Nos anos 1980, o Governo do Estado do Rio de Janeiro recebeu dinheiro do BNDES para construir o "rabicho da Tijuca" para diminuir o intervalo dos trens da Linha 1. Na matéria ao lado, a obra é ilustrada pela foto superior.
Outra parte da verba era para concluir a Linha 2 da Estação Pavuna até a Estação Praça XV. O trecho da Pavuna até a Estácio foi concluído. Mas três estações ficaram faltando.
Se o governo já tinha recebido este dinheiro em 1987, onde ele foi parar?
Outra parte da verba era para concluir a Linha 2 da Estação Pavuna até a Estação Praça XV. O trecho da Pavuna até a Estácio foi concluído. Mas três estações ficaram faltando.
Se o governo já tinha recebido este dinheiro em 1987, onde ele foi parar?
Acho que sabemos "direitinho" onde essa grana foi parar...
ResponderExcluirSeria bom o MPRJ investigar.
ExcluirSe a grana era do BNDES, é assunto federal, ou seja do MPF.
ExcluirÉ verdade, mas foi repassada ao Governo do Rio, que deveria prestar contas.
ExcluirUma vergonha... mas quem seria culpado? Esse período pós ditadura até 92 é muito obscuro em relação a dinheiro publico usado. Pior foi durante a ditadura...
ResponderExcluirNão sei quem seria o culpado. Para isso o MP deveria agir.
ExcluirQue eu me lembro, quando o Brizola assumiu o governo do Estado do Rio, em 1983, "sacanearam" o estado passando toda a dívida federal para o estado. Neste período não tiveram obras novas do metrô.
ResponderExcluirO Moreira Franco, o governador seguinte, que assumiu em 1987, mentiu muito em sua campanha, prometendo construir a Linha Vermelha e terminar as linhas 1 e 2 do metrô. O Metrô chegou à Irajá, mas depois foi abandonado. As estações eram na altura do solo, e a linha cruzava as ruas, causando acidentes de vez em quando. Me lembro até hoje uma mulher deslizando do fundo do ônibus, da roleta, até a escada da frente com a freada brusca que o ônibus em que eu estava deu no cruzamento de Vicente de Carvalho.
Depois boa parte da linha 2 foi abandonada, e as estações foram depredadas. Me lembro ver a de Irajá sem telhado e abandonada por anos.
O Brizola foi de novo governador do Rio, depois do Moreira Franco. Ele construiu a Linha Vermelha, mas nada de metrô, pelo que eu me lembro.
Não me lembro a data quando boa parte da linha 2 foi abandonada. Os trilhos em Irajá, que nunca foram usados, chegaram a receber asfalto por cima.
Marcello Alencar retomou o Metrô, pelo que em lembro, e boa parte da Linha 2 foi reconstruída, colocando no alto e acabando com os cruzamentos.
Pela data deste empréstimo, o responsável foi Moreira Franco. O boato era que as empresas de ônibus, e as empreiteiras financiaram a campanha dele. Uma das primeiras atitudes dele foi devolver as empresas de ônibus que o Brizola tinha encampado.
Mas o Moreira Franco tentou construir o metrô. O problema é que em algum momento o $ acabou.
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