quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Metrô de Salvador

O projeto do Metrô de Salvador foi concebido em 1999. As obras começaram em abril de 2000 e estavam previstas para serem concluídas em junho de 2003. Após muitos adiamentos, o metrô  de Salvador foi finalmente inaugurado em 11 de junho 2014 para a Copa do Mundo de 2014.


Metrô de Salvador Chega ao Aeroporto

A operação do metrô conta com 35km espalhados em 20 estações.

A Linha 2 tem conexão importante com o aeroporto de Salvador. Além disso, nove estações das Linhas 1 e 2 têm conexões com ônibus.

Há um projeto em estudo de expansão do metrô pelo Centro de Salvador. Seria uma extensão da Linha 1.


Observação

  • Este artigo foi originalmente publicado em 01 de junho de 2009.
  • Ele foi atualizado em 17 de janeiro de 2024.

6 comentários:

  1. parabens para salvador uma linda e importante
    metropole deste porte jamais pode ficar de fora
    2014 esta praticamente em cima,e o prefeito tem
    que agilizar o mais rápido possivel as obras a
    serem feitas.este metro tem que ser inalgurado
    outubro deste ano,e as obras do percursso de 12
    km já deveria estar em movimento bom para sal-
    vador emprego para alguem,nenhuma capital do
    brasil tem um sistema de metro saindo do aero-
    porto salvador pode fazer esta diferença,sair
    da mesmice é o principal ponto de partida para
    uma mega conquista.

    ResponderExcluir
  2. Torço para que o metrô de Salvador saia do papel!

    ResponderExcluir
  3. A informação de que o projeto do metrô de Salvador foi concebido em 1999 está errada. O edital para sua construção foi publicado no início de 1999 e, em novembro do mesmo ano, foi assinada a ordem de serviço para o início da obra por parte do consórcio formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Camargo Correa e Siemens.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Bia!!! O blog é dedicado ao Metrô do Rio e publiquei um post sobre o metrô de Salvador por curiosidade. Não dei a atenção devida ao assunto durante minha pesquisa na internet.

    ResponderExcluir
  5. Para quem disse que não pode haver metrô pior do que o do Rio!
    Prezados, este imbróglio parece ser infinito, diria que já começou com especificação equivocada em bitola de 1,43m, divergente das existentes da região Nordeste / Sudeste, e para uma economia de menos de 1% em relação a padrão, o custo e o tempo mais que dobrou, numa clara demonstração de despreparo dos governantes envolvidos, sendo motivos de descréditos e piadas na mídia.
    Estes 7 km do metro de Salvador-BA num total de 12 km, iniciado em 2000, e que não foi montado até março de 2013 com o pagamento de aluguel de ~ R$80.000,00 mensais para as composições ficarem armazenado sem utilização desde a época de sua entrega ~6 anos, foi especificado, de forma que não pode ser emprestado para outras capitais, pois foi concebido de forma divergente dos existentes no Brasil, enquanto aguarda a conclusão das obras.
    Como poderemos pensar no TAV-Trem de Alta Velocidade, com mais de 2 x 513 km se não conseguimos em 13 anos construir 12 km de Metrô.

    ResponderExcluir