sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Metrô de Tashkent

A capital do Uzbequistão tem um bom serviço de metrô. Tashkent é a única cidade da Ásia Central a ter um sistema metroviário. O metrô foi construído quando a cidade ainda era parte da União Soviética. As primeiras estações foram inauguradas em 1977.


Rede Maior que a do Rio

As linhas azul, rosa, verde e ouro têm 48 estações. A primeira linha a ser inaugurada foi a rosa, em 1977. A azul veio em 1984, a verde em 2001 e a ouro em 2020.

Quando escrevemos este artigo em 2009, a rede só tinha 21 estações em duas linhas.

As estações de Tashkent são ditas que são as mais decoradas do mundo, ganhando até das de Moscou, capital da Rússia.

Outra curiosidade é que o metrô funciona à base de fichas (tokens), que devem ser adquiridos nos guichets.

O metrô ajuda a fazer de Taskent uma cidade limpa, moderna, jovem e que está crescendo muito. Talvez, depois de Almaty (capital do Cazaquistão), seja a principal cidade da região.

Colocamos abaixo algumas fotos: dentro de um vagão de metrô de Tashkent, a entrada de uma estação; e o metrô chegando à plataforma de uma das estações.


Expansões Previstas

A Linha roxa ainda é apenas um projeto. No entanto, dez novas estações devem ser inauguradas até 2030.













Observação

  • Este artigo foi publicado originalmente em 12 de setembro de 2009.
  • Ele foi atualizado em 26 de janeiro de 2024.

4 comentários:

  1. Os metrôs nas ex-repúblicas soviéticas são esses palacetes nas estações. Com altíssimo destaque para o de Moscou. Na prática, a impressão que tenho ´´de que essas colunas atrapalham a visualização do trem e fazem o passageiro ter que esperar mais perto da beirada.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, tenho informações que apenas 3 ex-repúblicas soviéticas têm metrô: Rússia, Ucrânia e Uzbequistão. Mas nunca estive em nenhum deles.

    ResponderExcluir
  3. Tenho visto que o Metrô agora oferece lugares para que as pessoas guardem suas bicicletas.
    É uma coisa muito boa, pois se eu moro um pouco distante do metrô posso ir pedalando e tenho onde deixar meu camêlo em segurança.
    Mas eles não falam muito sobre isso, provavelmente pra não minguar aqueles pontos de bicicletas da prefeitura que até hoje não saquei como funciona. Troço confuso pra burro.
    Já parei pra ler as instruções certa vez na rua, mas o texto não explica nada, só mando você acessar um site e se cadastrar. Mó furada, desvio de verba certamente.

    ResponderExcluir
  4. As bicicletas são permitidas apenas no final de semana dentro do metrô.

    ResponderExcluir