terça-feira, 6 de setembro de 2016

Barra Precisa de Outra Linha de Metrô

Discute-se regularmente as expansões das Linhas 1, 2, 4 e as construções das Linhas 3, 5, 6, para o Méier e para Icaraí.

Pouco se fala que a Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô mais próxima da praia. Isso, se querem mesmo retirar carros e ônibus de nossas ruas.

Segundo o Google Maps, caminhar da praia da Barra, na menor distância possível, até a Estação Jardim Oceânico, leva 27 minutos e a pessoa vai caminhar 2,2 quilômetros.

Se no futuro tivermos a Estação Barra Shopping, da praia neste ponto até o centro comercial são 2,8 quilômetros de caminhagem e o pedestre vai levar 35 minutos.

Como este tempo enorme de caminhada, já se pode prever que os moradores próximos à praia, não vão caminhar para pegar o metrô. Uma grande parte de seus dias seria perdida caminhando na ida e na volta de seus compromissos.

É preciso criar alternativas. O prefeito gosta de falar em bicicletas. Em dias de chuva, vento e sol fortes do Rio de Janeiro, elas podem ser muito desconfortáveis. Além disso, há sempre o risco de roubo ao deixá-la no bicicletário.

A Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô, que se conecte futuramente à Estação Alvorada e que se conecte com a Estação Jardim Oceânico.


22 comentários:

  1. Eu descordo da necessidade de uma linha mais próxima da praia. Se você medir a distância com cuidado, ela é de 850m (10 minutos a pé).
    https://goo.gl/maps/T87KKJSARps
    Concordo com a necessidade de estender a linha 4 até a Alvorada e de construir a linha 6, mas não sei se alguma coisa além disso é realmente uma prioridade comparada a outras linhas do metrô, como a linha 3 e a linha 6 até a Ilha, por exemplo (sem falar no lote 29, é claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius, ela tem 850m no Jardim Oceânico, local tb das melhores calçadas do bairro. Na altura do Barra Shopping, a distância para a orla é de cerca de 2km e o acesso de pedestres entre orla e Av. das Américas é péssimo.

      Excluir
    2. Eu sempre fui pegar o metrô e todas as estações em SP que duas estações a entrada no portão do Shopping pertinho como Nova América, e aí seria bom abrirá a estacao BarraShopping.

      Excluir
  2. Sinceramente, acho totalmente desnecessário! Muito mais válido é continuar com a Linha 4 seguindo pela Av. das Américas e dali seguir para Santa Cruz/Campo Grande. Esse trajeto metroviário é suficiente para atender a demanda das pessoas que vão a Barra todos os dias à trabalho. Em relação as pessoas que moram ou trabalham longe da Av. das Américas, ou até mesmo para facilitar a chegada dos cariocas e turistas que querem curtir as praias da Barra, acho muito mais válido o MetrôRio criar, aos moldes das atuais G. Osório/Botafogo-Gávea, uma linha de ônibus ligando a estação J. Oceânico com a futura estação Alvorada através da Av. Lúcio Costa, onde haveriam paradas em pontos estratégicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Orla da Barra tem uma população enorme. Pode não ser a linha mais importante mas ela deveria ganhar um acesso ao metrô.

      Excluir
  3. O Metrô na Barra da Tijuca só atenderá a toda a demanda com a Linha 4 do Jardim Oceânico até o Alvorada, com possibilidade de expansão ao Recreio, com estações inetrmediárias nos locais estratégicos de maior demanda e com a Linha 6 Zona Norte X Zona Oeste, Ilha (Aeroporto Internacional) X Barra (Alvorada), aliás o corredor BRT TransCarioca é a cópia original, fiel e idêntica da Linha 6, talvez com alguma adaptação sobre quais bairros passaria ou não em Jacarepaguá, o BRT em Jcarepaguá sofreu algumas adaptações por causa da via compartilhada, separada apenas por uma faixa excluvisa e seletiva por canaleta que no Metrô teria maior demanda por usar via segregada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma linha de metrô na orla da Barra não exclui a Linha 4, nem a Linha 6.

      Excluir
  4. Miguel, a questão não é de se um dia essa linha pode ser interessante. Na minha opinião, essa linha seria interessante num futuro muito distante, depois de serem construidas a linha 3, 5, 6 e outras. Por exemplo, eu acho uma segunda linha sob a Av. Atlântica passando pelo posto 6, Leme e até a Urca é muito mais importante do que uma linha pela Av. Lúcio Costa. A demanda é muito maior. Acho que um ônibus entre Alvorada e Jd. Oceânico pode fazer esse papel por muitas décadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as linhas são importantes. Concordo que a concluão das Linhas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 são prioritárias em relação a esta da orla da Barra. Aliás, jamais dissemos que esta linha era mais importante que as outras.

      O que acontece é que se o Governo quiser tirar carros das ruas da cidade, especificamente da Barra, precisa criar transporte rápido e fácil para esta população. Já viu quantos condomínios com quantas pessoas existem na orla da Barra? E quantas pessoas trabalham nestes condomínios? Sem contar a quantidade de pessoas da cidade toda que visitam as praias da Barra no fim de semana?

      Excluir
    2. Considero que um VLT pela orla cumpriria bem a função. Talvez até fosse interessante realizar um anel incluindo o trecho do BRT hoje entre JO e Recreio. Assim teríamos o Metrô nas principais paradas da Av das Américas e o VLT integrado cobrindo as demais paradas e a orla.

      Excluir
    3. Bruno, VLT não atende uma cidade com 7 milhões de pessoas sem transporte de massa de qualidade e amplamente difundido.

      Excluir
  5. Enquanto a população da Barra quer chegar mais perto da praia, imensas populações de São João de Meriti, Meier e Ilha do Governador mendigam do governo a realização do projeto de expansão até esses lugares citados. É brincadeira!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmar, não existe ainda nenhum projeto de metrô para a Orla da Barra. No entanto, a idéia desafogaria o trânsito na região. O Governo não tem caixa para tocar nenhuma obra das que você citou.

      Excluir
  6. Nesse caso, acho que um vlt ligando ao
    praia aos pontos metrô linha 4 resolveria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VLT só funcionaria em bairros pequenos ou em cidades pequenas. Já viu como ficam as praias da Barra no fim de semana? E a quantidade de pessoas que trabalham ao longo de toda a Orla da Barra?

      Excluir
  7. Sinceramente Não vejo o porque se preocupar no momento com metrô para orla de barra, onde quem mora já é bem atendido por ônibus 24 horas e possuem condições de pagarem até 10 reais em um táxi até o metrô. Tem coisas mais importante no momento como a ligação até a Alvorada e atendimento a quem é pobre e depende do transporte público e sofre em transito e falta de transporte que não é o caso dos moradores da Barra.
    Quem sofre para chegar em casa e trabalhar não é quem mora na praia da barra agora que já tem metrô Jardim Oceanico. Quem sofre é quem mora em santa cruz, guaratiba, campo grande, belford roxo, Sao gonçalo e alguns pontos da zona norte e Oeste como um todo e baixada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo, o sistema de transportes de massa precisa ser único e para todos. Estes condomínios da Barra colocam na rua dezenas de ônibus todos os dias. Fora isso, você não pensou nas pessoas que trabalham nestes condomínios, na praia ou no comércio em volta desta área. Tampouco pensou na opção de lazer do cidadão de qualquer parte da cidade que queira freqüentar a praia da Barra no fim de semana. Jamais coloquei esta linha como prioritária, mas ela seria importante.

      Excluir
  8. Vale lembrar também que um metrô superficie atenderia a praia da barra perfeitamente, um vlt tambem... se conseguiram fazer no centro... na barra na seria tao dificil. E a maioria dos moradores da barra possuem onibus de condominio, e a maioria nao irá trocar o conforto e segurança de seu onibus particular para pegar o Metrô.

    ResponderExcluir
  9. A área da orla da Barra não tem densidade suficiente para uma linha de metrô assim.
    Na verdade a Barra e a zona oeste como um todo são perfeitas para um trem de superfície ou elevado urbano, com estações espaçadas, principalmente considerando os bottlenecks criados pela serra.
    É natural que alguém que mora na Barra tenda a desejar o melhor investimento possível na sua região, mas a densidade e o urbanismo do bairro não pede algo custoso e subterrâneo como o metrô, e sim algo similar ao Cercanias da Espanha, RTD de Denver ou BART da Califórnia, que permite carregar a mesma quantidade de passageiros que o metrô.

    ResponderExcluir
  10. Você imagina um trem de superfície "roubando" uma pista de rolamento de ônibus/carros na Zona Oeste? Imagina o nó no trânsito!

    ResponderExcluir