quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mapa da Expansão Gávea - Carioca

O Governador Pezão licitou o estudo da expansão da Linha 4. Segundo projeto apresentado, a Linha 4 terá a Estação Gávea, a Estação Jóquei, a Estação Jardim Botânico, a Estação Humaitá, a Estação Largo dos Leões, a Estação Dona Marta, a Estação Laranjeiras, a Estação Santa Teresa e a Estação Carioca.

Estação Gávea: Está sendo construída e será inaugurada em 2016. Ela terá duas plataformas. Uma da Linha 1 para a futura ligação Estação Gávea - Estação Uruguai; e outra para a Linha 4 para a ligação Estação São Conrado - Estação Jóquei.

Estação Jóquei: A Estação Jóquei ficará na Praça Santos Dumont, na Gávea. Sua ligação com a Estação Gávea não será feita por tatuzão. Quando o tatuzão chegar à Estação Gávea, ele será desmontado e remontado no túnel na saída da Estação Jóquei.

Estação Jardim Botânico: A Estação Jardim Botânico ainda não tem localização definida mas ficará em algum lugar entre o Hospital da Lagoa e o Parque Lage. O túnel entre a Estação Jóquei e a Estação Jardim Botânico poderá ser feito sob a Rua Jardim Botânico ou sob o prado do Jockey Club Brasileiro.

Estação Humaitá: O local preferido pelas autoridades construírem a Estação Humaitá é no terreno do antigo posto Petrobrás, onde está sendo construída a expansão do Espaço Cultural Sérgio Porto.

Estação Largo dos Leões: Será construída na praça. O local é de importante acesso aos hospitais e clínicas da região, além da Cobal do Humaitá. Esta estação no nosso ponto de vista pode ser descartada, caso construam a Estação Dona Marta, já que uma é muito próxima da outra.

Estação Dona Marta: Esta estação no nosso ponto de vista pode ser descartada, caso construam a Estação Largo dos Leões, já que uma é muito próxima da outra. A previsão é que ela fique na entrada do morro Dona Marta. Uma das duas estações deveria ser substituída por uma parada numa nova plataforma subterrânea da Estação Botafogo.

Estação Laranjeiras: Por baixo da montanha, o metrô faz uma curva e chega ao bairro de Laranjeiras. Sua localização será entre a Rua das Laranjeiras e a Rua Soares Cabral.

Estação Santa Teresa: A mais bizarra de todas prevê 17 escadas rolantes para quem quiser embarcar ou desembarcar no Largo dos Guimarães. Parece que o estado segue competindo com a prefeitura, já que os bondes deverão ser municipalizados. Seria mais prudente construir uma estação na Rua do Riachuelo, já que os bondes saem de Santa Teresa em direção à Estação Carioca.

Estação Carioca: Há diversos projetos para a chegada do metrô na Carioca. O melhor projeto é a construção de uma terceira plataforma sob o Largo da Carioca, que não prejudique uma futura expansão da Linha 2.

Centro de Manutenção: O Centro de Manutenção de Maria da Graça deverá ser construído já que o atual centro de manutenção não vai suportar os novos trens a serem comprados para operar nesta expansão.

Futuro:
* A Linha 4 poderá seguir em direção ao Porto do Rio de Janeiro após 2020.
* O tatuzão será desmontado na plataforma da Linha 4 na Estação Carioca e remontado na plataforma da Linha 2 da Estação Carioca para que seja construído o trecho Estação Carioca - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Catumbi - Estação Estácio.


14 comentários:

  1. a estação santa tereza seria a primeira lambança pós-cabral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Luan! O Pezão aprendeu direitinho com seu mestre.

      Excluir
    2. só falta ele reaproveitar a plataforma da linha 2 da carioca kkk

      Excluir
    3. Pelo projeto, o término da Linha 2 começaria quando o tatuzão chegar na Carioca.

      Excluir
  2. O Pezão já licitou os estudos para a obra?Não sabia mas gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi publicada no DO a licitação dos estudos técnicos. Os estudos conceituais já foram publicados.

      Excluir
  3. Pensei que ele tinha aberto os estudos apenas para a expansão do trecho Jardim Oceânico-Alvorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão em fase de elaboração os estudos conceituais de expansões para o Recreio e para o Méier.

      Pedro, não se preocupe, pois nada disso vai sair do papel. O estado está quebrado e esta Linha 4 que estão fazendo dificilmente ficará pronta antes de 2017.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Realmente metro em Santa Teresa não faz o menor sentido.
    Acho que o final desse projeto deveria ser atualizado: a linha 4 poderia seguir em direção ao porto. Mas isso seria sonhar que as instancias trabalhem em conjunto.
    Gostei da notícia e da abordagem. Você teria links para as publicações no DOU? Gostaria de ver o edital de licitação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho links. A Linha 4 não vai terminar na Carioca. Mas o Pezão, se eleito (toc toc toc) pretende construir até a Carioca até 2020.

      Excluir
  6. É certo ter a estação de trem no Jardim Botânico?

    ResponderExcluir