terça-feira, 14 de março de 2017

Quanto Custa o Metrô Parado e a Máquina Estatal?

As obras paradas do metrô têm um custo. Custo de manutenção dos buracos abertos, custo de manutenção do tatuzão parado, custo de vigilância dos buracos e equipamentos largados, custo de energia elétrica, salários de funcionários, risco das aduelas prontas apodrecerem, risco de furtos de equipamentos, etc, etc.

A situação descrita acima não é exclusiva da Estação Gávea. Ela também se refere à Estação Carioca 2, Estação Morro de São João e até ao que foi escavado entre a Estação Estácio e a Estação Carioca 2.

Para piorar, o Estado que se encontra inadimplente com seus servidores e com muitos fornecedores, gasta por mês uma quantia que poderia ser economizada com empresas públicas já fechadas, que resistem a desaparecerem.


12 comentários:

  1. Enquanto isso...

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/pf-e-mpf-cumprem-mandados-em-mais-um-desdobramento-da-operacao-lava-jato-no-rj.ghtml

    ResponderExcluir
  2. Miguel Se Tava Sumido Meu Amigo. Vamos la Miguel eu Acho Que Em Vista da Estação Gavea E Do Tatuzão As Obras das linhas 1 e 2 nn trazem custo nemhum ao governo nn em vista que algumas delas tem mais de 30 anos de prontas e ate então era desconhencida do povo a linha 4 sim ta la e todos sabem que o tatuão encontrase la dentro e a estação gavea mais sera que a prefeitura vai termina a estação gavea de fato ou sera que tudo não passou de promessas de governo como O Nosso Otimo Governador faz quando foi Reeleito Gorvernador do rio denovo Simceramente tenho minhas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, claro que têm custos. Há 30 anos que nós pagamos a conta de luz destes buracos. Há lâmpadas ali que ficam acesas 24 horas por dia. E o salário do vigia? Seria muito melhor que pagássemos pelos serviços de transporte nestas estações. O tatuzão precisa de manutenção diária.

      Excluir
  3. Descobri esse blog apenas recentemente, sempre tive curiosidade de entender o funcionamento claramente deficitário do metrô de uma cidade de grande porte como o Rio de Janeiro. Excelente conteúdo, obrigado pelo trabalho!

    Será que veremos nos próximos anos qualquer tipo de expansão do metrô, além do término da Estação Gávea, dada a forte crise financeira do Estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, não há um cidadão que não torça para que as expansões aconteçam. No entanto, com esta crise financeira, tudo fica complicado. Espero que depois da Gávea eles façam a Linha 2 até a Praça XV.

      Excluir
  4. infelizmento o governo rouba o povo de todas as maneiras possives . ah Miguel fiquei sabendo que a linha 1 vai passa ai ir de uruguai a jardim oceanico se nn for essa semana e no final deste mes passo pelo treço cantagalo-general osorio todo dia a um mes atraz estavão instalando aquelas calhas onda fica a sinalização automatica e na quarta passada percabi que o rolo de fio que estava no meio do caminho tinha sumido e os trens estão passando de condução automatica para manual na estação siqueira campos não mais em cantagalo e partindo de la com sinalização em vermelho pois como as sinalização ja esta pronto nn tem ainda autorização para entra na linha 4 e por isso trocão em siqueira campos para nn entra no caminho errado por engano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, não tenho esta informação. Vou tentar descobrir.

      Excluir
    2. Sim fiquei sabendo por alguns seguraças e que a previsão e que isso começe a ocorre a parti do dia 27/03

      Excluir
    3. o estado do RIO tem um PIB semelhante ao da Finlãndia! Mas a semelhança para por aí! Tinhamos tudo para ser um estado rico, mas somos um ripo pobre! PQ gerimos mal as nossas riquezas e pq tb a federação abocanha uma grande parte para distribuir aos estados menores... Coisas assim precisam ser revistas, tanto na parte econômica, qto na politica!!!

      Excluir
    4. O Brasil talveza seja muito grande.

      Excluir