quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fotos da Estação General Osório

Faltam poucos detalhes! Confira nas últimas fotos das obras da Estação General Osório.

O grosso das obras acabou. Não há mais o que ser escavado, não há rocha para explodir e nem nada por construir dentro da estação.


Detalhes para a Inauguração da Estação General Osório

Os operários trabalham agora para dar o acabamento final à Estação General Osório, a primeira do bairro de Ipanema. Pinturas, pequenas obras, polimento e pequenos muitos detalhes serão feitos até 17 de Dezembro, data da inauguração oficial da estação.

Apesar da inauguração marcada para dezembro, o metrô ainda vai fazer muitos testes do metrô indo e voltando para a estação antecessora, Estação Cantagalo. O acesso ao público só está previsto para fevereiro de 2010.


Terceira Maior Estação do Sistema Metroviário

A Estação General Osório será a terceira maior do atual sistema metroviário da cidade, atrás apenas da Estação Carioca e da Estação Estácio. Sua construção foi orçada em 308 milhões de Reais pelo Governo do Estado, apesar de parte das obras terem sido feitas nos anos 1970 e 1980. A futura estação terá 20 mil metros quadrados, quatro acessos, treze elevadores, seis esteiras, dezesseis escadas rolantes, dez bilheterias e vinte e oito roletas.

Três dos quatro acessos já estão prontos e serão inaugurados em dezembro: Praça General Osório, Jangadeiros e Sá Ferreira. O único que não ficará pronto a tempo será o acesso pela Teixeira de Mello, onde será construído o elevador do desenho abaixo, que ligará a estação à Favela do Cantagalo.

Faltam 90 dias para a inauguração oficial e cerca de 150 para o uso público da estação. Os 30 anos de atraso vão chegar ao fim.

Com o fim da obra, por que já não começar as obras de uma nova estação de metrô?

As fotos deste post foram tiradas do O Globo, caderno Zona Sul, de 5a Feira, 17 de Setembro de 2009.

12 comentários:

  1. No dia 30 de Setembro de 2009 foi feita a visita mensal a obra, a saída via Rua Jangadeiros já estava aberta e os visitantes já podiam passar por ela vindos da estação (vans levaram até lá).
    Estavam começando a abrir a passagem sob a pista da Visconde Pirajá.
    Foi dito aos visitantes que depois da estação General Osório o metrô irá começar a linha 4 da Barra até Gávea via São Conrado, futuramente indo da Gávea em direção a Ipanema e não ao contrario.

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  2. Corrigindo, a visita foi no dia 30 de Agosto de 2009.

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  3. Sim, Daniel. Li que o 1o trecho da obra para a Barra será a construção da ligação entre Barra da Tijuca e São Conrado.

    O governador deseja mudar a linha 4 para que ela saia de Ipanema, esquecendo assim do trânsito e da população de Humaitá e Jardim Botânico. Este governador que fazer uma linha só para a cidade inteira, fazendo com que as pessoas fiquem horas no metrô.

    Segundo o projeto do Cabral, São Conrado terá apenas uma estação e não duas e esta ficará na Rocinha.

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  4. Correto, uma estação em São Conrado (Rocinha)e uma na Gávea perto da PUC.

    A Antiga linha 4 (via Humaitá) ficará para o futuro pois pesquisas mostraram que mais pessoas usariam via Leblon/Ipanema por isso seria financeiramente melhor.

    O projeto de ligar a Barra a futura estação Uruguai tb não acabou mas será adiada.

    Acho que se sair a estação Barra/Gávea será muito bom para ciclistas como eu pois evitaremos a jornada via Joá para chegar pedalando na Barra.

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  5. Começar da outra ponta é uma forma de garantir a fusão das linhas no futuro. Uma linha 4 independente seria feita com parâmetros construtivos modernos, a exemplo da linha 5 de São paulo, que possui bitola internacional e alimentação por catenária, barateando, inclusive o custo total. Ou seja, é mais barato fazer a linha separada do que fundir. Tanto pelos parâmetros construtivos, pela padronização dos trens e pelo aproveitamento de energia.

    Outro problema é a rota. Os trilhos podem ser alinhados de forma que impossibilitem a retomada do projeto original. Se simplesmente a opção fosse por fazer a falsa linha 4 a partir de Nossa Senhora da Paz, haveria sempre a esperança de que aquilo ficasse como linha 1 e na Gávez se construísse uma estação de baldeação, podendo ser logo feita uma estação no Jardim Botânico.

    A opção por iniciar a obra no trecho escolhido é um meio de forçar qualquer futuro governo a continuar a linha 4 da forma mais insana possível: a do projeto atual.

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  6. Daniel, a vopulação de Ipanema é de cerca de 45 mil, a do Jardim Botânico é de cerca de 45 mil a do Leblon não é maior que a do Humaitá. O nó do Humaitá é pior que o nó do Leblon, afinal é passagem.

    Vele lembrar que quem divulga as pesquisas vicia os números. E além disso, por conta do terreno é mais barato fazer a linha 4 pelo Humaitá.

    A diferença que faria pelo aspecto comercial de Ipanema, Botafogo compensa. Mesmo que se conclua que demande menos o metrô pelo norte da Lagoa, é demanda suficiente para não desmerecer o trecho.

    E além disso, para quem vai do centro para a Barra é menor o percurso pelo Humaitá. Basta ver o terminal de ônibus da Gávea: o ônibus do metrô que vai para Siqueira Campos sai vazio enquanto o que vai para Botafogo já parte com bastante gente...

    E reitero... O trecho inicial da "nova linha 4" está escolhido com o intuito de inviaabilizar o sonho da linha 4 de verdade.

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  7. Se é melhor ou não ir pelo Humaitá não posso dizer mas acho que no fim valerá a vontade politica.

    Concordo que JB/Humaitá falta transporte vindo de Copacabana e o metrô via linha 4 seria muito bom.

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  8. Oi Daniel, o problema de ligar Ipanema à Barra no momento é que todo o trânsito de pessoas será jogado numa só linha.

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  9. Concordo com o Gabriel. A Linha 1 deveria ser estendida até a Gávea e a Linha 4 passaria pela Gávea também.

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  10. Botafogo é um bairro da Zona Sul completamente saturado. Precisa urgentemente de novas estações de metrô.

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  11. Aliás, quando se fala em Estação Gávea, já está errado. O bairro deveria ganhar duas estações: Estação Praça Santos Dumont (Linha 4) e Estação PUC (Linhas 1 e 4).

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