A Companhia do Metropolitano de São Paulo guarda em seus arquivos dois mapas (um deles datado de 1976) que mostram como deveria ser o metrô fluminense.
É bom lembrar que as Linhas 1 e 2 tinham previsão de serem inauguradas em 1979 e, na seqüência, até 1989, seriam inauguradas três linhas de pré-metrô e a Linha 3 (atual Linha 6).
É bom lembrar que as Linhas 1 e 2 tinham previsão de serem inauguradas em 1979 e, na seqüência, até 1989, seriam inauguradas três linhas de pré-metrô e a Linha 3 (atual Linha 6).
Miguel, com certeza o Sr ja respondeu essas perguntas em algum post. Mas vamos lá
ResponderExcluir1 - Na estação fantasma da Carioca, o quanto foi escavado em direção a cruz vermelha e o quanto foi escavado em direção a Niteroi?
2 - Foi feito algo na Estação da Cruz vermelha em si? Ou lá esta totalmente "cru" ?
3 - Na Estácio, o quanto foi escavado em direção a Carioca 2?
Obrigado!
1 - Nada.
Excluir2 - A princípio nada, mas há rumores que algo foi feito sim.
3 - Um teste de 80m foi feito com um tatuzão, mas não é uma continuação do túnel.
Olá, Miguel! Uma dúvida: O seria esse "pré-metrô"?
ResponderExcluirEra a antiga linha 2.
ExcluirEu não apoio BRT entre Barra e Galeão, mas sim metrô.
ResponderExcluirClaro!
ExcluirCaramba, como é revoltante esses desgovernantes vagabundos parasitas chorumes inúteis intestinais que enganam, traem e roubam o povo, que já deveria ter um mínimo de patriotismo, para por esses lixos na forca e intimá-los a CUMPRIREM com sua obrigação, porque nem a canalha da FETRANSPOR e muito menos a mafiazinha vagabunda dos ônibus estariam atravancando tanto a importantíssima rede metroviária do Rio de Janeiro!
ResponderExcluirPois é!
ExcluirObs1: Esses mapas são do PIT-77 feitos pela equipe do Metropolitano à época. Durante o Cabral 2 e como parte dos subsídios pro Plano de Desenvolvimento da RMRJ (que mereceu a criação de um órgão de urbanismo/planejamento no GERJ - Câmara Metropolitana), o Banco Mundial contratou um consultor que juntou todos os planos setoriais já desenvolvidos e fez o sombreamento entre eles. Única vez que vi esse Plano Integrado de Transportes, com capa e tudo.
ResponderExcluirObs2: Em 2011, a Linha 3 era discutida na Secretaria de Obras a nível de detalhamento de eventuais operações urbanas consorciadas/PPPs em estações como a do Barreto, que seria deslocada da R. Gen. Castrioto, altura do Colégio Pedro II, para um passeio público a ser construído na antiga Fábrica Fluminense de Tecidos, mais próximo de importantes polos geradores de viagens.
Uma pena que nada foi para frente.
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