terça-feira, 21 de março de 2017

Tatuzão Parado Custa R$ 3 Milhões por Mês

O tatuzão parado custa R$ 3 milhões por mês!

Uma obra de metrô não é barata. Pelo menos, quando estiver pronta, a população usufrui de seu excelente serviço.

Uma obra de metrô parada tampouco é barata. No caso específico da Linha 4, ela tem custos de se manter e proteger buracos abertos da Estação Gávea, de fazer a manutenção diária no tatuzão, de pagar funcionários empregados pelo consórcio construtor, iluminação, manutenção e vigilância das aduelas prontas no Centro, entre outros. Isso sem contar, com o risco de possíveis furtos de equipamentos.


Obras em Outras Estações Paralisadas

Pior é saber que a Estação Gávea não é a única nesta situação. É bom lembrar que o Rio tem a Estação Morro de São João e a Estação Carioca 2 com 80% de suas estruturas prontas.

Em 05 de março de 2017, o Globo publicou a matéria "Verba Que Vai para o Buraco". Ela foi escrita por Guilherme Ramalho. Segundo a reportagem, listamos os custos abaixo:

* Custo Total das Obras paradas há dois anos: R$ 34,2 milhões.


Sendo que

  • Custo Total da manutenção do Tatuzão: R$ 29,2 milhões.
  • Custo Total dos Canteiros de Obras: R$ 5 milhões.
  • Custo Mensal da manutenção do Tatuzão: R$ 2,9 milhões.
  • Custo Mensal dos Canteiros de Obras: R$ 222.968,57.

Lembrando que

  • Custo da Compra do Tatuzão em 2011: R$ 100 milhões.
  • TCE Encontrou Sobrepreços na obra da Linha 4 na ordem de: R$ 2,3 bilhões.
  • Custo Estimado da Linha 4: R$ 5 bilhões.
  • Custo Total da Linha 4: R$ 9,7 bilhões.
  • Verba que falta para a conclusão da Estação Gávea: R$ 500 milhões.


É bom lembrar ao leitor também que a Linha 4, incluindo a Estação Gávea, tinha a previsão inicial de ser inaugurada em janeiro de 2016. Ela foi inaugurada somente em agosto de 2016 sem a Estação Gávea.

16 comentários:

  1. Miguel, estudo na PUC-Rio e todos os dias venho pela Marquês de São Vicente. Logo no começo dela, tem uma daquelas placas da "Rio Walk" e está já com o símbolo da Metrô Rio, com alguma frase que indica que ficará pronto em 2018. Apesar de não acreditar muito, fico aqui na esperança. Isso melhoraria a vida de muita gente, assim como o término do Lote 29.

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    1. Giulia, infelizmente as obras estão paradas há dois anos. Não há previsão de retomada. Calculo que sejam necessários 18 meses para a Estação Gávea ficar pronta.

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  2. Imaginar que as estações gávea e morro de são João são as mais "fáceis" de se terminar me da até uma raiva do governo. A estação carioca 2 mesmo que pronta, iria demorar pra ser utilizada, graças a burrada do governo em não ter construído o lote 29, na época que tinha recurso pra isso.

    Sobre obras grandes: Qual é a mais barata de se fazer? o Lote 29 ou o túnel gávea - uruguai?

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    1. Se o túnel Gávea - Uruguai puder ser escavado por detonação em rocha, será muito mais barato do que o lote 29.

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    2. Pedro, a Estação Morro de São João, só precisa construir o mezanino e as entradas, além de fazer o acabamento da plataforma. O metrô já passa por dentro dela.
      O túnel para a Gávea ainda precisa chegar lá. O de saída, em direção a São Conrado já está pronto.
      O túnel Gávea-Uruguai é mais barato.

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    3. Flávio, não há porque não se utilizar explosivos e neste caso, sim, seria mais barato e rápido. Não é necessário obstruir ruas, nem desviar a rede de serviços públicos e nem construir estações.
      Apesar disso, eu defendo uma Estação Muda entre Gávea e Uruguai.

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  3. Da uma raiva do nosso governo nessas horas. Moro na Uruguai e estudo na PUC, com governantes decentes eu provavelmente teria como ir direto da Uruguai até a Gávea em alguns minutos, mas tenho que ir até Botafogo e pegar um ônibus. A situação atual é muito desanimadora...

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  4. E Meu Amigo Miguel Der Uma Olha Nisso Aqui
    https://www.metrorio.com.br/Noticias?cod_noticia=3138

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    1. Felipe, realmente dá esta raiva. Já éramos para ter tudo isso desde há muitas décadas.

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  5. Alguem sabe explicar porque se construiu uma segunda estação na General Osório??? Já que não tem nenhuma conexão prevista???

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  6. Leandro, você deveria visitar mais vezes o blog. Já escrevemos sobre isso.


    http://metrodorio.blogspot.com.br/2013/09/o-projeto-original-da-estacao-general.html

    http://metrodorio.blogspot.com.br/2011/06/estacao-general-osorio-foi-mal-feita.html

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    1. Mas como vai ficar com a interação? Trens que vão para a barra descem na estação de baixo, trens que param em Ipanema na de cima?

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    2. Linha 1 vai usar as plataformas novas e a Linha 2 vai usar as plataformas antigas, sendo necessária a baldeação.

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  7. Vamos deixar o que é mais barato ou caro. Enquanto os políticos só pensaram em se manter nos cargos e não largarem o osso vai continuar essa desordem e burrices. Moro em Nova Iguaçu e aqui nem sinal de BRT e muito menos metrô.

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