quinta-feira, 19 de maio de 2016

Linha 4 em Agosto - E Com Baldeação

No dia 05 de Agosto, dia da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, será inaugurada a Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro com as seguintes paradas; Estação General Osório 2, Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.

No entanto, durante os Jogos Olímpicos, apenas quem tiver ingressos para as competições poderá utilizar a nova linha. Os intervalos entre os trens serão de oito minutos e uma frota reduzida trafegará pela Linha 4.

Apesar das competições começarem dois dias antes da Cerimônia de Abertura, não está previsto que o público tenha acesso à Linha 4 nos dias 03 e 04 de Agosto.

Após os Jogos, o metrô será aberto ao público e o intervalo entre trens vai ser reduzido gradativamente.

Baldeação Obrigatória: outra triste notícia é que todos os passageiros serão forçados a fazer uma baldeação na Estação General Osório 2. Isso foi anunciado na última 3a Feira, 17 de Maio.

A desculpa utilizada pela concessionária Metrô Rio é que os trens da Linha 1 utilizam a sinalização automática e que a Linha 4 terá sinalização manual. Há dois absurdos nesta desculpa: a primeira é que como podem fazer uma nova linha de metrô sem sinalização automática, após o gasto de cerca de 10 bilhões de Reais. O segundo absurdo é que quando os trens da Linha 2 entram na Linha 1 através da Linha 1A, eles saem da linha com sinalização manual para entrarem na linha com sinalização automática. Ou seja, não faz sentido algum a baldeação em General Osório 2.

Não custa lembrar que a Linha 1 é toda ela com sinalização automática, com exceção da Estação Uruguai e da Estação General Osório. A Linha 1A, a Linha 2 e a Linha 4 não têm sinalização automática.

Pior para o passageiro da Linha 2, que terá que fazer duas baldeações para chegar até a Linha 4. Ambas as baldeações seriam desnecessárias, pois baldeação para seguir na mesma reta, em frente, não existe em nenhum lugar do mundo!

14 comentários:

  1. Tem mais estações previstas para a linha 4?

    ResponderExcluir
  2. Olá, a sinalização aumenta a distancia minima entre trens, correto? Miguel, vc sabe qual é a atual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com a sinalização automática, entre Cantagalo e Saes Peña, o condutor só se preocupa com o rádio, alto-falante e abrir/fechar portas. Não sei dizer qual a distância utilizada entre trens. Mas se o trem se aproximar do outro, o freio automático é disparado.

      Excluir
    2. A sinalização manual é passiva de acidentes.

      Excluir
  3. É claro que a baldeação é temporária. as decisões são politicas, mas existe um corpo técnico para operar os trens por isso não vemos acidentes todos os dias.
    Provavelmente uns 6 meses após o termino da olimpíada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada é claro no Metrô Rio. Se fosse assim:
      1 - Já poderiam ter terminado com a baldeação em Botafogo, levando os trens da Linha 2 direto à Ipanema, como o fazem no Reveillon.
      2 - Para se evitar acidentes, aumentaram o intervalo entre trens absurdamente.

      Excluir
  4. Disseram que a linha 2, ao invés de terminar em Botafogo, terminará na Gen. Osório, não? No caso, o usuário da linha 2 só faria uma baldeação, assim como o usuário da linha 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi publicado no blog como a Metrô Rio pretende operar.

      Excluir