terça-feira, 9 de maio de 2017

Os Projetos Originais da Rio Barra

Encontramos dois mapas que mostram o projeto de expansão do metrô à Barra da Tijuca de 1998.

O primeiro mapa mostra a alternativa saindo da Estação Santo Antônio (do projeto original da Linha 2 dos anos 60 e posteriormente descartada), Estação Laranjeiras, Estação Humaitá II (cadê a I?), Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico. Já havia a previsão de outra expansão até o Terminal Alvorada, através da Estação Canal de Marapendi, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.

A outra alternativa foi a que acabou sendo licitada. A Linha 4 sairia da Estação Morro de São João (que faz parte do projeto da Linha 1), Estação Humaitá I (cadê a II?), Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.

Infelizmente, nenhum dos dois projetos, nem a Linha 4 que saiu do papel prevê baldeações, que permitam o passageiro a trocar de linha. Este blog considera que da Linha 4, apenas a Estação Jardim Oceânico e a Estação São Conrado saíram do papel. As demais inauguradas em 2016 pertencem à Linha 1, que futuramente deverá ser circular.

6 comentários:

  1. De acordo com o primeiro mapa, a Estação Laranjeiras ficaria aonde? Perto da maternidade Escola (Viaduto engenheiro noronha)?

    ResponderExcluir
  2. Pelos mapas, creio que a Estação Humaitá I deveria ser no Largo dos Leões e a Humaitá II na praça Henrique Brito e Cunha, perto da Igreja Santa Margarida Maria.

    ResponderExcluir