terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Mapas dos Anos 70 Mostram como Deveria Ser o Metrô Fluminense

A Companhia do Metropolitano de São Paulo guarda em seus arquivos dois mapas (um deles datado de 1976) que mostram como deveria ser o metrô fluminense.

É bom lembrar que as Linhas 1 e 2 tinham previsão de serem inauguradas em 1979 e, na seqüência, até 1989, seriam inauguradas três linhas de pré-metrô e a Linha 3 (atual Linha 6).

10 comentários:

  1. Miguel, com certeza o Sr ja respondeu essas perguntas em algum post. Mas vamos lá

    1 - Na estação fantasma da Carioca, o quanto foi escavado em direção a cruz vermelha e o quanto foi escavado em direção a Niteroi?

    2 - Foi feito algo na Estação da Cruz vermelha em si? Ou lá esta totalmente "cru" ?

    3 - Na Estácio, o quanto foi escavado em direção a Carioca 2?

    Obrigado!

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    Respostas
    1. 1 - Nada.
      2 - A princípio nada, mas há rumores que algo foi feito sim.
      3 - Um teste de 80m foi feito com um tatuzão, mas não é uma continuação do túnel.

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  2. Olá, Miguel! Uma dúvida: O seria esse "pré-metrô"?

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  3. Eu não apoio BRT entre Barra e Galeão, mas sim metrô.

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  4. Caramba, como é revoltante esses desgovernantes vagabundos parasitas chorumes inúteis intestinais que enganam, traem e roubam o povo, que já deveria ter um mínimo de patriotismo, para por esses lixos na forca e intimá-los a CUMPRIREM com sua obrigação, porque nem a canalha da FETRANSPOR e muito menos a mafiazinha vagabunda dos ônibus estariam atravancando tanto a importantíssima rede metroviária do Rio de Janeiro!

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  5. Obs1: Esses mapas são do PIT-77 feitos pela equipe do Metropolitano à época. Durante o Cabral 2 e como parte dos subsídios pro Plano de Desenvolvimento da RMRJ (que mereceu a criação de um órgão de urbanismo/planejamento no GERJ - Câmara Metropolitana), o Banco Mundial contratou um consultor que juntou todos os planos setoriais já desenvolvidos e fez o sombreamento entre eles. Única vez que vi esse Plano Integrado de Transportes, com capa e tudo.
    Obs2: Em 2011, a Linha 3 era discutida na Secretaria de Obras a nível de detalhamento de eventuais operações urbanas consorciadas/PPPs em estações como a do Barreto, que seria deslocada da R. Gen. Castrioto, altura do Colégio Pedro II, para um passeio público a ser construído na antiga Fábrica Fluminense de Tecidos, mais próximo de importantes polos geradores de viagens.

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