brasil e do Mundo.

Do Brasil, falamos de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Nas Américas, falamos de Buenos Aires (Argentina), Chicago (Estados Unidos), Cidade do México (México), Nova Iorque (Estados Unidos), Santo Domingo (República Dominicana) e Vancouver (Canadá).

Da Europa, falamos do de Copenhague (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Moscou (Rússia), Paris (França), Sevilla (Espanha) e Sochi (Rússia).

Da Ásia, falamos de Doha (Qatar), Dubai (Emirados Árabes), Mecca (Arábia Saudita), Nova Déli (Índia), Pyongyang (Coréia do Norte), Tashkent (Uzbequistão) e Tóquio (Japão).

Vamos falar hoje do Metrô do Cairo (Egito). O Cairo é a maior cidade da África e do mundo árabe. São cerca de 10 milhões de habitantes numa das maiores densidades populacionais do mundo. Mesmo assim, o metrô demorou a ser inaugurado. A Linha 1 foi entregue à população somente em 1987. Ela tem 35 estações e 44 quilômetros de extensão mas menos de 5 quilômetros são subterrâneos. Cerca de 1 milhão de pessoas por dia passam pela Linha 1.

A Linha 2 entrou em operação em 1996. Ela tem 21 quilômetros de cumprimento, que passam por 20 estações. Ela foi a primeira construção na história da humanidade que corta o Rio Nilo por baixo de terra. Ela passa pela Universidade do Cairo e pelo populoso bairro de Giza, onde ficam as mais famosas pirâmides.

A Linha 3 começou a ser construída em 2006 e seu primeiro dos quatro trechos entrou em operação em 2012. A terceira linha cortará outros bairros populosos como Zamalek, o Centro, Heliópolis e o Aeroporto Internacional do Cairo. Apesar dos recentes distúrbios no Egito, a Linha 3 segue em construção e sua entrega está prevista para 2019. Quando estiver pronta, serão 33 quilômetros passando por 29 estações. Esta linha cortará o Rio Nilo duas vezes por baixo de seu leito.

Uma quarta linha de metrô começou a ser construída no ano passado e deve ficar pronta em 2022. Outras duas linhas de metrô e uma de monorail estão nos planos da capital egipcia.

4 comentários:

  1. Interessante o fato de o metrô ter sido a primeira construção da história a cruzar o Nilo por debaixo, após milênios de uso e ocupação.

    ResponderExcluir