sábado, 12 de outubro de 2013

Metrô Carioca Será Feito de Elevados e Subterrâneos

Assim noticiava O Globo em 23 de Dezembro de 1968. O jornal teve acesso ao estudo técnico, econômico e financeiro definitivo para a construção das primeiras linhas e estações do metrô do Rio de Janeiro.

O primeiro trabalho sobre o metrô da cidade datava de 1929 e 39 anos depois saiu o relatório definitivo. Entre as pesquisas reiniciadas nos anos 60, estudos, início e conclusão das obras, esperava-se que as Linhas 1 e 2 estariam concluídas 22 anos depois. Em 2013, ainda não temos as Linhas 1 e 2 concluídas.

As estações projetadas da Linha 1 (Prioritária) eram as seguintes: Sães Peña, Engenho Velho, Haddock Lobo, Estácio, Cidade Nova, Central, Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Marquês de Abrantes, Botafogo, Lido, Siqueira Campos, Raimundo Corrêa, Miguel de Lemos, Raul Pompéia, General Osório e Nossa Senhora da Paz. As futuras extensões seriam para tornar a Linha 1 uma enorme circular que seria fechada com estações no Méier, Jacarepaguá e Leblon.

A Linha 2 seria construída de São João de Meriri até Niterói, com as estações Estácio e Carioca servindo de transferência entre as linhas.

6 comentários:

  1. Triste e desanimador ler isso. Esse governo só da prioridade pra ônibus, e olhe lá, só fazem quando estão com vontade.

    ResponderExcluir
  2. Caro Miguel, dá pra colocar no post o link para essa página de jornal? É que a imagem postada é muito reduzida e não dá pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, infelizmente não consegui. A matéria está no site oficial daquele acervo digital disponibilizado pelo O Globo. Se você colocar a data da matéria, vai conseguir lê-la.

      Excluir