sábado, 5 de setembro de 2009

Metrô Comprometido com Botafogo

No último dia 02 de Setembro, na coluna "Gente Boa" do O Globo saiu o seguinte: "O presidente do Metrô Rio José Gustavo de Souza Costa garantiu, em encontro com moradores de Botafogo, que começa em 180 dias a construção da Estação Rio Sul do metrô. O escritório Jaime Lerner foi cotratado para o projeto urbanístico. A estação Rio Sul ficará entre as de Botafogo e Arcoverde.

Pelo projeto original da Linha 1 (dos anos 60), o presidente do Metrô se referia à Estação Morro de São João.

Pelo projeto original da Linha 4 (dos anos 90), a Estação Rio Sul faria parte da Linha 4A (que teria três estações - Urca, Rio Sul e Botafogo).

Mas o Metrô se referia mesmo à Estação Morro de São João, cujo terreno para a obra foi visitado pelo blog e publicado aqui no dia 28 de Maio. A foto é do Shopping Rio Sul, que ficará cerca de 10 a 15 minutos a pé da Estação Morro de São João.

12 comentários:

  1. Em tese, a estação não poderá chamar-se Rio Sul, pois 10 minutos a pé não bate com o critério de imediação usado para o nome. O jeito é chamar-se "São João" ou "Álvaro Ramos". Já reclamei da estação Botafogo ter esse nome, o que engessa muito... O Bairro precisa de quatro estações. Na verdade três e meia. Além das duas, a Real Grandeza e a Largo dos Leões.

    A atual estação Botafogo pode ser assim chamada mesmo por questão cultural. A próxima, pode ter o nome fantasia de "Rio Sul / qualquer coisa" se a Brascan quiser e pagar. Mas acho que na escala dos mapas de arredores usados no metrô atualmente, o Rio Sul é capaz de nem aparecer no mapa dessa estação. Mas assim como o Castelo não aparece no mapa da Cinelândia, mas recebe seus passageiros assim mesmo.

    Ainda assim, vale alguma conta. Da estação Botafogo, chega-se ao Rio Sul em 15 minutos. Mas a necessidade de distribuir os passageiros é alta e a disposição de andar não é tão generalizada. Região importante.

    Resta ver como eles irão se virar quanto aos recursos, já que sequer conseguem tocar mais de uma obra por vez no momento.

    Resta saber se construirão de modo a inviabilizar para sempre a conexão com a linha 4 ali.

    ResponderExcluir
  2. Comentário bobo, mas sugiro uma correção, faço esse trajeto diariamente e levo 5 min. a pé ou menos no trecho citado, ao invés de 15...

    ResponderExcluir
  3. Oi Pec, faço este trajeto semanalmente também. Olha, a não ser que você ande muito rápido que você chega em 5 minutos. Do meio da Álvaro Ramos, onde é ficará a estação, até a avenida em frente ao Rio Sul são uns 5 minutos, a não ser que você não pare em nenhum sinal. Depois, tem os subterrâneos que você cruza. Sai no lado do Rio Sul e caminha até o shopping. Talvez não dê 15 minutos, talvez uns 10. Mas some o tempo de subir as escadas da plataforma da futura estação até a superfície. Enfim, melhor seria ter a Estação Rio Sul propriamente dita, da Linha 4A.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel, seus comentários são realmente válidos.

    1) Botafogo precisa da Estação Morro de São João (Linha 1), Estação Rio Sul (Linha 4A), Estação Largo dos Leões (Linha 4) e Estação Real Grandeza (Linha 1B). Concordo!

    2) A preocupação em chamar a Estação Morro de São João na verdade são duas: a) fazer propaganda do shopping de graça; b) não construírem nunca a verdadeira Estação Rio Sul, esquecendo que a Estação Morro de São João não será apenas para o Rio Sul, mas atenderá todo o comércio de Botafogo da Rua da Passagem e arredores.

    3) Quanto aos recursos, no contrato de renovação da concessão do metrô, ficou estabelecido que em troca da renovação, a empresa tinha que ajudar nos custos (parcialmente ou totalmente) das construções da Estação Gal. Osório, Uruguai e Linha 1A e também ficaria com a opção de construir ou não a Estação Morro de São João.

    ResponderExcluir
  5. Estive nessa reunião, ocorrida em 24 de agosto de 2009, ele falou que seriam 99% de chance de sair se nada der errado da parte dos laudos ambientais e juridicos.
    O Rio Sul ajudaria nos custos, por isso a estação levaria o nome do Shopping.
    180 dias apartir da aprovação dos acionistas e laudos, só que estes não tem previsão de sair logo.
    No geral todos concordaram que é uma estação que terá grande movimento pois a população da região aumentou e a população nomade é muito grande além de ajudar aqueles que vão para Urca.

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela informação, Daniel. Lembro que o Garotinho não construiu esta estação porque o Rio Sul não quis ajudar financeiramente a obra. O governador então passou o metrô direto para a Estação Arco Verde.

    ResponderExcluir
  7. O Governador que executou a Cardeal Arcoverde foi o Marcello Alencar. Na prática, a ideia foi levar prioritariamente para Copacabana, atendendo um bairro novo. Além desse entrava. O Garotinho só executou a Siqueira Campos.

    ResponderExcluir
  8. Valeu pela correção, Gabriel. Mas lembro que a Estação Morro de São João não vingou porque o Rio Sul não quis ajudar a construí-la.

    ResponderExcluir
  9. Como representante da SAC (http://amigosdecopa.vilabol.uol.com.br/)conseguimos, em Copacabana, centenas de assinaturas apoiando a construçao da estação e elas foram entregues ao presidente nessa reunião.
    Os moradores de outros bairros veem com bons olhos pois irão ter acesso ao shopping evitando pegar ônibus e carros devido ao trânsito e preço do estacionamento.

    ResponderExcluir
  10. Concordo, Daniel. A Associação de Amigos de Botafogo entregou uma abaixo assinado ocm 20 mil assinaturas ao governador.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa esta estação.
    Seria melhor ainda se tivesse uma saída naquela passagem subterrânea, que é bem central, tanto pro shopping, quanto pra universidade, urca e pro Canecão.
    Esta saída evitaria obrigar as pessoas a dar toda a volta para contornar o morro.

    ResponderExcluir
  12. Vamos ver o que eles vão fazer, Carlos.

    ResponderExcluir