segunda-feira, 13 de março de 2023

Tatuzão é outro problema para o Metrô do Rio

Tatuzão problema Metrô do Rio
O Tatuzão é um novo grande problema que o Metrô do Rio de Janeiro enfrentará nos próximos anos.

Comprado por R$ 100 milhões, o Governo Estadual e o Consórcio construtor da Linha 4 prometeram que ele escavaria cerca de 16 metros por dia. A média nunca chegou perto disso, tendo alcançado quando muito os 4 metros diários. Isto computados apenas os dias desde que ele começou a escavar até o dia que ele foi retirado das obras do túnel entre Leblon e Gávea.

O Tunnel Boring Machine não faz seu trabalho há sete anos. Conforme publicamos em 21 de março de 2017, a manutenção deste tatuzão gigantesco custava cerca de R$ 3 milhões mensais.

Segundo uma matéria da Veja Rio em 16 de fevereiro de 2023 porém, esta manutenção deixou de ser feita. 

O blog Metrô Rio procurou os especialistas. Segundo já sabíamos, foi confirmado que esta máquina que o Rio de Janeiro comprou precisa de manutenção permanente se não estiver em operação. A outra opção é desmontá-la. Como nem um, nem outro foi feito, as condições do tatuzão foram entregues à sorte. É impossível dizer se ele terá condições de voltar a escavar ou se precisa de um alto investimento para ser recolocado em seu buraco.

O passageiro que chega da Estação São Conrado à Estação Nossa Senhora da Paz pode ver o quarto de tijolos onde ele está aguardado se olhar pela janela da direita do trem.

A série de problemas para retomar a obra da Estação Gávea são várias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário