domingo, 8 de setembro de 2019

Expansão Metroviária Parada

A expansão metroviária para o estado do Rio de Janeiro sofre com a incompetência dos políticos que conseguiram levar o Estado à falência e também com a irresponsabilidade do contrato de concessão da operação do metrô, que desobriga a concessionária a fazer qualquer investimento na malha.

Assim sendo, temos as obras da Linha 2 no trecho Centro paralisadas desde os anos 80. Com a previsão inicial de inauguração em 1979, a plataforma da Linha 2 na Estação Carioca está toda concretada (foto), mas o túnel do metrô não foi escavado desde a Estação Estácio. Na verdade, apenas 80 metros foram perfurados.

Nada foi feito no local previsto para a Estação Catumbi. A Estação Praça da Cruz Vermelha teve suas obras iniciadas (segunda foto) mas ela nunca foi concluída.



A Estação Gávea, que deveria receber a Linha 1 e a Linha 4 tampouco foi concluída. Decidiram aterrar o buraco já escavado. O túnel viário tampouco chega no bairro vindo do Leblon, mas o túnel da direção São Conrado está praticamente concluído.


Também vale a pena lembrar da Estação Morro de São João da Linha 1. O metrô passa por ali, a caverna da estação na direção Estação Botafogo está pronta mas não foi feito o andar da plataforma na direção Copacabana. A foto abaixo é provavelmente do túnel de serviço. Esta estação de metrô seria importantíssima para aliviar o centro comercial Rio Sul, que atrai diariamente milhares de automóveis e ônibus.


Se as obras iniciadas estão paralisadas, não há qualquer esperanças de se discutir novas expansões e as construções das Linhas 3, 5, 6 e 7 projetadas décadas atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário