terça-feira, 19 de setembro de 2017

Podemos Ter Este Metrô em 4 Anos

Se os investimentos necessários fossem feitos, a malha metroviária poderia ser maior. Há obras simples paradas nas gavetas dos políticos.

Tempo estimado para conclusão de cada trecho, se todos os equipamentos funcionarem como se deve.

* Linha 1: Estação Morro de São João: cerca de 6 meses de obras.

* Linha 1: concluir a Estação Gávea, construir a Estação Muda e fechar o anel entre a Zona Sul e a Zona Norte: cerca de 18 meses de obras.

* Linha 2: conclusão do trecho Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV: - cerca de 24 meses de obras.

* Linha 4: expansão até a Estação Alvorada: cerca de 36 meses de obras.

Considerando o prazo de licitação e atrasos normais de obras, a estimativa desta construção seria de 4 a 5 anos.

20 comentários:

  1. Onde ficaria localizada a estação Muda da Linha 1

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  2. Henrique, não há um projeto detalhado. A Estação Muda faria parte de uma linha complementar que seria Uruguai - Muda - Usina. Como a Estação Uruguai não chegou à Rua Uruguai, defende-se que o anel circular da Linha 1 passe pela Estação Muda, antes de seguir para a Estação Gávea.

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  3. Para o fechamento do anel da linha 1, qual seria a estação na zona sul que seria usada para o fechamento: a General Osório 1 ou a Gávea?

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    1. Para se fechar o anel, precisa-se concluir a Linha 1 entre as estações Antero de Quental, Gávea, Muda e Uruguai.

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  4. não vai sair nada! gobierno quebrado!

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  5. meu maior sonho é ver esse mapa "metrô 2020" do blog concluído

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  6. Hahaha parece até piada isso né Miguel se o trecho mais óbvio que teria de se feito até agr nada que seria nosso lote 29 duvido muito que o resto nn saia dos contos históricos do nosso governo

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    1. e meu amigo miguel esqueci de lhe fala a algumas semana apareceu um CNR novo descarilhado no patio de maria da graça e a algumas semanas começou o processo de desmontagem e carrilhamento novamente dos vagoes e a metro rio fez como sempre faz construiu uma parade de tapumes e a operação de abafa e digo mais pelo visto o trem ficou meio danificado

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    2. descarrilhou um trem inteiro? Com passageiros dentro? Você tem fotos?

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    3. Não tinha passageiros essa composição estava no pátio de manobras ali de Maria da graça e passou do limite máximo de parada e saiu dos trilhos quando ia tira fotos estava já com tapumes e no mesmo dia começou o processo de desmontagem do trem pra leva ele pro centro de manutenção

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  7. agora é o NUZMAN, QUEM MAIS VIRÁ? PAES?

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  8. Garanto que, caso esse programa gigante de obras (de concluir as linhas 1, 2, 4, e começar e concluir as linhas 3, 5 e 6) tivesse começado em 2000, pelo menos nesse ano já teríamos concluídas as linhas 1, 2, 3 e 4, faltando apenas as linhas 5 e 6.

    Qual é o problema?

    O Rio de Janeiro não possui um plano de médio a longo prazo para a construção do seu sistema metroviário (de pelo menos 20 anos já seria suficiente).

    Se tivessem pensando nessa estratégia naquela época, hoje o trânsito da cidade e da região metropolitana estaria bem melhor.

    Isso para não falar que, caso o mesmo tivesse sido feito com as linhas de trem da Supervia na mesma época, hoje, os cidadãos fluminenses teriam como ir de trem do Rio de Janeiro até Parati, passando por Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis, assim como do Rio de Janeiro até Macaé, passando por Magé, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (assim como um caminho principal do Rio de Janeiro até Macaé passando pela Região dos Lagos, nesse caso, com algumas adaptações estruturais na ponte Rio-Niterói ou com uma ponte paralela com a mesma distância entre os vãos).

    Obviamente, todo esse plano metroferroviário de transportes custaria dezenas de bilhões de reais (arrisco em dizer em torno de 30), dada a complexidade de execução, principalmente nos trechos metroviários das linhas 3, 5 e 6 e dos trechos ferroviários entre Rio e Macaé, passando pela Região Serrana e pela ponte Rio-Niterói, no trajeto principal.

    Obs: Miguel Gonzalez, se possível, por favor, gostaria que nos próximos dias você fizesse um post especial sobre os trajetos de linha de trem de passageiros necessários ao desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro, como forma de mostrar as pessoas o que poderia ter aqui para melhorar a qualidade do transporte público.

    Desde já, agradeço a atenção, continue com o bom trabalho e aguardo resposta!!

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    1. Lucas, concordo plenamente com tudo o que disse.
      Quanto à sua sugestão, ela é ótima. No entanto, além deste blog ter como foco o metrô, estou absolutamente sem tempo para fazer tal pesquisa. Mas desde já garanto, que o estado do Rio estaria bem mais desenvolvido se o transporte ferroviário tivesse sido desenvolvido.

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  9. Essa é a primeira vez que leio sobre as estações Muda e Usina. Isso já foi publicado antes? Já houve algum estudo a respeito? Ou seria apenas algo desejável imaginado?

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    1. Essa é a Linha 1-D.
      http://metrodorio.blogspot.com.br/search/label/Linha%201D

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