terça-feira, 7 de maio de 2013

O Complicado Metrô de Sevilla (Espanha)

Publicamos aqui matérias de metrôs do Brasil e do Mundo.

Do Brasil, falamos de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Nas Américas, falamos de Buenos Aires (Argentina), Chicago (Estados Unidos), Cidade do México (México), Nova Iorque (Estados Unidos) e Vancouver (Canadá).

Da Europa, falamos do de Copenhague (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Moscou (Rússia), Paris (França) e Sochi (Rússia).

Da Ásia, falamos de Doha (Qatar), Dubai (Emirados Árabes), Nova Déli (Índia), Pyongyang (Coréia do Norte), Tashkent (Uzbequistão) e Tóquio (Japão).

Chegou o momento de falarmos do metrô de Sevilla (Espanha). O projeto do metrô sevillano começou a ser desenvolvivo nos anos 70 e foi entregue ao governo em 1979. O projeto no entanto foi abortado, pois temia-se pelas construções históricas no centro antigo da cidade.

Em 02 de Abril de 2009, a Linha 1 foi finalmente inaugurada com 22 estações e 18 quilômetros de extensão. No entanto, a Estação Guadaira não foi aberta ao público. Outras três linhas de metrô estão em fase de planejamento e devem ser construídas até 2017.

O preço da passagem varia de acordo com o número de zonas que o passageiro vai percorrer. Assim, a linha 1 foi dividida em três trechos, conforme imagem em anexo.

Em Sevilla, a maioria das estações conta com vidros que protegem os passageiros dos trilhos até a chagada dos trens. Sistema similar será implantado na Estação Uruguai do Rio, além de já estar disponível no metrô de São Paulo (SP).

12 comentários:

  1. Olá. Só uma observação: a concessionária desistiu de colocar portas na plataforma da estação Uruguai (e climatizá-la também) há muito tempo. Foi um factóide, para não usar outros termos. Eles sequer escavaram os poucos metros restantes para que a estação realmente ficasse na R. Uruguai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi George, que eles não iam escavar o que faltava para chegar à Rua Uruguai eu já sabia. Onde vc leu sobre a decisão de não colocar as portas?

      Excluir
    2. Seria necessário instalar o sistema de sinalização e gerenciamento de tráfego CBTC, mesmo existente na Linha 4 de São Paulo. Sem este, é inviável manter portas nas plataformas.

      Excluir
    3. Na minha modesta opinião, acho exagero até mesmo as portas. Uma fortuna que poderia ser usada para construir novas estações para proteger uma minoria de se jogar nos trilhos.

      Excluir
    4. O CBTC é necessário por outros motivos, como menor intervalo (até 75s, sendo que a Alstom desenvolve um que possibilita 60s), maior confiabilidade, possibilidade de maior velocidade média das composições e possibilidade de total automatização do sistema (passando a ser driveless). As portas, digamos, são um "bônus" nessa tecnologia. Mas tiveram uma ideia um tanto insana (e louca) em colocar apenas as portas e ignorar o sistema que, de fato, é essencial.

      Excluir
    5. Um sistema de controle e sinalização de tráfego (sigla vem de Communications-Based Train Control). É o mais avançado que existe hoje e utilizado, no Brasil, na Linha 4 de São Paulo (e em implantação em outras linhas, até mesmo na CPTM).

      http://en.wikipedia.org/wiki/Communications-based_train_control

      Excluir
    6. Legal! E o sistema do Rio é o de blocos fixos, certo?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro o “oba-oba” do fanfarrão do Júlio Lopes quando as obras foram iniciadas; inclusive o prazo já estourou:

    http://www.oglobo.globo.com/rio/estacao-de-metro-na-tijuca-ficara-pronta-em-2013-2834906

    O balde de água gelada foi jogado há 1 ano e 2 meses durante um encontro com representantes da concessionária e postado em um fórum:

    www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=89134690&postcount=9890

    Achava a climatização um exagero, desconfiava que não sairia mesmo. Agora as portas são essenciais para a segurança e para acabar com os suicídios mas teriam que ser colocadas em todas as estações, acho que por isso cancelaram, não queriam gastar.

    P.S.: Desculpem por ter removido a mensagem anterior. Era a mesma coisa desta, só não estava conseguindo acessar os links. Se não conseguirem acessá-los me avisem.







    ResponderExcluir