E lá se vão cinco anos desde que o Estado do Rio de Janeiro optou por alagar a Estação Gávea do metrô do Rio de Janeiro!
Bairro da Gávea sob Risco
O prazo de segurança desta solução artificial para a manutenção da estrutura não concretada da Estação Gávea se foi. Segundo especialistas, não é possível mais garantir a segurança do local, de quem está por perto, nem de estruturas próximas, como o pilotis da PUC e edifícios da Rua Marquês de São Vicente.
A Importância da Estação Gávea
A Estação Gávea é de vital importância para o sistema metroviário estadual, pois ali seria um dos pontos de encontro da Linha 1 com a Linha 4. Pela Linha 1, da Gávea se poderia ir à Estação Muda e à Estação Antero de Quental, fechando assim o anel da antiga Linha Prioritária. Já pela Linha 4, o passageiro iria à Estação São Conrado ou à Estação Jardim Botânico. O túnel entre a Estação São Conrado e a Estação Gávea foi concluído, mas o túnel entre a Estação Antero de Quental e a Estação Gávea não.
Enquanto o esvaziamento da Estação Gávea não for feito, a obra está sob risco. Ela e também os prédios em volta dela. Quem vai assumir a culpa em caso de um desastre? Provavelmente ninguém. Um colocará a culpa no outro: o Estado na justiça, a justiça nos corruptos, os políticos na concessionária e a concessionária nos políticos. Querem apostar?
Custo da Estação Gávea
A Estação Gávea foi alagada em 2018. Ao todo 36 milhões de litros d'água foram utilizados nesta empreitada. Se você pensa que o prejuízo é oriundo somente da conta d'água, lembre-se que a manutenção do moderno tatuzão custa R$ 3 milhões de reais por mês. Ele está parado há quase sete anos.
Cronograma da Estação Gávea
- Janeiro 2013: início das obras.
- Junho 2013: Início das obras do túnel de serviço entre a Estação São Conrado e a Estação Gávea.
- Março 2015: paralisação das obras.
- Janeiro 2018: alagamento da Estação Gávea.
Dez anos depois, e a estação não foi entregue. Mais dinheiro que vai para o ralo.
ResponderExcluirNão entendo como o Cidadão Fluminense não se revolta. O dinheiro dele vai parar em um metrô que nunca sai da cidade do RJ para o resto do Estado.
E pra piorar, tem várias estações inacabadas e plataformas que jamais foram colocadas em operação.
Fico imaginando aqui se os proprietários de imóveis nas cercanias não poderiam processar o Metrô Rio e/ou o Governo, por conta de uma potencial desvalorização imobiliária nas regiões. Afinal, quem investiria em comprar terreno ou propriedades numa zona que passou a ficar arriscada?
Poderiam mesmo!
Excluirhttps://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2023/01/6566621-imagens-mostram-momento-em-que-idoso-morre-arrastado-por-vagao-do-metro.html
ResponderExcluirProvavelmente é aquele passageiro que tenta entrar na composiçao com o sinal já acionado que a porta vai se fechar.
ExcluirTriste!
ExcluirSinistro
ExcluirPode ser!
ResponderExcluirInfelizmente, acho que a estação será aterrada. O governador Cláudio Castro chegou a fazer uma declaração infame dizendo que ficaria pronta ainda nesse primeiro semestre de 2023.
ResponderExcluirEnfim, é por isso e outros fatores que resolvi largar de mão o Rio e estou indo embora
eu acredito em qualquer coisa.
Excluir